Nem Maravilhas Nem Espelhos – Apenas Alice retorna aos palcos no Domingo é no Teatro

Crédito – Marília Costa/Divulgação.

Um texto que expõe e questiona algumas atitudes praticadas pela medicina e pela sociedade moderna. Após um breve recesso, o Multipersonas Coletivo Teatral retorna com o espetáculo Nem Maravilhas Nem Espelhos – Apenas Alice. Criado a partir de alguns dos estudos publicados sobre as obras do escritor Lewis Carrol, a peça traz a tona o drama vivido pela personagem Alice, abandonada em um sanatório após ser diagnosticada com esquizofrenia.

“Fiquei atônito com a chocante narrativa de Nem Maravilhas Nem Espelhos – Apenas Alice ao tratar das doenças psiquiátricas de uma maneira muito diferente e intrigante. Criatividade é a marca deste enredo porque contou com apartes de cada ator”, relembra Miguel Ângelo Moutinho Neto, que prestigiou a estreia da peça no dia 18 de maio, data que também enfatizou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Crédito – Marília Costa/Divulgação.

Com nova apresentação agendada para o dia 2 de setembro, às 19h, no Teatro Municipal de Fazenda Rio Grande, Nem Maravilhas Nem Espelhos – Apenas Alice participa da 3ª temporada do projeto “Domingo é no Teatro”. A proposta é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Fazenda Rio Grande (PR).

Crédito – Marília Costa/Divulgação.

“Estamos muito animados com essa oportunidade! Era algo que sempre esteve em nossos planos: levar a peça para as cidades do entorno de Curitiba. Tivemos um retorno muito bacana da plateia e também de colegas da classe artística e isso é muito gratificante. Queremos levar esse espetáculo ao máximo de pessoas possível porque a peça possibilita mostrar o quão importante é abrir os olhos de fato para o abuso, manifestado de tantas formas diferentes”, conta Bila Ivankio, diretora do espetáculo.
Com uma produção totalmente original e independente, o espetáculo traz diversos personagens das obras de Carrol, como a Rainha de Copas, os gêmeos Tweedle Dum e Tweedle Di, a lagarta azul, o Chapeleiro, a Lebre de Março e claro, a própria Alice. No entanto, a ambientação da história é mais sinistra, pois expõe algumas das más práticas que aconteciam nos antigos sanatórios, como o famoso Hospital Colônia de Barbacena, no interior de Minas Gerais, por exemplo. Estima-se que aproximadamente 70% dos pacientes internados nessa instituição não possuiam qualquer doença mental, mas mesmo assim, eram privados de alimentação, torturados e humilhados.

Crédito – Marília Costa/Divulgação.

Os ingressos para Nem Maravilhas Nem Espelhos – Apenas Alice já podem ser adquiridos e custam apenas R$5 mais 1 kg de alimento, que serão doados a instituições da cidade como uma contrapartida social do Multipersonas Coletivo Teatral. Para visualizar fotos, vídeos e mais informações sobre o grupo e o espetáculo, acesse o site https://nemaravilhas.wixsite.com/nemespelhos.

O projeto Domingo é no Teatro
Promovido por meio do Departamento de Cultura, em parceria com diversos grupos e companhias teatrais da região, o projeto visa criação de plateia em Fazenda Rio Grande e também objetiva promover o acesso a peças teatrais sem que a população fazendense precise se deslocar até a capital. Em sua terceira edição, o “Domingo é no Teatro” proporciona um espaço para os artistas fazendenses e paranaenses mostrarem seus trabalhos no Teatro Municipal durante os domingos, prestigiando companhias locais e de várias regiões do estado.

Crédito – Marília Costa/Divulgação.

A 3ª temporada do “Domingo é no Teatro” teve início no dia 18 de agosto, com a peça “Somos Fortes” do grupo Tagarelar. A programação segue com apresentações sempre aos domingos, até dia 14 de outubro. Para mais informações e ingressos, basta ligar para o telefone (41) 3627-9065.

Serviço
Nem Maravilhas Nem Espelhos – Apenas Alice (Domingo é no Teatro)
Quando: dia 2 de setembro, 19h
Onde: Teatro Municipal de Fazenda Rio Grande (Rua Itália, 287 – Nações – Fazenda Rio Grande/PR)
Quanto: R$5,00 + 1 kg de alimento
Mais informações e ingressos: (41) 3627-9065

Sinopse: Nessa montagem inédita e autoral, o Multipersonas Coletivo Teatral utilizou alguns dos vários estudos sobre as obras do escritor Lewis Carrol para contar a história de Alice de forma inusitada. Não falamos do País das Maravilhas e tão pouco do que há do outro lado do espelho. O projeto Nem Maravilhas Nem Espelhos – Apenas Alice mostra como as drogas e os tratamentos que deveriam curar a humanidade, na verdade corromperam a mente dos pacientes e também daqueles que deveriam zelar por eles.

A história acontece em um ambiente muito mais estranho e doentio do que os mundos pelos quais a menina já “viajou”. Abandonada pelos pais por ser considerada uma vergonha, devido a sua esquizofrenia, Alice vive agora em um lugar sem cor, onde tudo é branco exceto pelas manchas de sangue deixadas por seus habitantes. Uma exploração pelo ambiente dos antigos hospícios – hoje extintos na maior parte do mundo – para contar a história desses personagens, que oscilam entre realidade, sonho e loucura.

Ficha técnica
Direção: Bila Ivankio
Dramaturgia: Daniel de Mattos Keller
Gênero: Drama
Classificação: 14+
Tempo de duração: 75min
Produção: Multipersonas Coletivo Teatral
Trilha sonora original: Beto Siri

Elenco: Bolívar Escobar, Daniel de Mattos Keller, Jess Oliveira, Jorge Augusto Costenario, Julia Charlee, Mariane Rocha, Vivi Padilha

Apoio: ACCIO Comunicação Estratégica, KLOSS Áudio, Studio Santa, Almofofíssimas – Amor em paninhos e Relojoaria Neves

nemaravilhas.wixsite.com/nemespelhos
Facebook: @nemaravilhas
Instagram: @multipersonascoletivoteatral