Curso gratuito vai contar a história do cinema Super 8

Acontece nos próximos dias 2 e 3 de abril, de forma online, o curso “Cinema Super 8 – décadas de 60, 70 e 80 até os dias atuais”. Ministrado pelo historiador e superoitista Flávio Rocha, o curso apresentará um panorama sobre a amplitude e a diversidade da produção superoitista brasileira, desde fins da década de 1960, até o início da década de 1980; abordando também sua renovação como formato nos dias de hoje.

Flávio Rocha. Crédito – Divulgação.

O curso de Flávio Rocha faz parte de uma série de atividades de cinema Super 8 que serão realizadas nas próximas semanas. No começo de maio, nos dias 7 e 8, acontece a “Oficina Prática”, com o cineasta Pedro Merege; e nos dias 13 e 14 uma mostra de Super 8 no Cine Passeio.

Tanto o curso como os outros eventos são gratuitos e foram viabilizados com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

O Super 8

No final da década de 60, visando atender a demanda do registro doméstico de imagens, foi desenvolvido o formato super 8. Ultrapassando seu mercado inicial, entretanto, rapidamente ele se tornou instrumento de aprendizado no cinema, sendo adotado quase que universalmente como ferramenta das primeiras experiências cinematográficas individuais ou escolares.
A bitola foi também adotada por artistas visuais e cineastas experimentais. Em função disso as produções e festivais em super 8 proliferaram em todo o mundo ao longo das décadas de 70 e 80.

Com a chegada das câmeras de vídeo portáteis e logo depois as “camcorders”, no final dos anos 80, o super 8 entrou em decadência. Todavia, o fascínio pela bitola permanece até hoje em todo o mundo, contando com um importante número de aficionados.

O interesse no super 8 se mantém por razões sentimentais, pela apreciação da sua textura típica, ou pela curiosidade em conhecer um processo analógico de registro e revelação de imagens.

SERVIÇO:
“Cinema Super 8 – décadas de 60, 70 e 80 até os dias atuais”
Data: 2 e 3 de abril de 2022
Horário: Das 9h às 12h
Inscrições gratuitas: perfilcomunicacao@gmail.com