Ristorantino reúne sofisticação, comida boa e arte em Curitiba

Aliar a alta gastronomia com sofisticação e arte é a proposta do Ristorantino Ópera Arte, restaurante inaugurado recentemente, no Shopping Pátio Batel, em Curitiba e que tem como diferencial um menu contemporâneo em ambiente elegante.

O espaço foi projetado pela arquiteta e proprietária Isabela Aguirra Pilagallo, que também é chef de cozinha formada pelo Centro Europeu. A decoração foi pensada nos mínimos detalhes para um espaço que tem a arte como uma das suas principais propostas.

Crédito – Divulgação.

Uma adega para mil garrafas – projetada com madeira nobre – divide os dois salões. Entre as novidades estão uma grande escultura em alumínio que fica sobre o bar, feita por Isabela, e uma parede com obras de arte da artista plástica India Filipin cedidas pela galeria Zilda Fraletti. O projeto adotado foi o As-built, que preconiza o reaproveitamento de materiais como forma de evitar o desperdício e a geração de resíduos.

Os ambientes – incluindo a enorme varanda com vista para o bosque – é um dos diferenciais do restaurante e que favorece a absorção de luz natural. O projeto luminotécnico é 100% com luminárias de led. Segundo Isabela, aliar as duas profissões – a de arquiteta e chef de cozinha – tem feito a diferença para administrar o negócio em um ano tão atípico. “O curso de chef nos prepara para administrar negócios na área de gastronomia e isso fez toda a diferença na gestão do restaurante”, conta.

Além disso, a formação como arquiteta contribui para a proposta de oferecer um projeto diversificado ao público curitibano, que é conhecido por sua exigência.

Para o diretor acadêmico do Centro Europeu e supervisor dos cursos de gastronomia, Rogério Gobbi, o sucesso do Ristorantino demonstra que – seja em tempos de pandemia ou não – para um negócio prosperar precisa ser administrado por pessoas com conhecimento. “A Isabela é uma profissional muito talentosa e que aliou conhecimento em outras áreas de atuação para empreender. Gastronomia não envolve apenas cozinhar, mas também fazer a gestão do negócio, o que é fundamental”, ressaltou Gobbi.

Comida italiana
Com foco na gastronomia italiana, estão entre os diferenciais do restaurante Ristorantino Ópera Arte o toque brasileiro nos pratos preparados pelo chef Marcos Rodrigues. O menu inclui massas com frutos do mar, pizzas, foccacias e burratas – a gastronomia moderna da Itália.

A apresentação dos pratos é impecável, o serviço de qualidade e o ambiente agradável. “Temos alguns pratos do dia com entrada, prato principal e sobremesa para as refeições em horário de almoço”, diz Isabela.

O Ristorantino é comandado por Isabela e sua irmã Rafaela Pilagallo. A família também é proprietária do restaurante e espaço de eventos Ópera Arte que funciona junto à Ópera de Arame, cartão postal de Curitiba.

O Ristorantino Ópera Arte abre de segunda a sábado com horários especiais devido à pandemia. De segunda a quinta-feira do meio-dia às 14h30, para o almoço, e das 18h às 21h30 para o jantar. Sexta e sábado do meio-dia às 21h30. Aos domingos não abre. O restaurante não está atendendo na modalidade delivery.