Espetáculo de dança aborda importância da sustentabilidade e do consumo consciente

O espetáculo (In)Sustentável, concebido pela Companhia MalbArt, está em circulação pelo interior do Paraná durante os meses de março, abril e maio. A peça de dança contemporânea, que já passou por Castro e União da Vitória, agora segue para Quedas do Iguaçu, no próximo dia 25 (sexta). Também serão oferecidas oficinas para bailarinos e não-bailarinos. A apresentação, assim como a participação nas oficinas, é gratuita. As próximas paradas são Marialva, Ibiporã, Jacarezinho e Palotina.

Crédito – Cayo Vieira.

(In)Sustentável aborda perspectivas sobre o meio ambiente e o consumo excessivo de recursos naturais. O bailarino Patrich Lorenzetti destaca que se trata de um tema pertinente e necessário, que precisa ser cada vez mais difundido. “A criação se deu a partir do incômodo que temos diante do descaso do poder público com a educação e incentivo da população em se responsabilizar por sua produção de lixo. O consumo excessivo e o descarte incorreto são coisas que precisam ser repensadas”, conta.

A peça foi pensada com a intenção de abordar novos caminhos que buscam conscientizar o público para um olhar mais profundo sobre o seu propósito na vida. Através da dança contemporânea, são apresentados movimentos que contextualizam – por meio das respirações e ações viscerais – a luta dos animais que nascem em meio a uma nova realidade, cercados de lixo plástico que os deforma, intoxica e mata.

Crédito – Cayo Vieira.

“Para a criação dos movimentos, partimos da nossa necessidade primordial que é a de respirar. Nos imaginamos no lugar dos animais que sufocam com lixo, que se engasgam, que morrem por inanição, e criamos movimentos que partem da nossa necessidade de respirar um ar limpo e puro”, aponta Patrich.

*Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura | Governo do Estado do Paraná.

Oficinas
O projeto irá oferecer duas oficinas em cada cidade visitada. Não é preciso inscrição prévia. A oficina para não-bailarinos visa propiciar ao público participante uma maior consciência corporal, instruindo práticas de respiração e de coordenação motora que podem ser inseridos no dia-a-dia, elevando assim a sua qualidade de vida. Duração: 2 horas, 30 vagas.
Já no workshop de dança contemporânea voltado para bailarinos, será compartilhado o processo usado na criação do espetáculo (In)Sustentável, direcionando-os na criação de movimentos que iniciam se da respiração, gerando sequências coreográficas. Duração: 2 horas, 30 vagas.
Incentivo: Copel

Crédito – Cayo Vieira.

MalbArt
A Companhia MalbArt foi criada por Marcela Pinho e Patrich Lorenzetti em 2018 e surgiu a partir de necessidades artísticas e inquietações sentidas pelos artistas. Desta forma começou a aflorar o desejo de dar voz a problemáticas e situações do cotidiano humano em forma de movimento. Com isso, lançaram-se em suas ideias e começaram sua trajetória como coreógrafos, abordando através de um novo olhar, temas presentes no dia-a-dia, buscando proporcionar novas perspectivas.
Ficha técnica:
Intérpretes criadores: Marcela Pinho e Patrich Lorenzetti
Ensaiadores: Suzana Bins, Erickson Oliveira e Cíntia Napoli
Cenografia: Drê Carvalho e Ricardo Leivas
Iluminação: Luis Coelho
Adaptação e operação de luz: Gabriela Valcanaia
Figurinos: H-AL e Luan Valotto
Design gráfico: Marcela Pinho
Fotografias: Marcielle Monize e Cayo Vieira
Registro de vídeo: Rogério de Pinho e Nó Movimento em rede
Trilha sonora: Vinícius Lordelos
Produção: Bia Reiner

Serviço:
Apresentação (In)Sustentável
Dia 25 de março, às 20h
Centro de Cultura Quedas do Iguaçu
Entrada Gratuita
Oficinas:
Workshop para “não bailarinos”
Dia 25 de março, às 9h
Centro de Cultura Quedas do Iguaçu
Av. Tarumã, 1880
Visando propiciar ao público participante uma maior consciência corporal, instruindo práticas de respiração e de coordenação motora que podem ser inseridos no dia-a-dia, elevando assim a sua qualidade de vida.
Duração: 2 horas
Vagas: 30
Workshop de dança contemporânea voltado para bailarinos
Dia 26 de março, às 9h
Centro de Cultura Quedas do Iguaçu
Av. Tarumã, 1880
Será compartilhando o processo usado na criação do espetáculo (In)Sustentável, direcionando-os na criação de movimentos que iniciam se da respiração, gerando sequências coreográficas.
Duração: 02 horas
Vagas: 30