Duo Palheta ao Piano lança álbum duplo

O clarinetista Jairo Wilkens e a pianista Clenice Ortigara lançam no dia 28 de agosto, na Capela Santa Maria, o segundo trabalho fonográfico de seu Duo Palheta ao Piano. O álbum duplo com CD e DVD apresenta um repertório de compositores brasileiros eruditos que abrange obras de 1955 a 1995 e traz ainda entrevistas inéditas com os compositores Edmundo Villani-Côrtes e Ernst Mahle. O duo de câmara é considerado o mais ativo de sua geração, graças à sua inovação e criação de oportunidades para o desenvolvimento da música de câmara no Brasil. O novo trabalho é fruto do comprometimento histórico em difundir, registrar em formato de áudio e vídeo, resgatar e perpetuar a música dos compositores eruditos brasileiros.

Cartaz

Músicos conhecidos no cenário curitibano, Jairo Wilkens é o 1º clarinete da Orquestra Sinfônica do Paraná e Clenice Ortigara é professora concursada da UNESPAR/Campus de Curitiba I – Embap e pianista do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba. Ambos, além de atuar em orquestras, ensembles e universidades, se dedicam à pesquisa e divulgação da música de câmara erudita brasileira, fomentando o conhecimento de um repertório quase esquecido ao grande público.

Repertório do CD/DVD Música Brasileira para Clarinete e Piano
O trabalho fonográfico do Duo Palheta ao Piano é inteiramente dedicado a compositores brasileiros eruditos do século XX, um registro histórico inédito do repertório camerístico para clarinete e piano em um pack de CD e DVD, único no Brasil.

Jairo e Clenice. Crédito – Diana Wittkowski.

O álbum traz obras compostas para a formação clarinete e piano dos compositores José Guerra Vicente, José Siqueira, César Guerra-Peixe, Edmundo Villani-Côrtes, Ernst Mahle e Osvaldo Lacerda. A obra traz ainda as primeiras gravações comerciais do Concertino para Clarinete e Orquestra de Francisco Mignone (redução para piano escrita pelo próprio compositor) e da Sonatina em Ré Maior de Radamés Gnattali, originalmente escrita para flauta e piano, registrada com ineditismo na transcrição de Jairo Wilkens para clarinete.

Recepção da Crítica
O jornalista Irineu Franco Perétuo, que assina o encarte desse trabalho, ressaltou o papel do clarinete na música erudita e a importância da interpretação das obras presentes no novo álbum do duo: “O clarinete se revelou protagonista das músicas populares urbanas da virada do século XIX para o XX que serviram de inspiração e fonte para nossos compositores de concerto moldarem seu idioma nacional. É um instrumento que sabe falar naturalmente a linguagem erudita trazendo consigo, ao mesmo tempo, um inequívoco sabor popular. Uma linguagem que nos convence ainda mais quando transmitida por intérpretes dedicados e meticulosos como Jairo Wilkens e Clenice Ortigara. Ao longo de todo o registro em áudio, e também das faixas em vídeo, eles colocam uma técnica aprimorada ao longo de anos de experiência e convívio a serviço de um repertório que defendem com convicção. A paixão pelo fazer musical transborda em cada compasso tocado por Jairo e Clenice, que interpretam nossa música com o vigor e carinho que ela merece”.

O álbum apresenta em sua capa e encarte a reprodução de uma obra do grande artista plástico paranaense Fernando Calderari. “Este álbum é uma homenagem ao estado do Paraná e à Curitiba, que nos acolhe e dá espaço à nossa arte”, afirma Clenice Ortigara. O projeto foi viabilizado com o apoio do Grupo Positivo via Programa de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Sobre o Duo Palheta ao Piano
Com 19 anos de atividade, o Duo Palheta ao Piano tem se destacado no cenário camerístico nacional, conquistando onze primeiras colocações em importantes concursos nacionais e internacionais de maneira inédita. Participaram como artistas convidados nas convenções ClarinetFest de 2008, 2010 e 2014, promovidos pela International Clarinet Association e de turnês pela Alemanha, Estados Unidos e França. Em 2014 participaram da gravação do programa de TV “Partituras” exibido pela TV Brasil sendo o único duo de câmara da região sul a ser convidado para esse programa. Discografia do Duo: Obras Brasileiras para Clarinete e Piano (2013) e Viagem Infinita (2017).

SERVIÇO:
Lançamento do CD e DVD Música Brasileira para Clarinete e Piano
Data: 28 de agosto
Horário: 19h30
Local: Espaço Cultural Capela Santa Maria
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro – Curitiba, PR
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) na bilheteria do teatro