Curso gratuito capacita mulheres para profissionalizar gestão

Lançar-se a um oceano de incertezas: essa é uma boa definição para o ato de empreender. A tarefa é instigante e quando é encabeçada por mulheres torna-se ainda mais desafiadora. Não se trata de uma percepção: pesquisas confirmam que o público feminino enfrentou dificuldades adicionais na condução de um negócio em virtude da pandemia.

Estudo do Sebrae divulgado recentemente apontou que o número de empreendedoras brasileiras encolheu. No final do terceiro trimestre de 2019, elas representavam 34,5% do total de empreendedores no país. Mas, no mesmo período em 2020, o número passou para 33,6%. À primeira vista, a queda na percentagem parece pequena. No entanto, representa uma perda de 1,3 milhão de mulheres à frente de um negócio.
A boa notícia é que as empreendedoras que resistiram bravamente aos solavancos da crise imposta pela Covid-19 não estão sozinhas. Elas contam com uma rede de apoio para dar suporte para o público feminino que quer tirar sua ideia do papel ou profissionalizar a gestão de um CNPJ que já existe.

Estamos falando de um grupo de voluntárias que fazem parte do Comitê de Empreendedorismo do Grupo Mulheres do Brasil, núcleo Curitiba, liderado pela empresária e mentora Lênia Luz. Juntas, elas promovem o Programa “Elas Empoderam Empreendendo”, que está com as inscrições abertas até o próximo dia 15 de março, por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdi0mQ6AxUn7tvcaVP-9xr2LZFbIcU9eM6yp25MBtmd7txYWw/viewform.

Curso online
A capacitação é gratuita e, desde a chegada do Coronavírus, migrou para a plataforma online. As candidatas passam por um processo seletivo e as próximas selecionadas irão participar da 8ª turma, que inicia em 29 de março.

A seleção é aberta para empresárias e empreendedoras de qualquer lugar do mundo – formalizadas ou não – e por mulheres que desejam empreender. Desde que dominem o idioma português, todas as interessadas podem pleitear uma vaga.
“Por ser uma formação online, extrapolamos as fronteiras de Curitiba, onde começamos esse trabalho voluntário, e chegamos aos rincões do Brasil. O mundo mudou com a pandemia da Covid-19 e a necessidade do distanciamento consolidou o Programa “Elas Empoderam Empreendendo” na modalidade EAD. Nós, que somos voluntárias nessa causa tão nobre, que é difundir conhecimento, fomos desafiadas pelo Coronavírus a aprender e rever o formato das nossas aulas. Aprimoramos nosso material didático e não houve nenhum prejuízo para as participantes”, conta Lênia Luz.

Metodologia
Com duração de 12 semanas, o Programa é online para atender a medida do distanciamento social, por conta da pandemia da Covid-19. As aulas acontecem todas às terças-feiras, das 19h30 às 21 h30.

O curso é dividido em dez módulos. Os temas abordados melhoram a performance das mulheres empreendedoras, encorajando-as a encararem o desafio de empreender com mais conhecimento e informação. São eles: Autoliderança e Empoderamento; Bem-estar; Parceria e Sociedade; Marca, Divulgação, Redes Sociais; Organização do Tempo e Processos; Precificação e Controle Financeiro; Modelo de Plano de Negócios (Canvas); Plano de Negócios em prática e Inovação; Vendas e Marketing Pessoal e Técnicas de Apresentação de PITCH (on e offline).

Rede de apoio
Além de receberem um Certificado de participação assinado pelo Comitê de Empreendedorismo do Grupo Mulheres do Brasil e aprenderem a gerir melhor o próprio negócio, o Programa “Elas Empoderam Empreendendo” possui outros benefícios, na visão de Lênia Luz.
“Além da construção de uma rede de networking, que é muito importante no universo do empreendedorismo, as participantes terão acesso a modelos práticos de negócios para facilitar a estruturação das suas empresas e/ou ideia de negócios e o desenvolvimento da autoliderança”, diz.

Sobre o Grupo Mulheres do Brasil
O Grupo Mulheres do Brasil é uma iniciativa criada pela empresária Luiza Trajano, em 2013, na cidade de São Paulo e, desde então, vem ganhando braços em outros estados e fora do país. As empresárias Regina Arns e Margaret Groff lideram o grupo no Estado do Paraná.