Evento marca um ano do primeiro clube de experiências, com mais de 30 marcas locais autorais

Se a pandemia fechou as portas de grandes negócios pelo mundo afora, imagina o que pequenos empreendedores locais tiveram que enfrentar nesse período. Foi nesse contexto que nasceu, em agosto de 2020, o Clube Lupa em Curitiba, o primeiro clube de experiências exclusivo para moda autoral, brechós, gastronomia, arte, cultura e projetos sociais da cidade. E para comemorar este primeiro ano de atividade, o Lupa está organizando um evento gratuito nos dias 5 e 6 de maio, que vai reunir 33 dos 120 negócios que hoje são parceiros do Clube, como uma forma de mostrar como funciona a oferta dessas experiências. Um dos grandes diferenciais do Clube, inclusive, é o processo de curadoria, que busca escolher de forma bem criteriosa os estabelecimentos que fazem parte do projeto.

Fernanda Paludo, criadora do Clube Lupa. Crédito – Divulgação.

Na prática, o Lupa oferece experiências diferenciadas para seus assinantes e, sobretudo, maior visibilidade para marcas autorais e independentes. “Como grande consumidora e apoiadora de marcas autorais e brechós, vi de perto os desafios que os empreendedores locais estavam enfrentando durante a pandemia. Surgiu então a ideia de criar o Clube, como uma possibilidade de fortalecer a economia local e possibilitar ao público descobertas incríveis e experiências por meio de uma curadoria diferenciada”, conta Fernanda Paludo, criadora do Lupa.

Dessa forma, o objetivo do Lupa é oferecer benefícios exclusivos aos seus assinantes, experiências que aproximem as marcas de seus públicos e, de quebra, ainda fortaleçam os negócios. “Nossa ideia é trabalhar de forma exclusiva, diferenciada. Por isso, os assinantes podem se beneficiar com diversas experiências, de descontos a kits mensais, menus degustação, mimos, acessos exclusivos, presentes, enfim, uma gama extensa de benefícios. Durante o evento, além de expor seus produtos, nossos parceiros poderão se aproximar daquelas pessoas que estejam interessadas em descobrir o que há de melhor na cidade e que entendem a importância de um consumo ético, consciente e que fortalece os pequenos empreendedores”, reforça Fernanda.

Entre as marcas que fazem parte do clube de experiências, não é difícil encontrar quem não tenha sido beneficiado com a ideia pioneira. “Nós estávamos passando por uma fase muito complicada, não passava uma pessoa na rua e o nosso delivery não estava dando um resultado tão bom. Depois de entrarmos para o Lupa, começaram a aparecer alguns assinantes. Toda venda naquele momento era muito importante, nós precisávamos de uma ação assim”, diz o chef Rafael Lafraia, do restaurante Curry Pasta e que é um dos associados ao Clube.

Outra parceira, Fabiana Muranaka, ressalta o senso de coletividade e apoio mútuo gerado pelo Lupa. “Não é apenas sobre a conversão de vendas. O Lupa nos dá visibilidade, conta a nossa história, divulga nosso trabalho. É um trabalho imenso que nós não temos condições de fazer sozinhos ou de pagar alguém para fazer neste momento”, diz. Ela é cocriadora do empreendimento social LaLuz Brasil, que produz camisetas com matérias primas biodegradáveis, além de fazer gestão responsável de resíduos e a marca estará presente no evento mostrando seus produtos e os benefícios para clientes assinantes do Lupa.

“Quintal do Lupa” marca lançamento de nova plataforma
O evento, chamado de “Quintal do Lupa”, marca também o lançamento de uma nova plataforma, que pretende trazer mais possibilidades para o público que assina o Clube. “Com o crescimento do Lupa, que hoje conta com mais de 250 clientes assinantes, vimos a necessidade de trazer uma plataforma mais intuitiva, que permitirá, por exemplo, que o público busque marcas mais próximas da sua casa ou em horários específicos, ainda, será possível saber quais são as experiências da semana, além da produção de conteúdo para e sobre nossos parceiros. Para quem ficou curioso e quer conhecer mais, o novo site vai oferecer também o plano freemium, em que será possível conhecer os benefícios pelo prazo de sete dias”, conta Paludo.

