Nova galeria de arte inaugura com exposição de Luiz de Souza

Curitiba ganha um novo endereço para a arte no dia 4 de dezembro (quarta-feira), com a inauguração da Galeria Solo. O espaço cultural celebra a união entre pintura e gastronomia, compartilhando ambiente com o restaurante Sale Pepe. Para marcar a abertura, a exposição principal trará uma retrospectiva do artista plástico Luiz de Souza, com trabalho reconhecido internacionalmente. Também participa da mostra o artista convidado André Baía.

Crédito – Divulgação.

Mais do que dividir um dos recintos com o Sale Pepe, a Galeria Solo buscará a integração entre a experiência culinária e a descoberta artística. O salão frontal do imóvel, com 150 m2, foi reformado para que as obras sejam expostas de forma harmônica e sem alterar em nada o funcionamento do restaurante. A galeria vai estar aberta para visitação de segunda-feira a sexta, das 10h30 às 18h, enquanto o Sale Pepe permanece com seus horários tradicionais – das 11h30 às 15h. Toda a operação gastronômica da casa permanece igual, incluindo a realização de eventos no período da noite e nos finais de semana. A gastronomia segue sendo assinada pela chef Mayara Ueda e a coordenação é do restaurateur Eder Fernandes.

“Restaurantes em galerias e museus são uma tendência no mundo todo”, conta o marchand Rodrigo Morais, empreendedor à frente da Galeria Solo. “Ampliamos este conceito, levando diferentes expressões artísticas para dentro de um espaço gastronômico já existente. Com a fusão entre arte e comida, criamos um oásis no coração de Curitiba onde o tempero e a contemplação se encontram”.

Crédito – Divulgação.

O Sale Pepe – que foi apontado várias vezes como um dos melhores buffets da cidade por diferentes prêmios – conta com um grande fluxo, com capacidade total para até 180 pessoas sentadas. Deste modo, o número de pessoas que terão contato com a galeria e as obras é imenso. “É uma forma de aproximar a arte de novos públicos”, comenta Morais.

Exposição inaugural

A exposição de Luiz de Souza faz uma retrospectiva de seus 20 anos de carreira, com 25 obras de diferentes dimensões e fases. Nascido em Lauro Muller, Santa Catarina, ele se radicou em Curitiba há mais de duas décadas.

Luiz de Souza. Crédito – Gerson Lima.

Na obra de Luiz de Souza, estão presentes influências das delicadas cor e luz de Vermeer, do Surrealismo de Dalí e do dramático claro-escuro de Caravaggio. Outros pintores que o inspiram são Giorgio de Chirico, Magritte e Campanella. Souza também tem interesse pela metafísica, psicologia e pelo teatro. Estas áreas foram fundamentais para seu crescimento pessoal e para o nascimento de sua obra como ela é hoje.

Da soma deste mundo de fantasia e lógica, ou da realidade dura da sociedade e do mundo onírico em que vivem os artistas, nasce sua imersão no Realismo Fantástico – escola à qual o artista se integra. As máscaras do teatro, os personagens da Commedia Dell’arte e os arquétipos da Psicologia, somados às críticas sociais, são constantes em sua obra.

O trabalho de Luiz de Souza também destaca a harmonia das cores, o contraste das sombras e a composição dos personagens, assim como o refinamento da técnica. Ele conta com quadros expostos em vários países, em coleções particulares.

Luiz de Souza terá uma exposição permanente na Galeria Solo, que simultaneamente também exibirá obras de outros artistas em mostras periódicas.

Crédito – Divulgação.

Nesta abertura, o artista convidado é Andre Baía. Ele dedica o seu trabalho ao estudo da figura humana e a sua representação artística. Suas obras exploram a anatomia de uma maneira dinâmica. Retrata a natureza humana e todas suas expressões, sentimentos e emoções com tato e delicadeza. Busca, em cada nova tela, quebrar paradigmas sociais formais, e aborda, de forma sutil e criativa, temas bastante complexos.

Galeria Solo

Inauguração para convidados: 4 de dezembro, quarta-feira
Aberta ao público a partir de 5 de dezembro (quinta-feira).
Horário para visitação: de segunda-feira a sexta, das 10h30 às 18h
Endereço: Rua XV de Novembro, 818 – Centro, Curitiba – PR – em anexo ao restaurante Sale Pepe.