Centro fica mais colorido com murais de artistas mulheres

A região do parque Passeio Público, em Curitiba, está mais colorida com a pintura de dois murais de quase 200 metros quadrados cada. Idealizado pela produtora Mucha Tinta e encabeçado pelo coletivo Muchas Minas, que promove obras produzidas por artistas mulheres, o projeto juntou a espanhola Marina Capdevila e a paranaense Cris Pagnoncelli para dar ainda mais cor à cidade.

Crédito – Natália Brunetta.

O mural de Capdevila, uma das maiores muralistas do mundo, traz elementos de diferentes povos que constituíram a capital e é inspirado pela beleza que não segue padrões estéticos. “A diversidade será retratada por meio de um almoço diário em casa, com uma migrante anônima que já morou no bairro e moldou a personalidade do lugar que se enriquece com a contribuição de tantas culturas”, afirma a artista, que veio ao Brasil com apoio do escritório da Cooperação Espanhola para promover talentos artísticos espanhóis no exterior a fim de fortalecer as relações entre a Espanha e países latino-americanos.

Crédito – Rosana M Ferreira de Oliveira.

Com o primeiro mural produzido à esquerda, Pagnoncelli segue na pintura da parede ao lado. Ela decidiu trazer uma palavra que se conecte com muita gente, mesmo que de forma individual: “coragem”. “Coragem para quebrar barreiras, coragem para sair da zona de conforto, coragem para mudar. É muito especial colocar uma arte com desenho de letras que busca trazer essa mensagem ligada ao meu momento, ao local em que estou pintando e ao contexto da cidade. Estou realizando um sonho de ter minha primeira empena solo onde vivo”, comenta a artista.

Marina Capdevila. Crédito – Natália Brunetta.

Comemorando 60 anos em 2021, a fabricante de tintas decorativas Suvinil apoiou o projeto com a doação de produtos para a pintura dos murais ao lado da loja especialista Tintas Verginia. “Curitiba é uma grande metrópole que vive intensamente a questão urbana. Arte e cultura se misturam nesta cidade formada por pessoas de locais diversos do país e do planeta”, analisa José Marcio Vasconcellos, Gerente Comercial Sênior para região Sul na BASF, detentora da marca. “Para nós, a pluralidade brasileira é um princípio. As obras de Marina Capdevila e Cris Pagnoncelli refletem toda essa riqueza local que tanto prezamos e valorizamos.”

Crédito – Natália Brunetta.

O Coordenador de Marketing na Tintas Verginia, Rodrigo Bathke, conta que a missão da empresa é tornar o mundo mais colorido, melhor e cheio de vida. “Apoiamos ações de pintura, de escolas municipais, de murais em grande escala, de artistas locais. Isso tudo reflete em Curitiba e no comportamento de seus moradores. Suvinil já é nossa parceira há 30 anos, e agora estamos incentivando a cultura local juntos.” O projeto da Mucha Tinta foi captado durante a pandemia da covid-19 por meio de mecenato, prática de estímulo, patrocínio e incentivo à produção cultural, e agora seguiu para a parte da pintura, dando mais cor e arte para a cidade.

Serviço:
Mural Marina Capdevila e Cris Pagnoncelli
Local: Rua Presidente Faria, 431, Centro – Curitiba – PR