Paranaguá recebe a 4ª edição do festival de humor Hahanaguá

A cidade de Paranaguá, no litoral paranaense, recebe a quarta edição do Hahanaguá – Festival de Humor de Paranaguá, que vai de 19 a 28 de novembro, com espetáculos de stand-up e comédia, conduzidos por famosos nomes nacionais do humor. As apresentações, em comemoração aos 40 anos da Cattalini Terminais Marítimos, ocorrerão no Teatro Municipal Rachel Costa, seguindo todos os protocolos de segurança relacionados ao combate contra o coronavírus.

Com seis dias de apresentações, que também contará com a abertura diária de humoristas parnanguaras, no 19 de novembro (sexta-feira), a partir das 20 horas, o palco ficará por conta de Diogo Portugal, um dos pioneiros do stand-up comedy no Brasil. Na TV, destacou-se com o personagem Elvisley, o “Office boy” do Programa “Zorra Total”, da Rede Globo, e em participações no “Fantástico” no quadro “Stand-up nosso de cada dia”. Também é criador e idealizador do “Fritada”, programa que começou na internet e fez sucesso no canal Multishow. Atualmente Diogo Portugal faz parte do elenco da “Praça é nossa” e seu quadro de humor “Fakelive” é veiculado no programa do Ratinho. Também é curador e idealizador do pioneiro festival de humor do País, o Risorama, que ocorre durante o Festival de Curitiba.

Já no dia 20 de novembro (sábado), também a partir das 20 horas, quem sobre ao palco é a hilária Nany People, uma das artistas mais multifacetadas do País, em que quebrou barreiras e foi uma das pioneiras da televisão brasileira. Integrou o elenco de diversos programas como Goulart de Andrade, Programa Hebe, Xuxa Meneghel, Flash, A Praça é Nossa, Cante Se Puder, entre outros. Além de ter construído uma extensa carreira no Teatro, Rádio e Cinema. Recentemente estrelou no elenco da novela O Sétimo Guardião, da Rede Globo, escrita por Aguinaldo Silva, interpretando o químico trans, Marcos Paulo Pianowski. Ainda na Globo, Nany participou do programa Popstar onde pode apresentar em shows inesquecíveis, seu talento também como cantora, apresentando mais essa sua faceta ao grande público.

No dia 21 de novembro (domingo), a partir das 19 horas, chega pela primeira vez em Paranaguá o fenômeno do humor Igor Guimarães. Com seu estilo diferenciado de contar suas piadas, tiradas rápidas e uma voz bem particular, se destacou logo no início da carreira. Participou do quadro “Master Trash”, no Pânico na Band e, por conta deste sucesso, foi contratado pelo programa, onde criou os personagens Boneco Josias e Índio Ana Jones. Após o fim do programa na TV, Igor permaneceu contratado na Rádio Jovem Pan. Em 2017, lançou a música e o clipe “Vem Chegando na Boate”, que concorreu à melhor música do ano em levantamento da revista Rolling Stone.

Continuando a programação na semana seguinte, no dia 26 de novembro (sexta-feira), a partir das 20 horas, é a vez do comediante e músico Marcelo Marrom. Com grande experiência na área do humor publicitário, criou vários jingles de destaque, entre eles, alguns famosos do Multishow. Contou com quadros de humor em vários programas da televisão brasileira, como o “Mulheres” e o “Altas Horas”, com Serginho Groisman, na Rede Globo, bem como jurado do Prêmio Multishow de Humor, canal em que também conduziu os programas “Queimando a Roda”, “Tá Rindo de Que?”, bem como participação no “Treme-Treme”. Além de ter composto músicas para os grupos KLB e Inimigos da HP, Marrom integrou, em2010, o elenco do programa Legendários, da Record, apresentado por Marcos Mion.

Para completar, no dia 27 de novembro (sábado), também a partir das 20 horas, é a vez de Victor Sarro. Um dos principais nomes da nova geração de humoristas no Brasil, atuou ao lado de Fábio Porchat no Comédia em Pé, o primeiro grupo de stand-up do país. Venceu o concurso O Mais Novo Talento do Humor do Brasil, no programa Tudo é Possível, da Record TV. Na Globo, foi repórter e redator do programa Encontro com Fátima Bernardes, bem como redator e integrante do elenco do Esquenta, com Regina Casé, e do Altas Horas, além de roteirista do Vídeo Show. Na Record, atuou no Programa do Porchat participou da quinta temporada do talento show Dancing Brasil. Apresentou os programas “Queimando a Roda” e “Fritada” no Multishow, além de conduzir um programa ao lado da cantora Anitta, em “Anitta Entrou no Grupo”. Atualmente é forte nas redes sociais.

E fechando a programação, como uma atração pedida pelos parnanguaras, no dia 28 de novembro (domingo), a partir das 19 horas, o showman Marcus Cirillo, um típico e engraçado homem do campo, bruto, parrudo, sistemático e cheio de personalidade. Começou conquistando a região Centro-Oeste de São Paulo e hoje faz sucesso pelos quatro cantos do Brasil, tendo se destacado no Prêmio Multishow de Humor, em 2017, como também um dos mais comentados participantes do Comedy Central. Cirillo, com seu estilo único, vem para mostrar que todo mundo precisa de um toque interiorano, com um humor “sem frescuras” e cheio de atuações, fazendo tanto os “homens do campo” como os “da cidade grande” rirem muito.

O Hahanaguá é realizado pela Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, com apresentação da Cattalini Terminais Marítimos. Todos os espetáculos contam com interprete de Libras e audiodescrição. Para acessar o evento é necessário usar máscara e apresentar documento com foto. Acompanhe as novidades por meio das redes sociais oficiais, pelo Facebook @hahanagua e pelo Instagram @hahanagua

Confira a programação do Hahanaguá 2021:
✅ 19/11 – 20h – Diogo Portugal
✅ 20/11 – 20h – Nany People
✅ 21/11 – 19h – Igor Guimarães
✅ 26/11 – 20h – Marcelo Marrom
✅ 27/11 – 20h – Victor Sarro
✅ 28/11 – 19h – Marcus Cirillo

Serviço:
Hahanaguá – Festival de Humor de Paranaguá
Data: de 19 até 28 de novembro (finais de semana)
Local: Teatro Municipal Rachel Costa
(Rua XV de Novembro, 87 – Centro Histórico)
Valor: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Confira a programação completa pelo site www.hahanagua.com.br
Necessário apresentação de documento com foto o e uso obrigatório de máscara
Classificação: 18 anos
Apresentação: Cattalini Terminais Marítimos
Realização: Ministério da Cidadania | Secretaria Especial da Cultura
Todos os espetáculos contam com interprete de Libras e audiodescrição.