Mostra de palhaços apresenta 13 espetáculos em Curitiba

Mais de 50 palhaços e palhaças garantem o riso e a diversão na Mostra Seu Nariz, evento paralelo ao Festival de Curitiba que busca celebrar a arte da palhaçaria na cidade. O evento ganha sua sexta edição entre 31 de março e 10 de abril, reunindo 13 espetáculos. Todos têm ingresso espontâneo (o público é convidado a contribuir com o valor que decidir). As apresentações fechadas acontecem no Espaço Fantástico das Artes (R. Trajano Reis, 41 – São Francisco), enquanto ao ar livre tem como palco a Praça João Cândico, no mesmo bairro.

Risas y Sonrisas. Crédito – Manu Zanon.

Para garantir os lugares nos espetáculos no Espaço Fantástico das Artes, é preciso reservar os ingressos na internet, no site: www.sympla.com.br/evento/6-edicao-mostra-seu-nariz-reconexao/1510366. A contribuição voluntária poderá ser feita no próprio teatro, após os espetáculos, em dinheiro, cartão ou Pix.

RadiO AtalalaiA – Coletivo Filhas da Fruta. Crédito – Elenize Desgeniski.

Esta é a sexta edição da Mostra Seu Nariz, organizada e com curadoria da Companhia dos Palhaços, de Curitiba. A primeira edição foi em 2009 e a mais recente havia acontecido em 2016. Agora, retoma seu trajeto após uma pausa forçada durante a pandemia. Por isso, o tema do encontro é Reconexão, como conta a palhaça e produtora Nathalia Luiz, integrante da Cia dos Palhaços. “Durante os dois últimos anos, a pandemia obrigou os artistas a se distanciarem daquilo que é essencial em seu trabalho: o público”, comenta. “O teatro, o circo e o cabaret têm como principal característica a troca e, com o distanciamento imposto pela pandemia, isto perdeu força. Por isso agora propomos esta reconexão”.

Loco Eu – Cia dos Palhaços. Crédito – Nilton Russo.

Nesta edição de retomada, o foco principal são os grupos curitibanos, como completa Eliezer Vander Brock, outro integrante da companhia. “A reconexão começa com aqueles que sempre estiveram por perto, os artistas de nossa cidade”, define Vander Brock. “Mas também convidamos alguns artistas de outros estados para um intercâmbio cultural que é outra marca do evento”.

Coletivo Palhacx Gourmet. Crédito – Francineli Valdeira.

Entre os convidados, há a Cia Mahallo, Os Barbacas, Coletivo Palhaçx Gourmet, Cia Risas y Rebeldia, Filhas da Fruta, Núcleo de Palhaçaria, Esio Magalhães, Movimenta Telúrica, Circo Rodado, Pé no Palco, Black Bloco do Vini, Palhaça Maku Fanchulini, Palhaço Chacovachi, Palhaço Eureka, Mago Niko, Alexandre Tosin, Fábio Ongaro, Leandro Oliveira, Tiago Straub, Daniel Valenzuela com sua drag Juana Profunda, Michelli de Lara, Gabriel Monteiro, Fábio Silvestre, Aires Coutinho e Tariana Zacariotti.

A abertura do evento acontece com um espetáculo que festeja o encontro e o improviso. Batizado como “Cabaret dos Palhaços”, abre o palco para a improvisação, sem roteiro prévio. Em cena, mais de 10 artistas apresentam seis números. Será apresentado no dia 31 de março, às 20h, no Espaço Fantástico das Artes.

Programação

Além dos espetáculos abertos ao público, ocorrem também conversas com convidados surpresa de outras cidades, para os artistas participantes da mostra. Haverá ainda eventos paralelos como o “Sarau Pé no Palco” (1/4) e a Festa Catucada (9/4), que terão venda de ingressos.

Deslady – Cia dos Palhaços. Crédito – Nicole Sourient.

Com toda esta atividade, o evento reforça os ideais da Cia de Palhaços, fundada em 2004 com o objetivo principal de difundir esse tipo de arte. Além de diversos espetáculos, o grupo já organizou outros festivais de palhaçaria, trocando experiências com artistas circenses de todo o país. “A Mostra Seu Nariz incentiva a formação de artistas e a divulgação da arte dos palhaços”, conta Felipe Ternes, o terceiro integrante da Cia. “A programação mostra toda a diversidade do que os palhaços representam, desde o lado circense até espetáculos teatrais mais densos”.

Confira a programação completa:

“Cabaré dos Palhaços com Mahallo e convidados”, com a Cia dos Palhaços, Mahallo e artistas convidados – Dia 31/03, às 20h, no Espaço Fantástico das Artes

“Serraria” com Os Barbacas – Dia 01/04, às 20h, no Espaço Fantástico das Artes

“Gran Circo Stopim” com a Cia dos Palhaços – Dias 02 e 09/04, às 11h, no Espaço Fantástico das Artes

“Palhaçx Gourmet” com o Coletivo Palhaçx Gourmet – Dia 02/04, às 20h, no Espaço Fantástico das Artes

“Risas y Sonrisas” com a Cia Risas y Rebeldia – Dia 03/04, às 11h, no Espaço Fantástico das Artes

“rádiO AtalalaiA” com a Coletivo Filhas da Fruta – Dia 03/04, ao meio-dia, na Praça João Cândido

“Deslady” com a Cia dos Palhaços – Dia 03/04, às 19h, no Espaço Fantástico das Artes

“Loco, EU?” com a Cia dos Palhaços – Dia 07/04, às 20h, no Espaço Fantástico das Artes

“Clow – Branques X Augustes” com o Coletivo Núcleo de Palhaçaria – Dia 08/04, às 20h, no Espaço Fantástico das Artes

“WWW para Freedom” com Barracão Teatro e Esio Magalhães – Dia 09/04, às 20h, no Espaço Fantástico das Artes

“Cabaré Telúrica” com MovimentaTelúrica – Dia 10/04, às 11h, no Espaço Fantástico das Artes

“Reprises Pareadas” Com Circo Rodado – Dia 10/04, ao meio-dia, na Praça João Cândido

“Noite de Gala” com a Cia dos Palhaços e convidados – Dia 10/04, às 19h, no Espaço Fantástico das Artes

Mostra Seu Nariz

Data: de 31 de março a 10 de abril.
Ingressos: contribuição espontânea – será possível contribuir com dinheiro, cartão ou Pix.
Apresentações no Espaço Fantástico das Artes necessitam retirada de ingressos para garantir assentos, em www.sympla.com.br/evento/6-edicao-mostra-seu-nariz-reconexao/1510366

Confira a programação completa nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/ciadospalhacos/
Facebook: www.facebook.com/a.ciadospalhacos/