Feira Estopim Online – Impressos e Publicações de Artistas

Criada em 2014 pelos artistas Guilherme Jaccon e Luana Navarro, a Feira Estopim, que já teve quatro edições independentes realizadas em Curitiba, desta vez será realizada no formato online com uma programação gratuita.

A partir do dia 28 de maio a 06 de junho, os trabalhos impressos e publicações de artistas, coletivos e editoras independentes, que são o foco principal da Feira, serão comercializados via web. O acesso aos 37 expositores será pelo site: www.feiraestopim.com.br que irá direcionar o visitante para o canal de vendas do próprio artista. O lançamento da publicação “Detonação” e uma Live com os organizadores da obra, Francisco Mallmann e Thalita Sejanes, irão marcar a abertura da Feira. A transmissão será, às 19h, pelo Instagram da Feira Estopim.

Guilherme Jaccon e Luana Navarro. Crédito – Lídia Ueta.

“Nosso intuito é viabilizar ao público a criação de um “acervo possível” com obras de arte de qualidade com valor acessível. A troca presencial é fundamental, mas o momento não permite, o ponto positivo é que ao nos adaptarmos ao contexto desenvolvendo mais habilidade com a tecnologia, ampliamos as possibilidades de encontro e de alcance”, declara Guilherme Jaccon, um dos coordenadores e produtores do evento.

Por possibilitar maior controle sanitário, a exposição O Inesperado só́ tem nome depois que aparece, um dos destaques da Feira e único evento presencial, está sendo realizada no espaço físico da Alfaiataria (Rua Riachuelo, 274 – Centro), com visitação somente mediante agendamento pelo link: https://www.sympla.com.br/produtor/feiraestopim

Crédito – Divulgação.

A visitação é gratuita, segue até dia 18 de junho, e está aberta para grupos de até quatro pessoas por hora. O espaço está seguindo os protocolos de segurança relacionados ao COVID-19, tais como medição de temperatura dos visitantes, higienização frequente dos ambientes e o fornecimento de luvas descartáveis para manipulação dos livros. A exposição coletiva reúne trabalhos de mais de 30 artistas, editoras e coletivos independentes, recebidos em convocatória aberta da Feira Estopim em 2020.
A curadoria, realizada por Luana e Guilherme, coordenadores da Feira, contemplou trabalhos em formato impresso produzidos a partir de 2013 e conta também com uma seleção de trabalhos realizada por Mel Gibbs, colecionador e entusiasta do universo dos impressos, a partir de sua coleção de publicações, trabalhos da coleção L.N. e uma seleção do acervo Estopim. Inclui vários formatos: livros, publicações, periódicos, fanzines, cartazes, postais, panfletos, bandeiras, gravuras, fotografias e experimentações gráficas.

Mas, a Feira não se resume apenas à comercialização dos trabalhos e à exposição, a programação inclui ainda lives com expositores, artistas e editores, oficinas para crianças e visitas online aos espaços de venda e produção de impressos em Curitiba.

Confira a programação completa: 
https://www.instagram.com/feiraestopim/ 

-28/05 (19h) Abertura da Feira Estopim com Live de
lançamento da publicação “Detonação” organizada por
Francisco Mallmann e Thalita Sejanes.

-29/05 Lives “De Mesa em Mesa” – visita online aos artistas
e editoras independentes participantes da Feira. Mediação:
Elenize Dezgeniski.
(15h) Rafaela Jammene
(20h) Pat Cividanes, Bem-te-vi Gráfico e Jozé Roberto
da Silva

– 30/05 (19h) Live do Colecionador com Mel Gibss
(16h) Oficina de FlipBook com Simara Ramos e
Oficina A Pintura é um recorte com Cintia
Ribas. Transmissão de Vídeo Oficinas com
Intérprete de Libras. -01/06 Circuito de Impressos – Lives/visita aos espaços de
venda e produção de impressos em Curitiba. A ação tem como
objetivo fortalecer os espaços que há anos movimentam o
comércio de impressos da cidade que estão sendo impactados
pela pandemia do COVID. Mediação de Talita Braga (Arte Logo
Alí). Local: https://www.instagram.com/artelogoali/
(19h) Galeria Ponto de Fuga
(20h) Itiban

-02/06 Programação Circuito de Impressos
Local: https://www.instagram.com/artelogoali/
(17h) Livraria Vertov
(20h) Atelier Silvestre

-05/06 Programação “De mesa em Mesa”
(15h) Leitura-performance do grupo de artista
Mulheres Criacionistas
Local: Youtube da Feira Estopim

Local:https://www.instagram.com/feiraestopim/
(17h) Borogodó Editora, Pomelet
(18h) Ana González, Conde Baltazar, Vanessa C.
Rodrigues
(19h) Membrana Literária

-06/06 Programação “De Mesa em Mesa”
Local: https://www.instagram.com/feiraestopim/
(18h) Editora Medusa, Magnolia Cartonera
(19h) Keythe Tavares
(20h) Encerramento da Feira Estopim e Lançamento
do webdoc “O Inesperado só tem nome depois
que aparece” – Local: Youtube da Feira
Estopim.

SOBRE OS CRIADORES E COORDENADORES DA FEIRA:
Luana Navarro
Artista visual, desenvolve trabalhos com fotografia, vídeo, textos, publicações e performances. Formada em Jornalismo (PUC-PR), com especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea (EMBAP) e mestrado em processos artísticos contemporâneos pela UDESC, em Florianópolis. Participou de exposições no Brasil, Espanha, Estados Unidos e México.

Guilherme Jaccon
Artista, produtor e educador social. Possui graduação em Artes Visuais Licenciatura e GBA em Gerenciamento de Projetos. Atua na elaboração e produção de projetos culturais, em especial nas áreas de artes visuais, projetos pedagógicos e de formação de público. Como artista-educador atua como palestrista, debatedor e oficineiro nas questões que envolvem os vértices Políticas Públicas, Educação, Cultura e Direitos Humanos.

Projeto realizado com o apoio da Copel por meio do PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.
Para saber mais:
www.feiraestopim.com.br
https://www.facebook.com/feiraestopim/
https://www.instagram.com/feiraestopim/