Evento em Curitiba reúne grandes nomes do skate

Entre os dias 29 e 31 de outubro, as feras do skate Pedro Barros, Yndiara Asp e Gui Khury vão marcar presença no Low Park Invitational. O evento que acontece em Curitiba é uma competição dedicada a categoria profissional na modalidade Park, feminino e masculino, mas que também recebe cinco skatistas amadores convidados.

Crédito – Divulgação.

Segundo o medalhista olímpico Pedro Barros, a competição resgata as raízes do skate. “Achei muito legal o formato. Lembra muito os campeonatos ‘das antigas’, mais descontraídos. E está reunindo muito skatista bom e grandes amigos. Essa é a essência do skate”, afirma.

Para o atleta local, Gui Khury, além de estar em sua cidade natal, local inclusive onde tem a GreenBox – seu próprio centro de treinamento, o evento é desafiador. “Estou muito animado. Já conheço a Low Park e vai ser demais andar entre amigos e em casa”, ressalta.

Outra atleta que também participou das Olimpíadas de Tóquio e estará na primeira edição do Low Park Invitational, é catarinense Yndiara Asp. “É um evento que vai fugir da competição convencional. É importante para nossa geração participar de campeonatos assim, que são mais descontraídos. Ainda existe a competição, mas é uma pressão menor. Além disso, é bom ver a modalidade feminina crescendo e com bastante quórum em competições assim”, explica.

Na sexta-feira (29), acontecem as eliminatórias masculino e feminino. No dia seguinte, será disputada a semifinal masculina, além da Best Trick, campeonato de melhor manobra no qual os competidores terão um dia mais livre e tranquilo, podendo arriscar suas melhores manobras. Já no domingo, é o dia das finais masculinas e femininas.

Sobre Pedro Barros
Natural de Rio Tavares, bairro de Florianópolis- SC, Pedro Barros é um dos principais nomes do skate mundial. Aos 26 anos recém completados em março de 2021, o atleta coleciona 10 medalhas nos X-Games, sendo 6 de ouro, 8 títulos mundiais na modalidade Park, foi campeão mundial pelo Word Skate, entre outros. Mas nenhum desses trouxe ao atleta a visibilidade da vitória mais recente, a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tokio.

Sobre Yndiara Asp
Nascida e criada em Florianópolis – SC, Yndiara Asp é hoje um dos principais nomes do skate feminino mundial. Não por acaso, é também a região de outros grandes talentos do esporte que cresceram rodeados por pistas e todo lifestyle do surf e skate no bairro Rio Tavares. Yndi, como é conhecida, foi uma das três skatistas que representaram o Brasil na categoria Park nos Jogos Olímpicos de Tóquio chegando em 8º lugar nas finais.

Sobre Gui Khury
Gui Khury nasceu para ser um fenômeno no esporte e, desde cedo, a vida o levou para as pistas de skate. Com apenas 5 anos de idade, ele já impressionava mostrando habilidade e coragem para encarar manobras de “gente grande”, fazendo altos aéros e giros nas mega rampas de quase 30 metros de altura. Hoje, com 12 anos, o menino prodígio coleciona feitos inéditos, recordes mundiais certificados pelo Guinness World e é a maior promessa para o futuro do skate masculino.

Em julho deste ano, Gui fez história ao ser o primeiro skatista a completar, em um campeonato, o 1080° – três giros completos no ar – em uma pista vertical, e o mais jovem atleta a ganhar medalha de ouro no XGames, a maior e mais conceituada competição de esportes radicais. O feito também superou o recorde do americano Tony Hawk, conhecido como a lenda do skate.