Beto Madalosso recebe imprensa e palestrantes do Fórum Tutano Gastronomia

A Forneria Copacabana sediou na noite desta quarta-feira (05) o coquetel de lançamento do Fórum Tutano Gastronomia. Para Beto Madalosso, idealizador do Fórum e editor do portal Tutano Gastronomia, é a realização de um sonho. “Antes de tudo isso, as pessoas me procuravam pedindo conselhos de como montar um negócio, um menu. O Fórum Tutano Gastronomia é a materialização disso em uma proporção maior, com muita gente boa no que faz, profissionalizando pessoas. Mas, mais do que isso, o Fórum é uma troca, uma construção feita por todos que vão estar lá”.

Crédito – Mariana Lima.

O Fórum, que será dia 19 de setembro, vai reunir os maiores nomes da gastronomia e debater o presente e futuro do mercado gastronômico em um só dia e lugar. O evento será no Madalosso, com objetivo de promover a cultura gastronômica, discutir tendências, debater a importância do desenvolvimento do mercado e valorizar os profissionais que atuam na área.

Crédito – Mariana Lima.

Das 9h às 18h, conferências e muito networking para os chefs, estudantes, cozinheiros, empresários, empreendedores e apaixonados pela gastronomia no geral. Após às 19h, uma grande festa de encerramento, com atrações circenses e música ao vivo com os Lenhadores da Antártida e Chucrobillyman.

PARA CADA ESPECIALIDADE, UM REPRESENTANTE À ALTURA

O Fórum Tutano será o lugar ideal para quem sempre quis ver e ouvir de perto os grandes nomes que hoje são referências em seus segmentos. Alberto Landgraf é um dos poucos chefs com estrela do Guia Michelin no currículo. Já o ex-Masterchef, Ravi Leite, vai contar todas suas peripécias por lá.

Para falar sobre empreendedorismo e como fazer um negócio prosperar frente ao difícil mercado brasileiro, estará o Junior Durski, chef e fundador da Rede Madero, com 130 restaurantes espalhados em 14 estados no Brasil. Ele divide a mesa “Multiplicando Portinhas” com Paulo Baggio, da Baggio Pizzaria e Focacceria; e Rafael Soares, da Pizzaria Oven.

Crédito – Mariana Lima.

Um dos painéis é exclusivo para conectar os chefs “Transformadores”. O foco é entender os processos de quem trabalha constantemente com a proposta de trazer novos ares à cena gastronômica. A chef Gabriela Carvalho, do Restaurante Quintana, divide a conversa com o chef Marcelo Amaral, que comanda o Lagundri; e o chef Lênin Palhano, do Nomade.

Crédito – Mariana Lima.

O Fórum também terá a conferência “Tive uma ideia!”, para falar sobre novos olhares e modelos de negócio. Daniel Mocelin, idealizador do Whatafuck, contará sua experiência na criação de um espaço que hoje é sinônimo de agilidade e praticidade quando o assunto é comer na rua. Ao seu lado nesta conferência, Henrique Justus, do My Way Foodtruck e Eduardo Petrelli, idealizador do Fresh Market, um dos muitos complexos gastronômicos que têm pipocado pelo país.

Mas quando falamos de mercado, é importantíssimo saber dar a volta por cima frente às incertezas da economia. Para falar sobre isso, o painel “Os tombos que eu levei” irá reunir o empresário Raphael Zanette (Vino, C’La Vie, Terra Madre, Olivença Cozinha Ibérica e Mercadoteca), Francisco Urban, restauranter do grupo Restaurantes Victor e Marcelo Pereira (Babilônia Gastronomia e restaurante Mediterrâneo).

Crédito – Mariana Lima.

