Curitiba se prepara para o Valentine’s Day, data que está ganhando espaço no mercado

Nesta sexta-feira, dia 14 de fevereiro, vários países do mundo comemoram o Dia de São Valentin ou Valentine’s Day. A data, muito popular principalmente nos Estados Unidos e na Europa, celebra o amor e a troca de presentes entre casais, amigos e familiares. Embora no Brasil exista uma data similar, o Dia dos Namorados, celebrado no dia 12 de junho, muitos brasileiros têm aderido ao Velentine’s Day, animando o comércio e movimentando a economia.

Crédito – Divulgação.

Pensando nisso, nos últimos anos, diversos estabelecimentos brasileiros passaram a dar mais atenção à data, entre eles as floriculturas. “Durante muito tempo o Brasil ignorou o Valentine’s Day, até mesmo pelo costume de que fevereiro é o mês do Carnaval. Mas de uns anos para cá, nós percebemos que havia demanda para a data e passamos a desenvolver ações especiais”, comenta Bruno Esperança, diretor geral da Esalflores, maior floricultura e Garden Center do Brasil, com matriz na cidade de Curitiba (PR).

Para este ano, a floricultura reforçou o estoque de rosas e preparou diversas opções de kits personalizados com arranjos acompanhados de balões, chocolates, vinhos ou pelúcias, além de opções avulsas de buquês e arranjos em embalagens especiais. De acordo com Esperança, o Valentine’s Day pode representar um aumento de 10% nas vendas em comparação aos dias normais. “Como o Valentine’s Day ainda não é completamente popularizado no Brasil, as ações nas lojas físicas e e-commerce chamam atenção, e quem não conhecia a data acaba decidindo presentear alguém especial”, detalha.

O segmento de bares e restaurantes, que alcança números impressionantes no tradicional Dia dos Namorados do mês de junho, também passou a olhar com mais atenção para a celebração do Valentine’s Day. Em Curitiba, vários empreendimentos lançaram ações especiais para comemorar a data, que vão dos menus exclusivos até o sorteio de mimos para os casais. “Toda data que traz um aumento de fluxo de público em bares e restaurantes precisa ser tratada com muito carinho. É muito legal ver os empreendimentos se dedicando para desenvolver ações exclusivas para conquistar o público que busca opções para uma data tão especial, marcada pelo amor. Isso tem resultado em ótimos resultados para as empresas do segmento, que registram um crescimento do Valentine´s Day anualmente”, completa Luciano Bartolomeu, diretor executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel – PR).