Vem aí a 7ª edição do Comida di Buteco em Curitiba

Dois anos após o início da pandemia de Covid-19, que atingiu duramente o segmento de bares e restaurantes, o Comida di Buteco segue firme nos seus propósitos de transformar vidas através da cozinha de raiz e anuncia a 7ª edição do concurso em Curitiba. Desta vez serão 31 bares participantes – um aumento de 47% em relação ao evento de 2021 – disputando o título de melhor buteco de Curitiba. O evento será de 08 de abril a 01 de maio.

Os vencedores 2021. Crédito – Marta Cavalcanti.

Durante esses 24 dias os curitibanos poderão visitar os bares participantes, provar o petisco concorrente e dar nota em quatro quesitos – atendimento, higiene, temperatura da bebida e o próprio petisco. O tira gosto leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma.

Ao mesmo tempo em que o público conhece os 31 concorrentes, um grupo de jurados visita os butecos e também dá a sua nota. Esse grupo é formado por chefs, amantes da gastronomia e do bom buteco, além de influenciadores. Ao final, a nota do público tem o peso de 50% e do júri também. É dessa média que saem os vencedores e também os desclassificados – os últimos colocados são convidados a descansar por um aninho e novos bares entram na disputa.

Nesta edição o concurso não terá um tema específico, ou seja, a imaginação vai rolar solta. As únicas regras são: não existem petiscos iguais e o valor fixo será de R$ 27. Na última edição, o bar Armazém do Espetinho foi o vencedor, seguido pelo Schnaps Bar em segundo, e pelo Casa Velha em terceiro.

2ª etapa: O melhor buteco do Brasil

O Comida di Buteco acontece em mais de 40 cidades ao mesmo tempo, literalmente de Norte a Sul do País. Neste ano serão mais de 800 butecos espalhados pelo País concorrendo ao título. Após a escolha do melhor de cada cidade acontece a 2ª etapa: eleger o melhor dos melhores! Em junho, uma comissão de jurados escolhida especificamente para essa missão vai visitar os campeões de cada cidade. Nessa etapa o público não participa dando nota. O vencedor leva a cidade e o buteco ao pódium da cozinha de raiz do Brasil.

Como surgiu?

Criado no ano 2000, em Belo Horizonte, o objetivo do projeto é instigar a criatividade e inovação dos bares e eleger o melhor buteco da cidade e também do Brasil. Os bares que participam são escolhidos a dedo e convidados para participar. Eles devem necessariamente ser estabelecimentos familiares, com o proprietário literalmente à frente do negócio e atrás do balcão no dia a dia. Esses critérios são essenciais porque o concurso tem o objetivo de ser uma plataforma de transformação social.

Em breve serão divulgadas a lista de bares participantes e petiscos. O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas. Nenhum buteco paga absolutamente nada para participar.

Serviço
Comida di Buteco Curitiba
De 08/04 a 01/05
www.comidadibuteco.com.br