Exposição de Lenise Pinheiro em vários espaços da cidade

“A fotografia colorida da artista paulista Lenise Pinheiro é um dos registros do Espetáculo Veredas, dirigido por Bia Lessa em 2018. Em plano fechado, vistos de baixo, Riobaldo e Diadorim, se encaram. Ele está com a testa franzida, o semblante fechado, lábios apertados e ela com olhar desafiador e sorriso leve.Riobaldo é interpretado por Caio Blatt e Diadorim por Luiza Lemmertz, ambos têm pele branca, cabelos castanhos e curtos, usam roupa preta, ele usa uma faixa de tecido preta sobre a testa”.

Lenise Pinheiro. Crédito – Annelize Tozetto.

O texto acima é a audiodescrição da fotografia que ilustra esta matéria feita pela educadora Raquel Carissimi, a mesma que as pessoas cegas ou com pouca visão vão ouvir quando forem visitar a exposição “Viva! 30 anos por Lenise Pinheiro”, que está exposta no vão livre do Museu Oscar Niemeyer (MON) e vai até o dia 29 de abril.
Além das ações educativas com monitores explicando a exposição aberta ao público, uma série de visitas guiadas com audiodescrição para pessoas cegas e mediação em libras para surdos estarão disponíveis, em horários previamente agendados.

Horários das visitas guiadas
Todas as quartas-feiras, enquanto durar o período expositivo, sempre às 16h, haverá visita guiada com libras para atender a comunidade surda com a educadora Cláudia Virgínia Stoicok. “Vamos ter um time educativo presente todos os dias e também visitas guiadas de audiodescrição e de libras para dar maior inclusão e acessibilidade a todas as pessoas”, disse Cláudia.

Nos dias 16 e 17 de abril e nos dias 23 e 24 de abril, estão programadas duas visitas de uma hora e meia a cada dia, com áudio descrição para cegos: uma das 13h30 às15h e outra das 15h30 às 17h. “A ideia é proporcionar este tour dentro deste percurso e selecionar algumas imagens mais relevantes que possa explicar este trabalho da fotografa Lenise Pinheiro”, explica Raquel.

Ela conta que conversou com Lenise Pinheiro sobre as fotos para que a áudio descrição pudesse ser a mais completa possível. “A gente procura não interpretar e sim descrever o que o artista quis expressar quando ele escolheu aquele ângulo e aquela luz. A gente também usa os termos técnicos como plano aberto, plano fechado, primeiro plano para conseguir unir a descrição poética com a técnica”, disse.

“Viva! 30 anos por Lenise Pinheiro”
A exposição registra 30 anos de história do Festival de Curitiba pelo olhar da fotógrafa que cobriu todas as edições Festival desde 1992. A exposição com mais de 150 imagens do trabalho da artista estará em cartaz em vários formatos e espaços culturais ligados ao festival, em 15 pontos diferentes de Curitiba. Saiba mais sobre a exposição aqui: https://bit.ly/3ucnzcU

SERVIÇO
Mediação em Libras:
Todas as quartas-feiras durante o período expositivo
Datas: 30/3, 6, 13, 20 e 27/4
Horário: às 16h

Audiodescrição
Visita para 15 pessoas – tour guiado
16 e 17 de abril – 2 Visitas/dia
13.30 às 15h
15.30 à 17h.

Visita tour guiado
23 e 24 de abril – 2 Visitas/dia
13.30 às 15h.
15.30 à 17h.

FICHA TÉCNICA
Exposição Viva! 30 Anos
29 de março a 29 de abril
Local: Museu Oscar Niemeyer e intervenções pela cidade
Artista: Lenise Pinheiro
Curadoria: Lenise Pinheiro e Iris Cavalvante
Idealização: Fabíula Bona Passini
Expografia: Daniel Marques
Produção: Roberta Cibin
Entrada Gratuita