Outro Samba de Marcio Juliano faz circulação virtual pelo Paraná

Outro Samba era para ser um show que circularia presencialmente em várias cidades do interior do Paraná, mas por conta da pandemia, a proposta teve que ser adaptada, o show ganhou formato digital, será transmitido ao vivo pelo Youtube e direcionado para cidades específicas. Nesta primeira etapa de apresentações quatro cidades serão contempladas.

Crédito – Leandro Taques.

Paiçandu, localizada na Região Metropolitana de Maringá, no norte do estado, será a primeira delas a assistir ao show, a apresentação será gratuita, dia 17 de julho (sábado), às 19h, no canal: https://www.youtube.com/channel/UCTxedeBeVf7I6gJYddkKlnA

Na sequência:
-Balsa Nova/PR, dia 18/07 (domingo), às 19h
-Lapa/PR, dia 22/07 (quinta-feira), às 19h
-São Mateus do Sul/PR, dia 24/07 (sábado), às 19h

O show audiovisual é uma colagem sofisticada de 12 clipes gravados em diferentes momentos e espaços, parte deles realizados em 2019 e outra em 2021, durante a pandemia. O clipe que abre o show Eu Quero Um Samba (Janet de Almeida e Haroldo Barbosa), por exemplo, retrata este contexto do isolamento social, foi criado a partir da colaboração de vários artistas que se gravaram dançando em suas casas. O Teatro Guaíra, em Curitiba, foi usado como locação para alguns clipes. O palco, a plateia, as coxias, e os camarins serviram de cenário para as gravações realizadas presencialmente no ano passado, respeitando todos os protocolos sanitários para garantir a segurança dos artistas e da equipe.

Crédito – Luana Navarro.

Outro Samba é um mergulho na Época de Ouro, período representado por uma geração de grandes compositores brasileiros entre 1929 e 1945, mas com uma leitura contemporânea deste universo musical. Conta com virtuoses como Sérgio Albach (clarone e clarinete), que também assina a direção musical, Daniel Migliavacca (bandolim e violão tenor), Lucas Melo (violão 7 cordas) e Luís Rolim (bateria e percussão).

Dorival Caymmi, Wilson Baptista, Noel Rosa, Pixinguinha, Ary Barroso estão presentes no repertório com narrativa diversa que homenageia o samba e suas múltiplas possibilidades, mas que sobretudo evoca a alegria, o amor e a superação da melancolia.

Crédito – Leandro Taques.

“As composições retratam um país que me interessa discutir, refletir e que, ainda hoje, abordam questões relevantes, como no caso da música Pedreiro Waldemar (Wilson Baptista e Roberto Martins) que constrói um edifício e depois não pode entrar. Bem oportuna também é a reflexão de Noel Rosa na mordaz e bem-humorada composição Com que Roupa? (Noel Rosa)”, conta Marcio Juliano que também dirige o trabalho.
Os clipes que compõem o show misturam diferentes linguagens e trazem a participação de muitos artistas.

Crédito – Leandro Taques.

Estão presentes: Orquestra à Base de Sopro de Curitiba na faixa Boneco/Nega do Cabelo, releitura que mescla Nega do Cabelo Duro e Boneca de Pixe, que também conta com a participação das cantoras Érica Silva (Banda Mulamba), Iria Braga, Milena Tupy e da atriz Cassia Damasceno (Companhia Brasileira de Teatro). A cantora Uyara Torrente, da Banda Mais Bonita da Cidade, está em Judiaria de Lupicínio Rodrigues e a performer Giorgia Conceição – Miss G atua em Na Aldeia (Silvio Caldas, Caruzinho e De Chocolat). Tem ainda a participação ilustre de artistas de fora do Paraná, como a cantora Mônica Salmaso, considerada uma das mais importantes do Brasil, em Provei (Noel Rosa e Vadico), e o trombonista Raul de Souza, falecido em junho deste ano, que gravou Na Aldeia.