Uma onda forte no cenário da gastronomia é a valorização dos produtos locais, tema da conferência “Produção local, tendência global”. Os palestrantes serão Rene Seifert, do Pão da Casa, conhecido pelos pães de fermentação natural; Diego Martins, um dos idealizadores do Caseirinho, que produz queijos artesanais no estado de São Paulo; o zootecnista Marson Warpechowski, do projeto Porco Moura; e Antônio Amaral, que foca na pesca sustentável e atende restaurantes como o Oteque (RJ), o Lasai (RJ) e Maní (SP). Para mediar a conversa, Rosane Radecki, à frente dos restaurantes Girassol e Alecrim, responsável pelo resgate da receita do Pão no Bafo, tombada e transformada em Patrimônio Imaterial.

Crédito – Mariana Lima.

Já a mesa “Gastrosocial” trará as principais iniciativas que atuam na pauta atualíssima de transformar a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade através da gastronomia. Estarão presentes: Gabrielle Mahamud, do Goodtruck, Nick Gryczka, do Gastromotiva e Luiz Mileck, do Coletivo Alimentar.

A conferência “Descascando batatas no porão”, com os chefs Ivan Lopes (Mukeka), Tikinho (Sushiarte) e Ruy Humberto (Restaurante do Ruy), é para aprender com quem começou do zero e hoje é sócio ou tem o seu próprio negócio. O chef Celso Freire, que inclusive ajudou grande parte destes empresários a chegar onde chegaram, será o mediador da conversa.

O Fórum Tutano Gastronomia é patrocinado pelo Restaurante Madalosso, Stampa Foods e Universidade Positivo, tem o apoio do Sal Diana, Coca-Cola, Paraná Turismo e Gastronomia Paraná.

CONHEÇA OS CHEFS E EMPREENDEDORES:

BETO MADALOSSO
O Beto é chef e empreendedor. Já administrou o Madalosso, que não é só o maior restaurante da América Latina, mas também um patrimônio de Curitiba. Foi para Nova York aprender no restaurante The Harrison e, ao voltar, criou a Forneria Copacabana. De toda essa experiência nasceu a Tutano Gastronomia, primeiro como revista impressa e atualmente como portal.

ALBERTO LANDGRAF – OTEQUE
Paranaense que já rodou muito na estrada da gastronomia. Hoje, é chef do restaurante Oteque, no Rio de Janeiro. Já ganhou vários prêmios em toda América Latina, à frente do Epice, em São Paulo. Faz parte do seleto grupo de chefs com estrela Michelin no currículo.

RAVI LEITE
Queridinho do público no MasterChef 2017, Ravi conseguiu até arrancar do Erick Jacquin um “eu te amo”. Ele já trabalhou no Famiglia Fadanelli (com o Beto Madalosso) e no Guega (com o Celso Freire), e passou boa parte da carreira cozinhando com o chef francês Laurent Suaudeau, na Escola Culinária Laurent Suaudeau.

IVAN LOPES
Com 17 anos, deixou o trabalho na farmácia para seguir na gastronomia com o irmão, Ivo Lopes. Autodidata, buscou técnica e se aprimorou. Passou por São Paulo, teve uma temporada carioca e foi reconhecido em Curitiba. Primeiro, comandando a cozinha do Terra Madre por mais de sete anos, depois, quando inaugurou o Mukeka
Cozinha Brasileira, em 2013.

LÊNIN PALHANO – NOMADE
Em uma década, Lênin lavou pratos no Spoleto, se formou em gastronomia, foi chef do C La Vie e do Terra Madre, fez estágios em São Paulo, no restaurante Central (Lima), do chef peruano Virgilio Martínez. O jovem cozinheiro, é chef do Nomade desde 2014. Seus pratos têm personalidade e sua cozinha tem técnica, o que têm lhe rendido muitos prêmios.

CELSO FREIRE
Mestre e referência para uma legião de cozinheiros, Celso é da fi losofi a do “vamos fazer acontecer”. Criativo e megaexperiente, está sempre fomentando novos projetos na gastronomia nacional. Sua formação irretocável nas gastronomias francesa e italiana – consagrada no Boulevard, seu primeiro restaurante.

