Conheça as melhores cervejas caseiras do Paraná

Aconteceu no último final de semana o X Concurso Paranaense de Cervejas Feitas em Casa, na sede de Gastronomia do Centro Europeu, em Curitiba. O evento é promovido pela Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses (Acerva), e nessa edição contou com o apoio do Centro Europeu.

Crédito – Divulgação.

A medalha de ouro do “Best Of Show”, que define os três melhores rótulos do evento, ficou com o curitibano Jean Nascimento, que produziu a cerveja “Grand Cru 2019”, no estilo Wild Specialty Beer.

“Foram anos produzindo e estudando sobre cervejas, sobre os insumos, fermentos e processo de produção com o meu parceiro Wagner Stumpf. Essa cerveja ficou maturando mais de um ano e oito meses no barril, além de aproximadamente um ano na garrafa até o concurso”, afirma o vencedor.

A prata foi para Foz do Iguaçu, com o cervejeiro Plati Pedraja. Ele fez a cerveja “Arlovi Rauchbier”, no estilo Rauchbier. O bronze está em Maringá, com Flávio Meneguetti, que fez a cerveja “Meu Porão”, no estilo Kellerbier.

Crédito – Divulgação.

Do total dos 140 rótulos inscritos no concurso, nove vencedores vão participar da Copa Acerva Brasil. Foram classificados os ouros de cada categoria, entre elas: Lagers claras; Amber Lager, Dark Lager & Bock; Pales Ales; IPAs e Amber Ale & Brown Ale.

De acordo com o vice-presidente da Acerva e diretor de prova, Daniel Dallagassa, o nível das amostras inscritas foi surpreendente. “Eu nunca tinha visto um Best Of Show com um nível tão alto. A cerveja que ganhou é envelhecida em barril e tem uma dificuldade técnica enorme em ser feita. O cervejeiro entregou uma bebida em padrão de classe mundial. Foi excepcional”, afirmou.

O presidente da associação, Lenir Filho, afirma que a expectativa de premiação das cervejas paranaenses na Copa Brasil é alta. “Os resultados expressam uma franca evolução do cervejeiro caseiro, com cervejas cada vez mais elaboradas e bem executadas”.

Crédito – Divulgação.

Para Rogério Gobbi, diretor Acadêmico do Centro Europeu, “foi uma experiência única poder abrigar em nossa estrutura de gastronomia, um concurso dessa grandeza, além de contribuir com a divulgação e valorização da cerveja artesanal, considerando ainda, que há mais de 6 anos o Centro Europeu incluiu em seu portfólio, o curso de Beer Sommelier & Home Brewer, pois sempre acreditamos no crescimento e na profissionalização desse setor”. Esse concurso vem coroar nossa aposta”.

O resultado de cada categoria está disponível em: https://bit.ly/2YOjAYx . A 1ª Copa Brasil, vai acontecer em Brasília, entre os dias 06 e 07 de novembro.

APRENDA A PRODUZIR CERVEJAS ARTESANAIS – Os amantes de cervejas que desejam se especializar podem ingressar no Curso Beer Sommelier & Home Brewer que é oferecido nos formatos presenciais e online pelo Centro Europeu. Além de preparar o aluno para produzir sua própria cerveja, o curso ensina técnicas de degustação, análise sensorial e harmonização gastronômica com a bebida.

São ministradas aulas de insumos, produções, técnicas de harmonização e contamos também com técnicas de serviços da bebida e glassware – adequação de taças à bebida. Os alunos recebem um case com taças para degustação, livro de conteúdos, caderno de análise sensorial, abridor de cerveja, kit de análise sensorial (on off flavors) e aproximadamente 40 rótulos de cervejas das principais escolas cervejeiras mundiais, para que possam acompanhar as degustações que serão conduzidas para cada aula.