Turistas terão wi-fi gratuito em Curitiba

A novidade deve começar a operar no início do segundo semestre na capital paranaense, que passa a oferecer para moradores e turistas wi-fi gratuito de acesso público em 254 locais da cidade. Os locais escolhidos para receber a rede gratuita são as que têm grande fluxo de pessoas e com apelo turístico, como terminais, Ruas da Cidadania, Mercado Municipal, Faróis do Saber e da Inovação, Liceus do Ofício, Centro Histórico, Feira do Largo da Ordem, estabelecimentos de saúde e a área de atendimento do Palácio Solar 29 de Março, sede da Prefeitura, no Centro Cívico.

Crédito – Divulgação.

O Wi-fi Curitiba integra o Vale do Pinhão, movimento de inovação comandado pela Prefeitura em busca de soluções para diversas áreas e vai facilitar o acesso aos serviços públicos já oferecidos pela internet.

Segundo Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, a novidade é mais um atrativo que a cidade passa a oferecer. “O wi-fi gratuito vai proporcionar mais conforto e interatividade para os turistas que visitarem a nossa cidade”, conclui.

A implantação de toda a estrutura será feita pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), sem custos para a Prefeitura de Curitiba. Desde 2019, o Instituto tem um contrato de gestão com a Prefeitura.

A implantação do wi-fi público foi o projeto escolhido pela Comissão de Avaliação do Contrato de Gestão, da qual participam diversas secretarias e órgãos municipais. Este comitê elegeu o Wi-fi Curitiba como projeto de responsabilidade social relativo ao contrato.

Para ter acesso ao Wi-fi Curitiba, é necessário fazer uma autenticação no Passaporte Curitiba, que gerencia todas as redes sem fio de internet pública gratuita, de acordo com o marco regulatório da internet. O usuário utilizará o mesmo login e senha onde quer que esteja, sem burocracia. Para se cadastrar, basta acessar o portal (https://passaporte.ici.curitiba.org.br/ )