GABRIELA CARVALHO – QUINTANA
A chef Gabriela Carvalho entende tudo sobre sustentabilidade, desperdício de alimentos, mudança de hábitos e demarcação de terra indígenas. Cursou hotelaria na Suíça e já trabalhou até em cozinha na China. Nos Estados Unidos, deu aulas, trabalhou como chef e atuou com gerenciamento de restaurante. No Brasil, morou na Bahia e no Ceará, onde desenvolveu o perfil culinário que coloca em prática no Quintana: cozinha brasileira com ervas.

JUNIOR DURSKI – MADERO
Durski é empresário, chef de cozinha, fundador e presidente do Grupo Madero, detentor das marcas Durski, Madero, Jeronimo Burger, Vó Maria e A Sanduicheria do Junior Durski. Formado em Direito, antes de investir na carreira de chef trabalhou por 15 anos como madeireiro na Amazônia, onde aprendeu na prática a cozinhar. Obstinado por qualidade, comanda hoje mais de 130 restaurantes espalhados em 14 estados no Brasil.

DANIEL MOCELLIN – WHATAFUCK
Daniel é comunicador. Já atuou como publicitário e fotógrafo de muitos restaurantes de Curitiba. Há três anos é sócio proprietário do Whatafuck, do Roots Batata Frita & Cerveja e da Whatastore, onde criou um novo modelo de negócio simples, mas revolucionário.

NICK GRYCZKA – GASTROMOTIVA
Nick é empreendedora social, ativista alimentar e changemaker. CEO da Gastromotiva, empresa social brasileira que trabalha com a comida como uma ferramenta para a transformação. Trabalha com soluções inovadoras para parar o círculo vicioso do desperdício de alimentos. Bacharel em Ciências em Gestão Hoteleira e Empreendedorismo na Ecole hôtelière de Lausanne, com mestrado em Negociação Internacional e Formulação de Políticas.

LUIZ MILECK – COLETIVO ALIMENTAR
Luiz é Engenheiro Mecânico, com mestrado em engenharia pela Université de Technologie de Compiègne França e em Design da Informação pela UFPR na temática Co-criação para Vivências. É sócio fundador da Vivah Vivências Gastronômicas e da Loja do Produtor. Idealizador do Living Lab Coletivo Alimentar, atualmente pesquisa Cultura Alimentar e Food Design, representando a Red Latinoamericana de Food Design no Brasil.

ROSANE RADECKI – RESTAURANTE GIRASSOL E ALECRIM
Rosane é chef e proprietária do Restaurante Girassol e Alecrim em Palmeira, interior do Paraná. Busca a comida com história, procurando sempre valorizar suas origens e utilizando produtos locais de pequenos produtores. Trabalho que começou com o Pão no Bafo, prato de origem russo-alemã que se tornou Patrimônio Cultural Imaterial de Palmeira. É também uma das idealizadoras do projeto Porcadeiros.

FRANCISCO URBAN – BAR DO VICTOR
Francisco é engenheiro civil e mudou os rumos do Bar do Victor. Isso foi no fim dos anos 1990, quando entrou no já tradicional restaurante fundado por Victor Schiochet, em 1969. Tendo como ponto de partida a sólida reputação que seu então sogro já havia construído, levou a empresa familiar da marca dos 90 mil clientes por ano para os cerca de 330 mil que são atendidos nas embarcações do grupo hoje.

GABRIELLE MAHAMUD – GOODTRUCK
Gabrielle é adepta da ideologia de que comida saudável e natural pode e deve ser muito gostosa. Em seu livro “Flor de Sal”, traz conceitos sobre gastronomia sustentável e outras 60 receitas veganas e sem glúten. Mineira formada em arquitetura, a chef largou plantas e maquetes para assumir as panelas e hoje comanda o GoodTruck, iniciativa social inspiradora que faz o bem a partir da gastronomia.

