NPA promove masterclass com roteirista da série “Manhãs de Setembro”

“A Construção da Personagem e a Ética da Representatividade” é o tema da próxima masterclass (on-line) que o Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba (NPA) irá oferecer. As aulas serão ministradas por Alice Marcone, atriz e roteirista, que entre seus trabalhos está a série “Manhãs de Setembro”, destaque na Amazon Prime Vídeo. O evento é gratuito e será realizado nos dias 25/09 e 02/10, das 10h às 12h.

Nas aulas, será analisada a filmografia de diferentes épocas e gêneros, com personagens trans ou de performatividades de gênero deslocadas da cisgeneridade. A masterclass vai discutir a construção da personagem no audiovisual e os diferentes mecanismos que podem ser usados a partir de conceitos da dramaturgia, da história da arte, da teoria fílmica e literária, conforme o campo narrativo. Alice Marcone colocará esses conceitos em interlocução com autores da filosofia e dos estudos queer para analisar quais sentidos essas construções podem estabelecer, fazendo reflexões críticas sobre escolhas estéticas e suas relações com a ética da representatividade.

Roteirista e atriz Alice Marcone. Crédito – Divulgação.

Os encontros serão on-line e gratuitos. As inscrições iniciam no dia 13 de setembro (segunda-feira), com vagas são limitadas. Para se inscrever, basta acessar: www.tambormultiartes.com

Sobre Alice Marcone
Graduada em Psicologia pela USP, Alice Marcone roteirizou as séries “Manhãs de Setembro” para a Amazon Prime Vídeo, “De Volta aos 15” para a Netflix, “Noturnos” para o Canal Brasil e foi colaboradora de roteiro de “Todxs Nós” da HBO. Atuou nas três últimas séries citadas e foi atriz protagonista do curta-metragem “Bonde”, exibido no Festival Internacional de Curta- Metragem de Clermont-Ferrand e ganhador de diversos prêmios no Brasil. Apresentou e roteirizou o reality show “Born to Fashion”, no canal E! Entertainment. É a primeira mulher trans a lançar uma carreira no sertanejo, com os singles “Pistoleira” e “Noite Quente”. Compôs também trilha sonora original da série “Toda Forma de Amor” dirigida por Bruno Barreto para o Canal Brasil.

Realização: Tambor Multiartes. Projeto realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.

SERVIÇO:

Masterclass: A Construção da Personagem e a Ética da Representatividade (on-line)
Data e Horário: 25/09 e 02/10 (sábados), das 10h às 12h
Ministrante: Alice Marcone
Inscrição: A partir do dia 13/09, pelo site: www.tambormultiartes.com
Quanto: Gratuita, com vagas limitadas.