Pela 1ª vez em Curitiba, trufas frescas brasileiras para consumo

Há alguns anos vem se falando sobre a descoberta de trufas brasileiras em solos gaúchos. O responsável pelo achado nas cidades de Santa Maria e Cachoeira do Sul foi Marcelo Sulzbacher, pesquisador e professor do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Crédito – Divulgação.

Até então as trufas não podiam ser consumidas, mas após muitas pesquisas, estudos e testes, finalmente foram liberadas para engrandecer a gastronomia nacional. A espécie leva o nome de Tuber Floridanum, mas é chamada gastronomicamente de Trufa Branca Sapucaya. Ontem, 17/12, a Tartuferia San Paolo Curitiba – localizada na Praça da Espanha – recebeu com exclusividade um lote dessa exclusiva iguaria, sendo o primeiro restaurante da cidade, e um dos poucos do país, a oferecer trufas frescas brasileiras no cardápio.

Crédito – Divulgação.

Com aroma de flores do mel, notas de alho e o amadeirado dos cogumelos, a trufa brasileira mostrou muito potencial e presença ao ser laminada em pratos como o Linguini Al Tartufaio, por exemplo, receita que “abraça” a trufa numa combinação muito equilibrada de sabores, aromas e texturas.

Gaby Schroeder, sócia proprietária da casa, comemorou a novidade. “Há muito tempo leio sobre o assunto e a alegria de receber aqui em nosso restaurante essa primeira leva disponível para consumo é muito grande. Comparada às trufas negras e brancas que vêm da Itália, as brasileiras são bem pequenas, mas souberam marcar presença em nossos pratos e estamos muito orgulhosos em saber que nossas terras também produzem essa iguaria tão única”, comenta.

Crédito – Divulgação.

Os clientes que quiserem aproveitar essa oportunidade exclusiva, para uma experiência gastronômica diferenciada, devem aproveitar o quanto antes. Além da Tartuferia entrar em recesso a partir do dia 23, retornando apenas 07/01/2020, a quantidade de trufa fresca disponível não é grande. O grama da Sapucay sai por R$ 19, mesmo preço que está sendo vendida a trufa negra italiana Uncinato.

Serviço:

Tartuferia San Paolo Curitiba
R. Saldanha Marinho, 1582 – Bigorrilho, Curitiba
(41) 3014-9796