MARCELO PEREIRA – BABILÔNIA GASTRONOMIA E MEDITERRÂNEO
Marcelo é formado em Administração de Empresas. Começou a empreender no setor de gastronomia aos 25 anos, quando comprou a empresa Villare Serviços de Alimentação. Adquiriu experiência em gestão de restaurantes e, com uma dose de ousadia, transformou uma empresa desconhecida em referência local. Atua no grupo Babilônia Gastronomia e no Restaurante Mediterrâneo.

RAPHAEL ZANETTE – C’LA VIE, OLIVENÇA
Raphael é formado em Administração e Direito. Abandonou a carreira executiva em 2002 para abrir uma loja de vinhos. Depois, vieram uma importadora, lojas, restaurantes e bares. Hoje está à frente das cinco unidades Vino! Bar, importadora de Vinhos Magnum, além do Olivença Restaurante, Olivença Tapas, restaurante C La Vie, Terra Madre em Curitiba e São Paulo, Restaurantes Bacobuquê e Extasia, também em São Paulo. Também é sócio da cervejaria Way Beer e da Mercadoteca.

MARCELO AMARAL – LAGUNDRI
Formado em design gráfico pela PUCPR e em Gastronomia pelo Centro Europeu, Marcelo também fez especialização na Blue Elephant Thai Royal Cuisine e na Chiang Mai Thai Cookery School, ambas em Bangkok. Trabalha com cozinha étnica arcaica e pesquisa receitas antigas e técnicas quase extintas. Chef do Lagundri, trabalha com a
proposta de trazer novos ares à cena gastronômica.

PAULO BAGGIO – BAGGIO
Com o objetivo de levar aos clientes um pouco da Itália de um jeito bem brasileiro, Paulo criou a Baggio Pizzeria & Focacceria, em 1999. Desde então, foram abertas mais doze unidades. Hoje são 11 lojas em Curitiba e Região Metropolitana e duas em Santa Catarina (Joinville e Blumenau).

RAFAEL SOARES – OVEN PIZZA
Formado em Business Administration pela universidade americana Carson Newman, em Jeferson City (Tennessee), iniciou a carreira como Sales Management Trainee. Viveu e trabalhou por três anos em Honolulu (Havaí), onde chegou a função de Sales Manager. Retornou ao Brasil e fundou a Yoguland, rede de franquias focada em frozen yogurt. Atualmente é sócio-fundador da rede Oven Pizza, com 25 lojas, e projeta expansão para todo o território nacional nos próximos anos.

ANTÔNIO AMARAL – IGUARIAS DO MAR
Amaral é carioca de uma família portuguesa com experiência em pescados. Amante de uma pesca justa e sustentável, criou a empresa Iguarias do Mar, em que os peixes são pescados com anzol e colocados no gelo imediatamente após saírem do mar para garantir maior qualidade no produto. Atende alguns dos mais renomados restaurantes do Brasil, como Oteque, Lasai e Maní.

LUISE TAKASHINA – TOPVIEW
Luise Takashina é jornalista formada pela PUCPR, com MBA em Marketing pela ESPM. Trabalhou por dez anos na Editora Abril, em São Paulo. De volta à Curitiba, contribuiu para a Veja Comer & Beber e para a Veja Curitiba. Há cinco anos, trabalha na TOPVIEW, onde ocupa o cargo de editora-chefe. Há três anos, a TOPVIEW promove
o Prêmio TOPVIEW Gastronomia.

RENE SEIFERT – PÃO DA CASA
Rene é PhD em Administração de Empresas, professor e pesquisador na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É líder do grupo de pesquisa em Formas Não Convencionais de Organização onde dedica-se à pesquisa na área de organizações e gestão com particular interesse para o estudo de formas de organização e produção que inspirem respostas positivas face à crise sócio-ecológica contemporânea. Produz pães de fermentação natural e mensalmente organiza um curso de Introdução à Panificação Artesanal na Colônia Witmarsum-PR.

