Instituto da Cerveja Brasil apresenta aulas híbridas em Curitiba

Autoridade no tema há 11 anos, o Instituto da Cerveja Brasil (ICB) – maior escola de capacitação cervejeira do país -, conta agora com seus reconhecidos cursos em modelo híbrido – unindo aulas presenciais e digitais. O formato é fruto de um movimento constante dos sócios-diretores Alfredo Ferreira, Estácio Rodrigues e Kathia Zanatta para oferecer soluções consistentes e atuais. Tanto o pioneiro curso de Sommelier de Cervejas, fundado em 2010, quanto o Avançado de Tecnologia Cervejeira, que possui parceria com a universidade alemã de Weihenstephan, já estão com turmas abertas em diversos estados do Brasil.

Crédito – Divulgação.

Na prática, no modelo híbrido, a diferença é que o aluno passa a ter a carga horária teórica em salas de aula on-line. O tempo de duração e a ementa dos cursos seguem sendo os mesmos, assim como os professores destacados para cada especialização. As atividades que necessitam ser realizadas em formato presencial também continuam assim. O critério dos diretores é simples: não prejudicar as experiências necessárias à formação qualitativa dos alunos.

Nesta medida, as práticas ao vivo são fundamentais. Para o curso de Sommelier, por exemplo, são presenciais as aulas de degustação, prática de chope, análise sensorial e off flavour, harmonização e visita à fábrica. Já para as turmas de Tecnologia Cervejeira, a lista inclui as aulas de off flavour, visitas às cervejarias e master brew – para fabricação de cerveja em uma microcervejaria.

Entre as vantagens ampliadas pelo formato, Alfredo, Estácio e Kathia destacam a oportunidade de contemplar cada vez mais pessoas que desejarem entrar no universo da cerveja: “Nosso principal objetivo é facilitar o acesso à educação cervejeira. No formato híbrido, o aluno que mora em cidades onde ainda não temos presença ganha a chance de fazer o curso com a mesma qualidade e possibilidade de networking, mas com menores deslocamento e preço competitivo”, explica o trio.

Confira abaixo o calendário de próximos cursos híbridos:

Curitiba
10/11 – Avançado de Tecnologia Cervejeira Híbrido
25/11 – Sommelier de Cervejas Híbrido

Serviço

Instituto da Cerveja Brasil (ICB): www.institutodacerveja.com.br / @institutodacerveja

Endereço da sede: Avenida dos Carinás, 417 – Moema – SP

Sobre o ICB

Fundado em 2010 pelo mestre-cervejeiro Alfredo Ferreira, o administrador Estácio Rodrigues e a primeira biersommelière brasileira, Kathia Zanatta, o Instituto da Cerveja Brasil (ICB) é a primeira e maior escola de capacitação cervejeira do país. Desde seu surgimento, foi fundamental para a configuração da cena da cerveja no Brasil e já formou mais de 11.000 alunos – muitos, hoje, ocupando posições de destaque na cadeia cervejeira nacional.

Com sede em São Paulo, o ICB possui atuação em mais de nove estados brasileiros, entre eles Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Bahia e Ceará. A escola conta com um time de professores de ponta que acompanham os alunos por diversos cursos relacionados ao mercado cervejeiro. Na grade, destacam-se a formação de Sommelier de Cervejas – curso pioneiro, que deu origem ao Instituto – e o Avançado de Tecnologia Cervejeira, parceiro da universidade alemã de Weihenstephan, reconhecida como a maior formadora de mestres-cervejeiros do mundo.