Feira da Vila: arte, cultura e gastronomia

Economia criativa e colaborativa. Talvez essa seja a grande saída para diversos setores sobreviverem aos impactos gerados pela pandemia da Covid-19. E olhando para isso que a empresária Rose Aguiar, sócia administradora da Vila Urbana, em Curitiba, tomou a iniciativa de transformar seu complexo gastronômico em uma collab com artesãos da Feirinha do Largo.

Crédito – Projeção.

A parceria, que tem apoio da Associação Comercial do Paraná, resultou na Vila Urbana Arte, Cultura e Gastronomia que vai funcionar como uma feira permanente para o artesanato regional paranaense. A abertura oficial é nesta sexta-feira, dia 18 de junho, às 11h.

“Quando nos deparamos com todo esse cenário começamos a observar o que estava sendo feito ao redor do mundo. Foi quando conheci a Feira Ix Factory, em Portugal, que promove a união de arte, cultura e gastronomia e pensei, temos o espaço e eles tem o produto e precisam de um lugar para expor. Assim nasceu esse projeto”, explica Rose.

O espaço localizado no coração central de Curitiba, na Marechal Deodoro, foi inaugurado há dois anos e é reconhecido como um importante polo gastronômico. “Sempre buscamos mais um viés cultural, fomos atropelados pela pandemia, logo que abrimos tudo aconteceu. E agora surgiu essa oportunidade de efetivarmos isso e abraçamos a causa e, também, estendermos os braços uns aos outros, considerando que nossos setores foram amplamente prejudicados”, conta ela.

Todo o complexo foi adaptado para receber os artesãos que inicialmente serão 18 de um total de 45 profissionais que vão trazer toda a riqueza do artesanato que curitibanos e turistas encontram na Feirinha do Largo. “Pintura, crochê, peça de arte, antiguidades, enfim, toda a gama encontrada lá teremos aqui”. Inicialmente o sistema de expositores vai atender um rodízio, seguindo todos os protocolos sanitários necessários. Por isso também, irá funcionar no primeiro momento sextas e sábados, das 11h 1as 21h, posteriormente, a ideia é que aconteça diariamente e que todos possam expor juntos. “Estou com boas expectativas para iniciar esse projeto porque a situação dos artesãos está muito difícil desde que a pandemia se instalou. Acredito que tem tudo para dar certo”, relata Wilson Guimarães, artesão de artigos de couro que faz parte da Feirinha do Largo há 52 anos.

Crédito – Projeção.

Para acompanhar a visita do público, há operações com foco em gastronomia e bebidas. Além de possíveis intervenções culturais como shows musicais, esquetes teatrais entre outros. A Feira da Vila, na Vila Urbana Arte, Cultura e Gastronomia funciona sexta e sábado das 11h às 21h. O espaço fica na Rua Marechal Deodoro, 686. Mais informações nas redes sociais @vilaurbana.gastronomia e no site www.vilaurbanagastronomia.com.br.

Serviço
O que: Feira da Vila – Vila Urbana Arte, Cultura e Gastronomia
Onde: Rua Marechal Deodoro, 686
Quando: abertura sexta-feira, dia 18 de junho as 11h
Funcionamento sextas e sábados das 11h às 21h
Contato: @vilaurbana.gastronomia
Hashstags: #vilaurbana #feiradavila #vilaurbanagastronomia #feirinhadolargo