A ideia de celebrar o primeiro ano do Lupa partiu da necessidade de trazer ainda mais proximidade entre as marcas e o público, sobretudo neste momento, em que as atividades presenciais voltam a acontecer. “Queremos, com o evento, não só proporcionar um momento de visibilidade às marcas e a celebração dessa iniciativa, mas também trazer uma pequena degustação das tantas experiências incríveis que proporcionamos. Também queremos trazer ao público a reflexão sobre o quanto podemos impactar negócios locais consumindo de forma responsável produtos e serviços de qualidade”, conta Paludo.

Nos dois dias de evento, será possível ainda participar de bate-papos com Luanna Toniolo, CEO e fundadora da Troc, plataforma especializada em peças secondhand de qualidade e de marcas de moda premium e luxo, e também com a médica Maria Leticia, vereadora e fundadora da ONG Mais Marias, além de poder apreciar um pocket show com Rê Gugli, cantora Curitiba que tocará no Festival Coolritiba, e do saxofonista Rodrigo Nickel. “Além de refletir sobre nossa responsabilidade enquanto consumidores, queremos que as pessoas conheçam o Clube e entendam o quanto elas podem contribuir para a economia local. Nosso objetivo é cada vez mais oferecer experiências inesquecíveis para nossos assinantes e possibilidade de conexões para as marcas”, finaliza Paludo.

Serviço
Data: 05 e 06 de maio
Local: Rua Prefeito Ângelo Lopes, 2156
Programação:
05/05 (quinta):
– 16h – Abertura
– 17h30 às 18h30 – Bate papo com Luanna Toniolo e Fernanda Paludo
– 19h – Show com Saxofonista Rodrigo Nickel
– 22h – Encerramento
06/05 (sexta):
– 16h – Abertura
– 17h30 às 18h30 – Bate papo com Maria Leticia e Fernanda Paludo
– 20h – Show com Rê Gugli
– 23h – Encerramento

Marcas presentes no evento:
Gastronomia: Cosmos Gastrobar e Astrolab, Cervejaria Palta, Erva Santa, Seu Karel Restobar e Lamora Gourmet.
Moda autoral: Reptília, Yski, Thalassa Reis, H-AL, Casa 102 apresentando Estúdio 363 e Chauá, Projeto ZeroUm, Luan Valloto, Rocio Canvas e Tatiana Gravina.
Acessórios: Tatiana Gravina, I Do Design e V Luxo.
Decoração e utensílios: Bess Home, da Macaia Eco, Casa Verdinha e da Casa 102 apresentando Entalpia Velas e Paneco.
Cosméticos: Nesh Cosméticos, Extraordinários Botanicals e Alameda Simple Organic.
Brechós: Ninadora, de moda infantil autoral, Madama Garimpo, Balaio de Gato apresentando Pijame, Le Blanc, Roupa Velha com Bossa Nova, Troc e Gagá.

Sobre o Clube Lupa
O Clube Lupa é um clube de experiências que iniciou em 2020, em Curitiba, com a intenção de fortalecer o comércio local, valorizar negócios que em sua maioria possuem um viés social e sustentável e apoiar projetos sociais. Hoje, conta com mais de 120 estabelecimentos parceiros nas áreas de moda autoral, brechós, gastronomia e experiências locais. Todos foram criteriosamente selecionados pela idealizadora do projeto, Fernanda Paludo, que tem extensa experiência em curadoria. Os assinantes do Lupa têm acesso exclusivo a benefícios e experiências únicas junto aos parceiros, e parte do lucro é revertido para doações a projetos sociais. Acesse o site oficial: https://www.clubelupa.com.br/