Curitiba ganha uma nova opção em coquetelaria

Há poucos anos, o mixologista Zé Augusto Swaiger despontou como um dos grandes nomes da coquetelaria nacional, com passagens de destaque pelos curitibanos Nômade e Officina Restô Bar e pelo catarinense Bistrô Felissimo, onde atuou nos anos de 2019 e 2020. Agora, o profissional retorna para a capital paranaense para comandar o bar de uma das grandes novidades da gastronomia curitibana nos últimos anos: o Obst., do chef Lênin Palhano.

O mixologista Zé Augusto Swaiger. Crédito – Munir Bucair.

Nascido da mente inquieta e criativa de Lênin, o Obst. tem capacidade para 55 lugares e foi implantado em uma aconchegante casa térrea, na charmosa Alameda Prudente de Moraes, região central de Curitiba. Profissionais que são expoentes e revelações em suas áreas de atuação uniram forças na cocriação de um lugar único, pensado para oferecer uma experiência gastronômica de excelência de forma descomplicada. “Queríamos fazer algo leve e descontraído. Um lugar onde a gente gostaria de estar, para curtir com os amigos, tomar uns coquetéis e vinhos, comer a comida de qualidade inquestionável do Lênin e se divertir em um espaço legal”, explica Zé Swaiger.

Não à toa, o lema do Obst. é experimentação elevada à máxima potência, sem amarras. A mesma regra vale para a coquetelaria. “Eu aprendi a trabalhar com coquetelaria não com um chefe de bar ou com bartenders, mas com o Lênin. Ele foi o meu mentor desde o começo e essa é a melhor coisa que poderia ter acontecido, pois me moldou de uma maneira diferente dos outros profissionais”, conta Zé, único finalista paranaense no concurso nacional Bacardí Legacy, em 2018.

Crédito – Munir Bucair.

Após quase dois anos no comando da coquetelaria do Officina Restô Bar, em Curitiba, seguidos por uma longa temporada no Bistrô Felissimo, na Praia Brava, entre Itajaí e Balneário Camboriú, Zé Swaiger traz ao Obst. uma combinação entre sofisticação e descompromisso, características que vêm marcando sua trajetória profissional. “Aprendi a trabalhar nesse contexto e agora estou colocando em prática esses dois lados, fazendo o equilíbrio de coisas mais sérias e mais leves, mais divertidas”, explica.

Preparos refrescantes e leves compõem a primeira carta de coquetéis do Obst., que também vai mudar com frequência, acompanhando as pesquisas de ingredientes às quais se dedicam Lênin e sua equipe. Aliando destilados e insumos de produtores locais ao estudo disciplinado de diferentes técnicas e referências internacionais – entre elas, as coquetelarias dos premiados bares Tayēr + Elementary, em Londres, e The Clumsies, em Atenas, Grécia – Zé Swaiger vem trabalhando em drinks “mais limpos” e de apelo estético mais sóbrio no novo espaço.

Crédito – Munir Bucair.

As criações inéditas do mixologista são os grandes destaques da carta de drinks do Obst., que já tem um best seller, o refrescante e delicado Pomar: uvas verdes maceradas com fatias de pepino, um toque de vodka de pera Grey Goose La Poire e licor de flor de sabugueiro St. Germain.

Crédito – Munir Bucair.

É possível ainda provar alguns drinks autorais já consagrados por Zé entre sua clientela, entre eles, o surpreendente Punch Clarificado, feito à base de creme de leite e frutas tropicais e servido totalmente translúcido após ser submetido a um processo de clarificação com ácido cítrico. O Rum Grand Cru, criação que levou Zé à final do concurso Bacardí Legacy, também está entre as opções do Obst. e leva Havana 7 anos, vinho branco de sobremesa Sauternes, vermute seco e sal. Quem opta por sentar no balcão do bar, pode interagir com o bartender, solicitar algum preparo especial que não esteja na carta de drinks e até mesmo ter seus coquetéis servidos em copos lúdicos e cheios de personalidade, que refletem a estética fluida do espaço.

O Obst. funciona de terça a sexta-feira, das 18h às 22h, e aos sábados, das 14h às 22h, na Alameda Prudente de Moraes (nº 983), no Centro de Curitiba. Para mais informações, acesse o site oficial do empreendimento: obstlugar.com.br.