IAB-PR lança desafio para arquitetos

De acordo com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a disseminação da pandemia do coronavírus exige que os países adotem medidas que abranjam todos os governos e toda a sociedade, em torno de estratégias integrais e combinadas a salvar vidas.

Comunidade 29 de Outubro, na Caxmba. Crédito – Marcelus Borges.

Nesse contexto, que extrapola as ações exclusivamente governamentais e depende do compromisso de toda sociedade, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná está lançando um desafio aos profissionais do Paraná. O objetivo é o desenvolvimento de ideias arquitetônicas para melhorar a qualidade das habitações, com soluções de baixo custo. De acordo com o presidente do Instituto, arquiteto e urbanista Luiz Reis, os profissionais da Arquitetura e Urbanistas estão sendo conclamados a utilizar seus conhecimentos técnicos para contribuir com a sociedade, principalmente com pessoas de baixa renda e as que vivem em condição de vulnerabilidade social.

“A ideia é que os profissionais paranaenses desenvolvam proposições, desde as mais simples às mais sofisticadas, mas sempre com o foco na melhoria das condições habitacionais dos menos favorecidos”, diz o presidente do Instituto. Segundo ele, não haverá premiação em dinheiro, apenas o reconhecimento aos autores, assim como a divulgação das melhores propostas nas mídias do IAB-PR e na imprensa em geral.

As propostas devem ser encaminhadas pelo e-mail iabpr@iabpr.org.br até o dia 30 de maio de 2020. Entidade com 58 anos de atividade no Estado e quase centenária no Brasil, o IAB-PR aproveita para se posicionar em defesa das recomendações do distanciamento social e da proteção aos cidadãos em situação de vulnerabilidade, para resguardar a saúde da população.