Redondas Tutano: bate-papo que começa em pizza e termina em solidariedade

Programe-se para pizza, vinho e conversa. Toda segunda segunda-feira do mês, o Redondas Tutano convida um chef de cozinha para criar uma pizza no Madá, desde que ele traga junto um produtor local. O Redondas Tutano quer trazer para frente quem está no campo e valorizar quem produz o alimento.

A chef Gabriela Carvalho do Quintana Gastronomia vai abrir a programação no dia 9 de março. Como ingrediente, escolheu o feijão. Ela faz suspense sobre o preparo, mas adianta que “os feijões têm um potencial enorme que precisa ser reconhecido. A produção fortalece a agricultura familiar e traz saúde para o meio ambiente e para a população. Os chefs podem estimular a demanda e valorizar o feijão.”

Gabriela convidou o produtor rural Roberto Gurski, de Palmeira (PR). O agricultor conta que a chef, assim como a Rosane Radecki do restaurante Girassol, o incentivaram a plantar novas variedades do grão. “Passei de três para mais de quinze tipos de feijão orgânico. Elas me abriram a cabeça para um comércio. Tem um feijão roxinho que é muito produtivo e que os clientes da feira tem gostado bastante porque dá um caldo bom igual o feijão preto. Eu vendo verduras também, mas 30% a 40% da minha renda vêm do feijão”, diz Gurski.

Conversas gastronômicas
A ideia do Redondas Tutano partiu do empresário e chef de cozinha Beto Madalosso, também editor da revista Tutano. “Já temos a Expedição Tutano e o Fórum Tutano que acontecem uma vez ao ano em Curitiba e unem todas as pontas da gastronomia. Com o Redondas, continuamos nesse caminho. São encontros para trocar ideias com chefs e produtores locais, gerar conversa e transformações. Sempre tem alguém fazendo a diferença e queremos compartilhar”, diz Beto.

Encontro solidário
O Redondas Tutano acontece sempre no Madá, o mais charmoso beco de Curitiba, e todo encontro vai começar em pizza e terminar em solidariedade. O lucro do evento será revertido para o GoodTruck, projeto da Gabrielle Mahamud e da Caroline Zambão, que transforma alimentos que seriam descartados em refeições para pessoas carentes.

SERVIÇO REDONDAS TUTANO
Data: 09/03, 13/04, 11/05, 08/06, 13/07, 10/08, 14/09, 12/10, 09/11 e 14/12
Local: Madá Pizza e Vinho – R. Saldanha Marinho, 1230
Horário: 19h30
Valor do convite: R$ 90,00 (incluso água e vinho)
Vendas pelo Eventbrite: bit.ly/redondastutano