“Outro Samba é um convite para o compartilhar virtual, para a escuta coletiva que nos leva, através da música, a uma determinada história do Brasil. Uma possibilidade de conexão com nossa ancestralidade na tentativa de compreender os caminhos e as escolhas coletivas que nos trouxeram até aqui”, conclui Marcio.

Crédito – Leandro Taques.

Embora o show seja direcionado para determinadas cidades, poderá ser visto por quem acessar o canal, independentemente de sua localidade no dia e horário programados. Mas, após a transmissão o show não ficará mais disponível online.
Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=hoF8AZJnX2U&t=72s

Projeto realizado com o apoio da Copel, por meio do PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.

REPERTÓRIO DO SHOW OUTRO SAMBA – MARCIO JULIANO
1 – Eu Quero Um Samba / Janet de Almeida e Haroldo Barbosa
2 – Judiaria / Lupicínio Rodrigues
3 – Na Aldeia / Silvio Caldas, Caruzinho e De Chocolat
4 -Louco – pot-pourri
Aos Pés da Santa Cruz / Marino Pinto e Zé da Zilda
Agora é cinza / Bide e Marçal
Preconceito / Wilson Baptista e Marino Pinto
Camisa amarela / Ary Barroso
Morena Boca de Ouro / Ary Barroso
Sem Compromisso / Geraldo Pereira e Nelson Trigueiro
Ela Era Seu Mundo / Wilson Baptista e Henrique Almeida
5 – Provei / Noel Rosa e Vadico
6 – Madrugada e Amor / José Messias
7 – O Mar / Dorival Caymmi
8 – João Ninguém / Noel Rosa
9 – Com que Roupa? / Noel Rosa
10 – Pedreiro Waldemar / Wilson Baptista e Roberto Martins
11 – Boneco / Ary Barroso e Luiz Iglésias Nega do Cabelo / Rubens Soares e David Nasser
12 – Benguelê /Pixinguinha e Gastão Vianna

Crédito – Leandro Taques.

Ficha Técnica:
Direção: Marcio Juliano, Direção Musical: Sérgio Albach, Assistência de direção e Iluminação: Nadja Naira, Gravação, Mixagem e Masterização: Chico Santarosa, Fotografia e Montagem: Alan Raffo
Com Marcio Juliano, Sérgio Albach, Daniel Migliavacca, Lucas Melo, Luís Rolim, Mônica Salmaso, Raul De Souza, Uyara Torrente, Érica Silva, Milena Tupi, Iria Braga, Cassia Damasceno, Orquestra À Base De Sopro De Curitiba, Giorgia Conceição, Bina Zanette e Glaucia Domingos.

Sobre Marcio Juliano
Marcio Juliano é um artista brasileiro. Natural de Curitiba, começou no teatro e na música aos 15 anos. De lá para cá escreveu, compôs, cantou, atuou, dirigiu, dançou, operou luz, foi contrarregra, produziu. Em 2005, fundou a Cia Ilimitada, produtora cultural onde realiza seus projetos. Como cantor, estreou em 2006, Noël, show cênico musical em homenagem a Noel Rosa, com direção de Marcio Abreu e Direção Musical de Sérgio Albach. O disco Noël veio em 2009, com ele Marcio visitou teatros de 25 cidades brasileiras, em mais de 70 apresentações, que tiveram um público de 50 mil espectadores. Seu trabalho mais recente é o projeto Outro Samba, que faz uma releitura das composições da Época de Ouro e inclui a gravação de CD e também DVD e pode ser conferido no site do artista: http://marciojuliano.com.br/

SERVIÇO:
SHOW AUDIOVISUAL MARCIO JULIANO OUTRO SAMBA
Transmissão ao vivo Canal Marcio Juliano no Youtube – link:https://www.youtube.com/channel/UCTxedeBeVf7I6gJYddkKlnA
Datas:
-Paiçandu, dia 17/07 (sábado), às 19h
-Balsa Nova, dia 18/07 (domingo), às 19h
-Lapa, dia 22/07 (quinta-feira), às 19h
-São Mateus do Sul, dia 24/07 (sábado), às 19h

Quanto: Gratuito
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Projeto realizado com o apoio da Copel, por meio do PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.