Livro propõe práticas artísticas para serem realizadas coletivamente

No sábado,19 de março, das 9h às 17h, acontece o lançamento do livro: Vamos Fazer Juntos, uma publicação lúdica, voltada para todas as idades, que apresenta práticas artísticas para serem realizadas coletivamente. O evento irá acontecer em sistema drive-thru, no estacionamento do Hospital Pequeno Príncipe da Avenida Iguaçu.

Crédito – Lucas Amorim.

A publicação, de autoria de André Mendes e Priscyla Alma, tem a intenção de provocar o encontro e proporcionar diversão em conjunto, despertando o melhor de cada participante e promovendo convivências criativas. Pela manhã, no dia do lançamento, além da distribuição gratuita do livro, André realizará a pintura de um mural artístico ao vivo.

O livro foi escrito em 2021, durante a pandemia de COVID-19, um momento em que estar junto ficou intensamente em pauta. Mas a proposta foi idealizada antes, quando o artista André Mendes, durante sua jornada como arte-educador, percebeu a grandeza e a importância de estar junto e de se conectar, principalmente em momentos tão difíceis como a estadia em um hospital.

Crédito – Lucas Amorim.

Surgiu então a ideia de produzir um material que funcionasse como um fio invisível, convidando as pessoas a estarem juntas de outra forma, fugindo dos afazeres do dia a dia, possibilitando conexões em formato de brincadeira. Com a participação da psicóloga Priscyla Alma, que há bastante tempo pesquisa e se relaciona com o universo infantil e suas possibilidades, o livro-atividade ganhou texto e forma.

Além da distribuição gratuita de 3.000 exemplares da publicação para pacientes e familiares do Hospital Pequeno Príncipe, bibliotecas, escolas públicas e para o público em geral, a publicação também poderá ser acessada gratuitamente no link: https://bit.ly/livrovamosfazerjuntos

O projeto Vamos Fazer Juntos também realizou a criação de um mural em azulejo cerâmico que será instalado no interior do Hospital Pequeno Príncipe. A autoria desta obra de arte é coletiva: 500 profissionais da instituição participaram da ação de forma remota. Entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, os colaboradores receberam um kit contendo 4 peças de azulejo e decalques. Cada um levou seu kit para casa, fez sua própria arte e devolveu para que o processo tivesse continuidade. A instalação do mural será feita no primeiro semestre de 2022 em um ambiente interno do Pequeno Príncipe e ocupará uma área de cerca de 45 metros quadrados.

Crédito – Lucas Amorim.

Como contrapartida social do projeto, foi realizada a pintura de um mural do artista André Mendes na Escola Municipal Senador Enéas Faria, em Curitiba. O processo foi registrado em vídeo e editado em formato de tutorial, apresentando noções básicas de como fazer um mural artístico e outras informações importantes para a prática. O vídeo é destinado para 350 alunos da rede municipal de ensino de Curitiba e disponibilizado para a comunidade em geral nas redes sociais do projeto. Vamos Fazer Juntos foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo e conta com patrocínio de: Blau Farmacêutica, Guararapes, M.A. Máquinas, Plaenge, A. Yoshii, Agrosul Catarinense, Serdia, Boulos.

VAMOS FAZER JUNTOS
Drive-thru de lançamento, com distribuição gratuita dos livros e pintura de um mural ao vivo realizada pelo artista André Mendes
Dia 19 de março de 2022, das 9h às 17h no Estacionamento do Hospital Pequeno Príncipe (Av. Iguaçu, 1503)
Para acessar a versão on-line do livro: https://bit.ly/livrovamosfazerjuntos
REDES SOCIAIS DO PROJETO:
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC8UOhYkzKgL9j0GB8gDI1XQ
Instagram: https://www.instagram.com/livrovamosfazerjuntos/
Facebook: https://www.facebook.com/livrovamosfazerjuntos