Janine Mathias leva “Dendê” para os bairros

Cheia de temperos, gostos e sabores, Janine Mathias, uma das revelações da música contemporânea afro-brasileira, lançou seu primeiro álbum, “Dendê”, no ano de 2018. Durante os últimos meses, a brasiliense radicada em Curitiba levou o show do disco para várias cidades do Brasil. Agora, a cantora participa de uma série de apresentações pelos núcleos regionais de Curitiba para difundir o trabalho que a lançou nacionalmente.

Crédito – Divulgação.

O público geral terá a oportunidade de comparecer aos shows, de forma gratuita, em três oportunidades: em Santa Felicidade, na linda Praça San Marco; no Centro, no Mercado Municipal; e na Rua da Cidadania do bairro Boa Vista. Os demais bairros – Sítio Cercado, CIC, Tatuquara, Capão Raso, Guaíra, Uberaba, Bairro Novo e Boqueirão – receberão apresentações fechadas, voltadas ao público jovem, nas escolas públicas.

Serão ao todo onze shows pela cidade, uma oportunidade única para que a população celebre com Janine suas primeiras gravações. Produzido por Eduardo Brechó, do Aláfia, em parceria com Renato Parmi, “Dendê” tem o peso do rap e a leveza melódica do samba, incorporando, entre a roupagem clássica dos arranjos, elementos eletrônicos. Composto por 10 faixas, o primeiro álbum solo da cantora tem participação de Rincon Sapiência e integra canções de Leandro Lehart, Martinho da Vila, Tássia Reis e Val Andrade, além de composições próprias. “Esse trabalho é fruto da minha trajetória. Musicalmente é o que em mim tudo tempera. É o óleo que azeita, fortifica, unta, apazigua e ganha outras formas, usos e significados”, ressalta a cantora.

Crédito – Divulgação.

Janine Mathias canta o resgate da ancestralidade e a autoestima da mulher negra. O cerne do álbum passa por união, origem e herança. Para a artista, “Dendê” é um símbolo de coletividade: as dez faixas contaram com a contribuição de muitos artistas, seja pelas parcerias durante a produção ou simplesmente como inspiração musical. “O disco é sobre o que é ser uma artista negra contemporânea”, diz Janine.

O acesso ao show de Janine Mathias por tantas pessoas na cidade é fruto de um edital do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e tem produção da Gloriosa Produção Cultural. Confira as datas e locais dos shows abertos ao público:

SANTA FELICIDADE
Dia e horário: 17/09/2019 às 19h
Local: Praça San Marco
(Via Veneto S/N – Santa Felicidade)

CENTRO (Matriz)
Dia e horário: 18/09/2019 às 19h
Local: Happy Hour no Mercado Municipal
(Av. Sete de Setembro, 1865 – Centro)

BOA VISTA
Dia e horário: 27/09/2019 às 15h30
Local: Rua da Cidadania Boa Vista
(Avenida Paraná, 3600 – Boa Vista)

Para conhecer mais sobre o trabalho de Janine Mathias, acesse o perfil oficial da artista no Youtube (www.youtube.com/user/janinemathiasoficial) ou no Spotify (https://spoti.fi/2Yibq4n).