Relatório mostra que Instituto Incanto faz a diferença em favelas

Erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho digno e crescimento econômico, redução da desigualdade e consumo e produção responsáveis. Essas são as seis ODS’s (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) em que o Instituto Incanto possui atuação direta. Todos os objetivos fazem parte dos planos propostos na missão, visão e valores da organização, oferecendo uma vida digna às crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social de favelas de Curitiba (PR).

Crédito – Divulgação.

A organização oferece no Centro Cultural, inaugurado em 2021, oficinas de dança, teatro, circo, artes visuais, poesia, fotografia e produção audiovisual, violão, percussão, instrumentos de Corda & Sopro, canto/coral, mixagem e novas tecnologias (robótica, eletrônica e programação), além de aulas de futebol, judô e inglês. As oficinas são direcionadas a crianças e adolescentes de favelas de Curitiba (PR) e região metropolitana. Além das aulas, o Instituto oferece apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Os principais atendimentos realizados são os acompanhamentos com nutricionista e fisioterapia. Em casos pontuais, o Incanto oferece dermatologistas e psicólogos para a população em situação de vulnerabilidade. Além dos atendimentos, a organização realizou a entrega de 1600 cartões alimentação – que atenderam cerca de oito mil pessoas, dez sacos de roupas e agasalhos, distribuição de kits de higiene, cobertores, cestas básicas e brinquedos. Ao total, o Instituto realizou 505 acompanhamentos psicossociais, totalizando 386 horas de acolhimento familiar.

Crédito – Divulgação.

No último ano, os números acumulados pelo Incanto mostram, mais uma vez, que o trabalho realizado muda a vida de diversas famílias. Atualmente, as pessoas que mais recebem ações da instituição, vivem nas comunidades Portelinha, 29 de março, Araucária e Santos Andrade, todas localizadas em Curitiba (PR) e na região metropolitana da capital paranaense.

Segundo levantamento feito pela Defensoria Pública do Paraná, cerca de 100 mil pessoas correm o risco de serem despejadas no estado. A quantidade de reintegração de posse cresceu 20% desde março de 2020, fazendo com que famílias passassem a morar em comunidades, favelas e até mesmo invasões. A evolução do Incanto impacta diretamente essas famílias, visto que os projetos e auxílio prestado pela ONG (Organização Não Governamental) chegam até quem realmente precisa.

Capacitação profissional
Muito mais do que apenas contribuir com a alimentação, o bem-estar e o conforto das famílias de baixa renda, o Incanto busca levar capacitação profissional aos moradores, como forma de melhorarem sua qualidade de vida. Na comunidade Santos Andrade, a ONG atua com o projeto CaçaJeito, braço de qualificação profissional da organização e está dentro da Associação de Moradores do bairro, levando cursos profissionalizantes para moradores da região, tudo de forma gratuita.
Maquiagem profissional, tranças e penteados, design de sobrancelhas, barbearia, empreendedorismo e vendas foram alguns dos cursos já recebidos na comunidade. Em breve, os moradores poderão também encontrar trabalhos por meio das feiras de emprego promovidas no instituto.

Crédito – Divulgação.

A manicure Tanicleiah Louro foi uma das alunas do curso de tranças profissional oferecido pelo CaçaJeito e afirma que as aulas foram de extrema importância. “Quando surgiu a oportunidade pelo projeto CaçaJeito, foi incrível! Me agarrei à oportunidade e torci pra que desse certo. O acolhimento do projeto é muito importante. Sou manicure, mas poder oferecer essa novidade às minhas clientes vai ajudar muito, pois vi no curso uma oportunidade de expandir a renda”.

Parceiros e voluntários são essenciais para manutenção do projeto
Em 2021, o Incanto contou com o apoio de 130 voluntários atuando nas nove macro áreas de execução e divididos em atividades práticas e administrativas. A importância do voluntariado na sobrevivência da organização é imensa, visto que são eles que fazem com que mais atividades possam ser realizadas e integram a maior parte de pessoas do quadro total de parceiros do instituto.

Todas as ações realizadas ocorrem graças ao trabalho voluntário e às diversas doações recebidas todos os anos. Entre os apoiadores, estão o Grupo Boticário, Absoluto Partners, Grupo Barigui, Behring e Louis Vuitton. Pix do bem, doações direta via Imposto de Renda e captações de produtos pontuais para campanhas também são meios utilizados para que a sociedade consiga auxiliar a organização.

O ano do Incanto também foi marcado por realizações. Como premiação pelo trabalho feito em 2021, a organização foi reconhecida pela Rede Gerando Falcões como uma das 12 ONG’s referência no Prêmio Excelência 2022, além de ser a primeira ONG paranaense a ser acelerada pela rede. No mês de maio, a instituição recebeu a visita do fundador da Gerando Falcões, Edu Lyra, para uma conversa com líderes sociais da cidade.

“Olhar para o Incanto e para o reflexo que o ano de 2021 reverberou, é pensar no significado da palavra transformação na prática. Um ano desafiador, que pôs à prova o comprometimento, o pensar coletivo e a capacidade real de resolver problemas. 2021 foi um tapa na cara, um soco no estômago e o sorriso mais largo que poderíamos ter aberto no rosto, mesmo com tantas dificuldades. Internamente, nos remodelamos. Externamente, voamos ainda mais alto. Com parcerias, conquistas e olhares, estamos levando nossa causa ainda mais longe e em 2022, o céu é o nosso limite. Vamos aumentar nosso Centro Cultural, expandir nossa atuação, que além de levar cultura e arte para crianças, agora terá capacitações profissionais para as famílias dos atendidos e muito mais”, comenta a fundadora e presidente do Instituto Incanto, Camila Casagrande.

Relatório Anual
O Relatório Anual de Atividades de 2021 está disponível para acesso do público e pode ser visto no link https://drive.google.com/file/d/152dHSxj2-Ui7eepeToBrX5ookNo40qpX/view ou nas redes sociais do Incanto @institutoincanto.

Sobre o Instituto Incanto
Desde 2017, o Instituto Incanto impactou a vida de mais de 510 crianças e adolescentes, em vulnerabilidade social, por meio da arte e da cultura com ferramentas de humanização e desenvolvimento, com aulas de dança, teatro, música, circo, artes visuais, cultura e tecnologia. Antes, em 2008, o Instituto já nascia por meio do Grupo de Dança Senses, do qual a fundadora do Incanto, Camila Casagrande, era coreógrafa. Muitos dos alunos deste grupo se tornaram multiplicadores e hoje são voluntários do Instituto. Com a participação dos voluntários, o Instituto Incanto gerencia voluntários professores para executarem as aulas regulares no Centro Cultural e também em outras organizações e associações parceiras em Curitiba e Região Metropolitana. Além disso, o Instituto possui diversos projetos que estão em vias de captação de recursos pela Lei Rouanet e necessita permanentemente de doações. Mais informações, acesse www.institutoincanto.org.br.