Conexão AIKI – Oficina Prática de Consciência do Movimento com Mônica Infante

Como você tem se relacionado com seu corpo? Qual a quantidade de energia que você está usando para fazer o que está fazendo neste momento? Já pensou em se movimentar conduzindo a energia de forma mais consciente?

Mônica Infante. Crédito – Laura Miranda.

A artista, pesquisadora e professora Mônica Infante que há mais de 30 anos investiga o corpo, suas narrativas e o movimento estará oferecendo uma oficina prática online de Consciência do Movimento Conexão AIKI – Corpo e Cérebro com o objetivo de discutir a conexão corpo/cérebro a partir do comportamento do sistema nervoso autônomo e por meio da abordagem do cérebro trino.
Serão 4 aulas, dias 10, 17, 24 e 31 de março, às quartas-feiras, das 19h às 21h, pela plataforma Zoom.

Performance Lago Amarelo. Crédito – Laura Miranda

Para participar não é necessário qualquer conhecimento prévio ou aptidão, basta ter interesse no assunto, disponibilidade para entrar em contato com o corpo e desejo de aprendizado e troca.
“As aulas que ofereço são um espaço aberto à investigação, discussão e troca de experiências. Estão fundamentadas em práticas como a Técnica Alexander, (educação somática), o KI Aikidô (arte marcial japonesa) e a Somatic Experiencing – S.E. (abordagem terapêutica baseada na neurociência e etologia) ”, conta Mônica.

Performance Liquens. Crédito – Lauro Borges.

Mônica Infante tem formação em Dança, orienta projetos na área e é uma das fundadoras do Centro de Desenvolvimento de Ki, em Curitiba, onde dá aulas de Ki Aikidô e AiKi Consciência Corporal.
“Essas técnicas corporais que aplico estão presentes nessas aulas tanto na teoria, quanto na prática e na forma de apresentação e convites feitos à experimentação. O vocabulário que utilizo vem dessas práticas”, explica. Ela esclarece que as técnicas que utiliza, na verdade, não se resumem a exercícios musculares, mas conectam corpo e cérebro. O pensamento é uma ação, quando pensamos estamos nos movendo. “O KI é o centro do meu mapa de criação. E é a partir da percepção dessa energia vital (KI), que podemos sair da paralisia, da imobilização, de hábitos cristalizados e entrar em contato com o movimento da vida. Isso é AIKI. A unificação do nosso KI com o KI do universo”, declara.

Sensei Mônica Infante. Crédito – Glauber Gorski.

Desde o ano passado, por causa das restrições impostas pela pandemia do Covid-19, Mônica tem dado aulas remotamente, Ki Aikido, (terças e quintas, às 19h) e Aiki Consciência Corporal (sextas, às 15h). Sobre esta nova experiência ela tem se surpreendido: “Esta nova conexão em distanciamento estabeleceu um campo de afetos que possibilitou uma intensa troca de aprendizagem. Uma grande oportunidade para praticarmos o desenvolvimento de KI”, garante.

Sobre Mônica Infante
Graduada em Dança pelo London Studio Centre, Universidade de Middlesex / Londres, Inglaterra (1985-1987). Revalidação desta titulação no Brasil pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (2003-2005). Certificada pela Royal Academy of Dancing / Londres, Inglaterra (1985-1987). Orientadora de projetos de pesquisa em dança contemporânea, Casa Hoffmann – centro de estudos do movimento (2006, 2009, 2012). Articuladora do Conexão Sul – Encontro de Artistas Contemporâneos de Dança da Região Sul. Diretora de movimento do grupo de teatro Tanahora, PUCPR (2000-2014). Graduada sandan (nível 3 faixa preta) em KI Aikidô pela Sociedade de KI, Japão. Uma das fundadoras do Centro de Desenvolvimento de KI onde ministra aulas de KI Aikidô, e de Aiki e Consciência Corporal em Curitiba. Formada pelo método Somatic Experiencing (2012-2015).

SERVIÇO:
OFICINA PRÁTICA ONLINE de Consciência do Movimento Conexão AIKI – Corpo e Cérebro
Data: dias 10, 17, 24 e 31 de março (quartas-feiras)
Horário: das 19h às 21h
Local: Plataforma Zoom (link será disponibilizado após inscrição)
Investimento: R$130,00 (4 aulas) ou R$50 (aulas avulsas)
Informações e inscrições: 41 99902 5147