Sons Nikkei com Fernanda Takai

Depois de receber três artistas nikkeis em seis shows com casa cheia e repertório sensível e tocante, o projetoSons Nikkei – fusão musical:Brasil – Japão encerra sua série no dia 11 de dezembro, às 20h, no Teatro Positivo – Pequeno Auditório, convidando a cantora Fernanda Takai e recebendo os músicos que passaram pelos shows anteriores:Naomi Kumamoto, Arthur Endo e Yuzo Akahori. Os ingressos populares custam 10 e 5 reais e podem ser adquiridos pelo Disk Ingressos.

Fernanda Takai. Crédito – Bruno Senna.

O Trio Nikkei é formado pelos músicos João Egashira(violão), Lilian Nakahodo(piano) e Saemi Murakami (taiko, shinobue, fue e canto). Essa formação, que alia instrumentos brasileiros com japoneses, foi criada exclusivamente para o projeto. Desde setembro, aconteceram 3 shows diferentes, em 6 apresentações com o trio e artistas convidados: Naomi Kumamoto (flauta), Yuzo Akahori (Shamisen) e Arthur Endo (violão). O projeto também contou com workshops gratuitos de todos os artistas participantes do projeto. No dia 23 de novembro, a partir das 9h, acontece o último workshop desta edição com o violonista João Egashira, intitulado: Uma visão geral sobre arranjos para cordas brasileiras, no Conservatório de MPB, com entrada franca via inscrição pelo Sympla.

Trio Nikkei. Crédito – Elis Ribeirete.

No dia 11 de dezembro, quem sobe no palco do Teatro Positivo – Pequeno Auditório, ao lado do Trio Nikkei e dos convidados dos concertos anteriores para uma participação, é Fernanda Takai. A artista é cantora, compositora e cronista. Vocalista da banda mineira Pato Fu há 25 anos, há 10 lançou-se numa carreira solo com repercussão nacional e internacional, chegando a gravar um CD de inéditas com o guitarrista Andy Summers (The Police) em 2012. Fernanda lançou 18 álbuns e 7 DVDs. Tem 4 Discos de Ouro, vendeu mais de um milhão de cópias. Artista multipremiada pela APCA, Grammy Latino, MTV Brasil, Multishow, Revista Bravo!, Prêmio da Música Brasileira, entre outros. Tem 4 livros publicados e conquistou recentemente um prêmio Jabuti.

O termo “Nikkei” tem origem na língua japonesa e é utilizado para denominar os descendentes de japoneses que vivem de forma regular em outros países. No contexto da série de shows, visto que os músicos – japoneses ou descendentes – vivem no Brasil, este vocábulo também é carregado de brasilidade dada a combinação das influências dos dois países, nas criações dos artistas.

O Paraná é o segundo estado com maior número de descendentes japoneses no Brasil, sendo que cerca de 40.000 deles vivem em Curitiba. Alguns deles são bastante atuantes no cenário musical da cidade. Para o projeto foram escolhidos três representantes “Nikkei” de Curitiba que formam um trio sui generis: João Egashira no violão, Lilian Nakahodo no piano e Saemi Murakami nas flautas e tambores japoneses.

As influências musicais dos artistas envolvidos são múltiplas e dão o tom das apresentações, indo da música tradicional japonesa até o Choro e a Bossa Nova, passando pela música erudita, o forró, o jazz e até a música contemporânea. Tal fato pode ser percebido pela diversidade e variedade de gêneros e estilos dos repertórios, que também conta com composições próprias do trio feitas exclusivamente para o projeto. Pode-se dizer que isso se configura em uma miscigenação musical com um sabor bastante brasileiro. Os arranjos são construídos coletivamente sob orientação do diretor musical João Egashira.

A música pode ser um poderoso fator de aproximação, de união entre diferentes povos, diferentes culturas. E é exatamente isso que Sons Nikkei – fusão musical: Brasil- Japão pretende: que a música funcione como um elo de ligação emocional, afetiva, cultural e artística. Respeitando as diferenças e ao mesmo tempo convergindo, mirando para o mesmo lugar, algo tão necessário nos dias de hoje.

O projeto é realizado com apoio e incentivo à cultura- Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba com incentivo do Positivo. Como contrapartida social, durante o período do projeto o Trio Nikkei também realiza 5 concertos gratuitos em escolas municipais da cidade.

Serviço:

SONS NIKKEI
FUSÃO MUSICAL: BRASIL – JAPÃO

Trio Nikkei + Fernanda Takai + Naomi Kumamoto + Arthur Endo + Yuzo Akahori
Data: 11/12/2019
Horário: 20h00
Local: Teatro Positivo (Pequeno auditório)
(R. Professor Padre Viriato Parigot de Souza, 5300)
Ingresso: R$ 10,00 e 5,00
Venda pelo Disk Ingressos: https://www.diskingressos.com.br/evento/836/11-12-2019/pr/curitiba/trio-nikkei-sons-nikkei

+ Workshop com João Egashira
Tema: Uma visão geral sobre arranjo para cordas brasileiras

23/11/2019
Horário: 9hs – 12hs
Local: Conservatório de MPB de Curitiba
Inscrições: Gratuitas, pelo sympla: https://www.sympla.com.br/workshop-uma-visao-geral-sobre-arranjo-para-cordas-brasileiras-com-joao-egashira–sons-nikkei__629863