EDUARDO PETRELLI – FRESH MARKET
Eduardo é formado em Engenharia de Produção pela PUC-PR e pós graduado em Administração e Finanças na UC Berkeley. Empreendedor sênior, Eduardo fundou várias empresas desde os 17 anos. Sempre olhando para a inovação, teve empre-
sas nas áreas de mídia, tecnologia e varejo. Um dos fundadores do James Delivery e Fresh Live Market, Eduardo está cada vez mais envolvido no setor de gastronomia, sempre de maneira inovadora e seguindo as tendências do mercado mundial.

HENRIQUE JUSTUS – MY WAY
Henrique Justus, é publicitário de formação e cozinheiro de coração. Empreende no ramo de alimentação desde que criou o My Way Food Truck. Um dos fundadores da Associação Paranaense de Food Trucks (APFT), se especializou no assunto e hoje leciona aulas e palestras sobre este modelo de negócio. Idealizador de diversos eventos gastronômicos que integram a cena cultural de Curitiba.

RUY HUMBERTO – RESTAURANTE DO RUY
Ruy sempre gostou de cozinhar em reuniões de amigos ou familiares. Aos 15 anos foi morar em São Paulo, fez curso no Senac e saiu vendendo frango frito e polenta no Shopping Curitiba. Fazia de tudo na cozinha, desde o preparo até a limpeza. Também passou pela cozinha de um colégio no Juvevê. Abriu o Restaurante do Ruy, que
faz o maior sucesso no Guabirotuba, um bairro fora do eixo tradicional de restaurantes de Curitiba.

TIKINHO – SUSHIARTE
Aos 13 anos Tikinho chegou em São Paulo e foi adotado por uma família japonesa, de onde veio sua paixão pela gastronomia oriental. Já trabalhou no Maksoud Plaza, Restaurante Noborisushi Carrão, Anagô (Liberdade) e Kazuki Sushi. Sua maior fonte de inspiração foi sua avó Zefinha, chef de cozinha alagoana que preparava diariamente moquecas e caldeiradas em sua casa. Desde 1989, atua com culinária japonesa e seu estilo mistura temperos brasileiros e japoneses fazendo uma fusão de sabores.

JUSSARA VOSS – PARANÁ TURISMO
Jornalista, Jussara é consultora e blogueira de gastronomia do Bom Gourmet/Gazeta do Povo. É coordenadora do projeto Gastronomia Paraná e jurada de prêmios nacionais e internacionais. Com pós-graduação em Chef de Cuisine pela Universidade Positivo, é também conselheira da Gastromotiva Curitiba e do Instituto Virá.

MARSON WARPECHOWSKI – ZOOTECNISTA DA UFPR
Zootecnista, Marson tem com mestrado e doutorado na área, incluindo estágio doutoral na França. É professor do Departamento de Zootecnia da UFPR desde 1997, onde atua especialmente na área de produção de suínos. Professor responsável pelo Projeto de Extensão “Porcos Moura: Caracterização de sistemas tradicionais e fo-
mento da criação de porcos nacionais”, e pelo Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento em nível de Pós-Doutorado “Sistemas de produção de suínos de alto valor agregado”.

MÔNICA SANTANA – NQM COMUNICAÇÃO
Jornalista formada pelo Uniceub/DF, Mônica atuou na Radiobrás, Correio do Brasil e sucursal do jornal O Dia em Brasília. No Paraná, atuou na Folha de Londrina e foi correspondente da Folha de S. Paulo, com passagens nas sucursais de O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, O Globo e Veja. Em 1997, criou a NQM Comunicação, em sociedade com o jornalista Sérgio Wesley Stauffer. Desde 2017, ocupa a Assessoria Especial do prefeito de Curitiba, Rafael Greca de Macedo.

