Livro de crônicas sobre varal de roupas é lançado em Curitiba

Um jornalista observa o cotidiano da vizinha do seu local de trabalho por cima de um muro baixo. A vida da moradora é exposta através das roupas colocadas para secar ao sol. Uma relação que amadurece sob as torres de transmissão do bairro que abriga as emissoras de TV e de rádio na capital paranaense. Este é o fio condutor de Crônicas do Varal da Casa ao Lado, quinto livro do escritor Luiz Andrioli.

A ideia nasceu a partir da vivência do autor de mais de quinze anos no Pilarzinho, tradicional bairro residencial e das empresas de radiodifusão em Curitiba. Durante parte deste tempo, Andrioli trabalhou em um projeto de comunicação que funcionava nos fundos de uma casa de madeira. De sua janela, ele pôde observar o cotidiano de uma senhora e o seu varal de roupas, o qual foi fotografado centenas de vezes durante o período. A partir das impressões e inspirações sobre a vizinha (ficcionalmente chamada de Dona Júlia), o autor criou uma série de crônicas ilustradas com as imagens que coletou.

Nas palavras do autor, “Seu varal era uma nova história que eu observava e me ajudava a traduzir algo de mim, um tanto dos meus desejos de estar do outro lado, no meio daquele jardim cuidado espontaneamente nas últimas décadas. Parafraseando Balzac, Dona Júlia poderia ser eu”.

Luiz Andrioli é escritor, jornalista e empreendedor cultural. Pós-graduado em Cinema, Gestão Empresarial e Mestre em Literatura. Autor dos livros O Circo e a Cidade (2007), A Menina do Circo (2008), O Laçador de Cães (2012), e O Silêncio do Vampiro (2013). Para Teatro, escreveu Não Só as Balas Matam (2001) e O Casamento da Filha do Palhaço (2019). É proprietário da editora Prosa Nova.

Crônicas do Varal da Casa ao Lado foi realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, com o apoio da empresa Celepar. 1400 exemplares físicos do livro são destinados para bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, Faróis do Saber, escolas estaduais paranaenses, bibliotecas públicas da capital e do interior do Paraná, iniciativas da Freguesia do Livro, além de unidades do SESC e do SESI. O projeto também contempla a versão digital do livro para leitura em telas e um audiolivro, os quais estarão disponíveis gratuitamente a partir de setembro no site da editora www.prosanova.com.br

Crônicas do varal da casa ao lado faz parte da coleção Por um mundo menor, da editora Prosa Nova, que em 2017 publicou o livro Tarja Branca, do escritor Hélio Leites. A série buscar abrir espaço para olhares que trabalhem com a estética do mínimo.

Serviço:
O que: Lançamento do livro Crônicas do Varal da Casa ao Lado
Quando: Sábado, 17 de agosto de 2019, das 15h às 18h
Link para página do evento: http://bit.ly/lancamentocronicasvaral
Onde: Cine Passeio. R. Riachuelo, 410 – Centro, Curitiba – PR
Contato com o autor: (41) 9 9119 3835 – luizandrioli@prosanova.com.br