Cineclube apresenta o filme O Lixo e o Sonho

A programação do Cineclube Sesi São José dos Pinhais traz, durante o mês de maio, sessões com filmes da cineasta Lynne Ramsay. Partindo das premissas clássicas de contar histórias reais por meio do cinema, a diretora reinventa o gênero dramático. O filme de estreia é O Lixo e o Sonho, que será exibido no dia 7 de maio.

Crédito – Divulgação.

No começo da década de 70, o jovem Ryan, de apenas 12 anos, navega pela Glasgow mergulhada em lixo por conta de uma greve de lixeiros. A greve pode um dia chegar ao fim, mas haverá escapatória para Ryan? Esta é a trama central do filme O Lixo e o Sonho, indicado a diversos prêmios europeus e vencedor na categoria de Melhor Filme no Festival Internacional de Bordeaux de Mulheres no Cinema . Também galgou o prêmio de Melhor Estreia no BAFTA.

A crítica especializada compara a O Lixo e o Sonho à obra-prima de Ken Loach, o filme “Kes”, que também possui um garoto como protagonista enfrentando a dura realidade das ruas. O trabalho de Lynne Ramsay, de igual forma, destaca um jovem de olhar único e triste, que vive em um ambiente opressor.

Comparado à obra Kes, há declarações de que o filme de Lynne consegue ser ainda mais sujo e úmido, ainda mais pregado aos espaços escuros nos quais esse mesmo garoto, James (William Eadie), tenta sobreviver. Nesses espaços, na periferia da Escócia dos anos 70, o lixo acumula-se nas vias, nos fundos, nas beiradas, e leva ao ninho de ratos a céu aberto. Após a exibição do filme, que possui entrada franca, o Sesi São José dos Pinhais ainda promove um bate papo sobre a obra e sua autora.

SESI CULTURA PARANÁ APRESENTA:
O Lixo e o Sonho
Data: 7 de maio
Hora: 19h
Duração: 94 min
Classificação: 16
Valor: gratuito
Local: Teatro Sesi de São José dos Pinhais
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 1800 – Centro
Observação: espaço sujeito a lotação