Pães de fermentação natural: saiba onde comprar

O pão de fermentação natural, também conhecido como “pão sourdough”, é o tipo de pão que utiliza uma mistura de farinha e água naturalmente fermentada para levedar a massa. Enquanto alguns locais aceleram processo de fermentação para que o pão cresça mais rapidamente, a fermentação natural é realizada, como o próprio nome diz, de forma natural, por meio de uma comunidade de bactérias selvagens e leveduras presentes no ambiente, principalmente na casca de grãos de trigo.

Crédito – Divulgação.

Além de uma textura diferenciada, que o torna muito mais macio e saboroso, o pão de fermentação natural tem sua digestão facilitada, por contém lactobacilos, que ajudam na flora intestinal. Já se convenceu a experimentar? Então conheça 5 lugares em Curitiba que produzem pão de fermentação natural de altíssima qualidade.

Crédito – Divulgação.

Local Pães e Cafés: Unindo insumos orgânicos de produtores locais e técnicas de preparo irretocáveis, o diferencial da micropadaria, localizada no centro de Curitiba, é o fato de que cada fornada é adaptada para valorizar o frescor dos insumos utilizados, tornando cada lote de pão único. Além dos pães, cinnamon rolls, brioches, pizzas e outros preparos, todos produzidos no local, completam o saboroso cardápio. Mais informações no Instagram: @local.paesecafes.

Crédito – Divulgação.

Fábrika Pães: Com ambiente aconchegante e descolado, e cheiro de pão fresquinho todos os dias, a Fábrika oferece, além dos pães de fermentação natural, cafés, doces, pizzas, chopes e drinks no happy hour. Misturando técnica artesanal e alta qualidade de preparo, a Fábrika é uma boa pedida para amantes de confeitaria e padaria artesanal. Mais informações no Instagram: @fabrikapaes.

Crédito – Divulgação.

Maçã Padaria Artesanal: Com 3 endereços em Curitiba, a Maçã Padaria entrega, além dos pães de fermentação natural, pizzas, panetones, sonhos, medialunas e outras opções, todos produzidos com ingredientes locais e orgânicos. Destaque para o brioche, que já ganhou prêmios de melhor pão da cidade de Curitiba. Mais informações no Instagram: @macapadaria.

Crédito – Divulgação.

Brod Bakery: Outra padaria que funciona de forma artesanal e utilizando ingredientes de alto padrão é a Brod Bakery, que além dos pães de fermentação natural, também desenvolve receitas de confeitaria e preparos com cafés especiais. Abraçando o conceito de Slow Food, muitos dos ingredientes utilizados na Brod são colhidos na chácara própria da padaria, localizada à beira do Rio Passaúna. Mais informações no Instagram: @brodbakerycuritiba.

Prestinaria: Com 25 anos de história, a Prestinaria é uma das mais consagradas padarias na capital paranaense, contando hoje com 6 lojas espalhadas pela cidade. Com um vasto cardápio entre doces, salgados, pratos especiais e claro, pães de fermentação natural, a padaria se destaca pelos preparos artesanais de extrema qualidade. Mais informações no Instagram: @prestinaria.