Mini roteiro para quem vai passar as férias em Curitiba

O start para as férias de muitas pessoas já começou. Alguns vão viajar e aproveitar o descanso em outras cidades, principalmente nas praias, mas muitos ficam em Curitiba para aproveitar atrações e opções que na correria do dia a dia não é possível. Para quem vai ficar por aqui nesse final de 2019 e no começo de 2020, ou até mesmo para os turistas que virão e passarão por aqui entre uma viagem e outra, separamos lugares bacanas para conhecer na cidade.

Um passeio bem tradicional é o ônibus Double Decker da Linha Turismo, que passa pelas mais importantes atrações da cidade: parques, museus, teatros, mirantes, espaços culturais, centro histórico, bairro gastronômico, memoriais étnicos e o recém-reformado Mercado Municipal. O cartão de embarque custa R$ 50 e os passageiros podem sair a cada 30 minutos. Nessa época do ano a linha funciona a partir das 9h até 17h30, com saída inicial na Praça Tiradentes, mas o passeio pode começar em qualquer ponto do roteiro.

Crédito – Cleber Yamaguchi.

Vale a pena investir um tempo a mais para conhecer o Museu Oscar Niemeyer – carinhosamente conhecido como Museu do Olho. E esse é um passeio para toda a família! Em um local lindo da cidade, abriga importantes referências da produção artística de todo o mundo e tem cerca de sete mil obras. É considerado o maior museu de arte da América Latina e foi inaugurado em 2002, com assinatura do arquiteto brasileiro que leva seu nome..

Para os amantes de natureza, ou até mesmo para quem gosta de atividades físicas, o Parque Barigui também é opção. Com pistas para bicicletas e corridas, é ponto de encontro de muitas famílias e turistas. Gansos e capivaras (muito conhecidas na capital) tornam o passeio mais divertido. Aos finais de semana, amigos e famílias se reúnem para passeios de bicicleta, patinete, patins, leitura de livros e piqueniques.

Souq Curitiba. Crédito – Divulgação.

E, como em todo passeio, gastronomia não pode faltar. A dica para encerrar o dia é o SOUQ Curitiba – complexo gastronômico com 30 opções de gastronomia internacional, wine bar, bar de cervejas artesanais e drinks – uma excelente pedida para finalizar aquela tarde gostosa, com a certeza de que todos os paladares serão agradados. Comida mexicana, italiana, brasileira, americana, japonesa, chinesa, tailandesa e até mesmo mongol. São muitas as oportunidades de fazer um verdadeiro “tour” pela gastronomia mundial, aproveitando ainda promoções como o Happy Hour de terça a quinta com 30% em algumas opções de cada operação ou o open de vinho nas quartas por R$49,90. Para quem gosta de cerveja, toda quinta-feira tem o Growler Day com cervejas refrescantes para o verão, como o mais novo lançamento “IPA JAGUADARTE” que a BeerMad lançou em parceria com a cervejaria Locomotive. Neste dia a cerveja custa $26 o litro para quem levar o Growler ou, para quem não tiver o produto para armazenar a cerveja, a loja dispõe de vários modelos para venda.

Para ambientar e deixar tudo mais gostoso, o local aposta em música ao vivo todos os dias e nas quintas a novidade é a “quinta na varanda”, com música externa, tornando o ambiente ainda mais aconchegante e familiar. Falando em família, enquanto os adultos curtem o melhor da gastronomia, as crianças podem brincar e aprender no Espaço Kids, monitorado por pedagogas. Pets também são bem vindos e o local tem estacionamento fechado. A casa abre de terça a sexta a partir das 17h. Aos sábados e domingos a partir das 11h, sendo uma ótima opção para aquele almoço em família.