Global Game Jam 2022 Curitiba: PUCPR promove maratona de criação de jogos

Os entusiastas dos jogos, sejam eles digitais, de tabuleiro e até mesmo gincanas, começam 2022 com uma oportunidade muito especial. É que entre 25 e 30 de janeiro a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) promove a 13ª edição da maratona de criação de jogos Global Game Jam Curitiba (#ggjcwb22). O evento é gratuito, aberto a desenvolvedores em geral e neste ano ocorre em formato híbrido, com encontros online e possibilidade de participação presencial. As inscrições estão abertas até segunda-feira, dia 24 de janeiro.

Crédito – Divulgação.

O Global Game Jam é realizado em Curitiba desde 2010, pelo curso de Jogos Digitais da Escola Politécnica da PUCPR, e faz parte da iniciativa Global Game Jam, que promove o hackathon de games anualmente em diversos países. A sede curitibana do evento é uma das maiores do mundo em termos de produção e participação. A expectativa para 2022 é que mais de 600 desenvolvedores marquem presença e que uma centena de jogos sejam elaborados.

“Durante o Global Game Jam Curitiba, os participantes vão desenvolver jogos digitais, de realidade virtual ou aumentada, jogos de tabuleiro, livros-jogo, escape rooms, aventuras de RPG, entre outras iniciativas ligadas ao universo dos games. Importante ressaltar que o nível de experiência do desenvolvedor, se é amador ou profissional, não importa, pois todos são bem-vindos para esse momento de troca de conhecimento”, afirma o professor Bruno Campagnolo, coordenador do curso de Jogos Digitais da PUCPR e organizador do evento.

Em 2022, o evento será híbrido, com atividades online e encontros presenciais na PUCPR com vagas limitadas para os participantes que optarem pela modalidade, com todos os cuidados sanitários necessários sendo tomados para evitar a propagação da Covid-19. Haverá transmissões e todo o suporte necessário para aqueles que preferirem participar somente de casa, pelo YouTube, Discord e Twitch.

Entre 25 e 27 de janeiro serão realizadas atividades de aquecimento, como lives e mentorias, para ajudar na preparação para a maratona, que começa no dia 28. Todos os inscritos receberão mais informações no e-mail cadastrado e pelo Discord do evento (https://discord.com/invite/Qm2PE6peZQ).

A maratona
O pontapé inicial do Global Game Jam Curitiba será uma live no dia 25 de janeiro, quando os desenvolvedores formam equipes (ou vêm com equipes já formadas) e se dedicam a criar novos jogos de todos os tipos. Não é obrigatório usar todo o tempo do evento para a atividade, mas é importante se organizar. Qualquer tipo de jogo pode ser desenvolvido, contanto que encaixe no tema, que será divulgado com um dia de antecedência.

Crédito – Divulgação.

Algumas possibilidades são jogos digitais, de tabuleiro, games de realidade virtual ou aumentada, jogos que envolvam hardware, modificações de jogos existentes, esportes e gincanas, escape room, vídeos interativos, histórias interativas, aventuras de RPG e livros-jogo. Artefatos como vídeos de streaming e até cosplay também são bem-vindos. Durante a tarde do dia 30, a Global Game Jam Curitiba fará uma live aberta ao público em geral, para que os trabalhos sejam conhecidos por todos os interessados.

Serviço:
Global Game Jam Curitiba 2022
De 25 a 30 de janeiro de 2022
Evento gratuito
Programação, inscrições e mais informações: https://eventum.pucpr.br/ggjcwb22