DIEGO FERNANDES MARTINS – CASEIRINHO QUEIJOS ARTESANAIS
Diego começou a fazer queijos com apenas 12 anos, sob a supervisão do pai. Foi aluno da primeira turma intensiva d’A Queijaria e criou o Caseirinho. Produz artesanalmente muçarela, aperitivos recheados, queijos frescos e ricotas no interior de São Paulo.

ANDREA SORGENFREI – GAZETA DO POVO
Andréa Sorgenfrei é gerente do Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo – do qual faz parte o Bom Gourmet – e diretora do Instituto Virá. É jornalista e especialista em gestão da comunicação pelo IICS – Instituto Internacional de Ciências Sociais e planejamento estratégico pela FGV. Apaixonada por debater, questionar e tentar entender a gastronomia.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

9H – ABERTURA COM BETO MADALOSSO
Chef e proprietário dos restaurantes Forneria Copacabana, editor do Portal Tutano Gastronomia

10H ÀS 10H45 – OS TOMBOS QUE EU LEVEI
Raphael Zanette – Vino, C La Vie, Terra Madre, Olivença Cozinha Ibérica, Mercadoteca
Francisco Urban – Grupo Restaurantes do Victor
Marcelo Pereira – Babilônia Gastronomia e Restaurante Mediterrâneo
Moderadora: Luise Takashina – Topview

10H45 ÀS 11H PALESTRA POCKET COM REGINALDO LIMA (STAMPA FOOD)
11H ÀS 11H45 – DESCASCANDO BATATA NO PORÃO
Ivan Lopes – Restaurante Mukeka
Tikinho – SushiArte
Ruy Humberto – Restaurante do Ruy
Moderador: Celso Freire

11H45 ÀS 12H30 – MULTIPLICANDO PORTINHAS
Paulo Baggio – Pizzarias Baggio
Rafael Soares – Pizza Oven
Junior Durski – Grupo Madero
Moderadora: Andréa Sorgenfrei – Gazeta do Povo

12H30 ÀS 13H30 – ALMOÇO

13H30 ÀS 14H15 – PRODUÇÃO LOCAL, TENDÊNCIA GLOBAL
Rene Seifert – Pão da Casa
Marson Warpechowski – UFPR
Diego Martins – Caseirinho Queijo Artesanal
Antônio Amaral – Iguarias do Mar
Moderadora: Rosane Radecki – Restaurante Girassol

14H15 ÀS 14H30 – PALESTRA POCKET – SAMUEL CAVALCANTI (BODEBROWN)

14H30 ÀS 15H15 – TIVE UMA IDEIA!
Daniel Mocellin – Whatafuck
Eduardo Petrelli – James Delivery, Fresh Live Market
Henrique Justus – My Way Food Truck
Moderadora: Dana Patel – Tutano Gastronomia

15H15 ÀS 15H30 – PALESTRA POCKET – RAVI LEITE

15H30 ÀS 16H15 – TRANSFORMADORES
Lênin Palhano – Nomade
Marcelo Amaral – Lagundri
Gabriela Carvalho – Quintana
Moderadora: Jussara Voss – Paraná Turismo

16H15 ÀS 16H35 – PAUSA PARA O CAFÉ

16H45 ÀS 17H30 – GASTROSOCIAL
Gabi Mahamud – Goodtruck
Nicky Gryczka – Gastromotiva
Luiz Mileck – Coletivo Alimentar
Moderadora: Mônica Santana

17H30 ÀS 17H45 – PALESTRA POCKET SELO SEBRAE

17H45 ÀS 18H30 – ENCERRAMENTO COM O CHEF ALBERTO LANDGRAF

18H30 ÀS 23H30 – FESTA COM SHOW DAS BANDAS LENHADORES DA ANTÁRTIDA E CHUCROBILLYMAN