Modelo Contrata Artista: exposição discute as convenções do nu artístico nos ateliês
Abre no dia 15 de novembro, às 14 horas, no Museu Municipal de Artes (MuMA), em Curitiba, a exposição coletiva “Modelo Contrata Artista”. Idealizada pela modelo Bruna Sassi, a mostra busca inverter a lógica dos ateliês, para questionar as hierarquias que envolvem o nu artístico dentro do campo das artes.

Crédito – Divulgação.
A ideia surgiu no período entre 2018 e 2019, quando Sassi passou uma temporada posando em Curitiba e percebeu que os espaços oportunizaram apenas poses curtas. “Eu estive em praticamente todos os espaços que faziam desenho de modelo vivo em Curitiba e em todos eles as poses eram curtas, com no máximo 20 minutos de duração”, conta.
Foi então que Bruna decidiu criar um projeto para convidar artistas para retratá-la em poses mais duradouras. “Eu quis focar em poses longas para que as artistas curitibanas pudessem também aprimorar seus trabalhos e que pudéssemos, em conjunto, proporcionar à cidade sessões que hoje não existem”, diz.
Ainda, outro importante âmbito da ação, é que ela se propõe a compreender como se dá a produção de obras, quando mulheres retratam mulheres. Para isso, Bruna convidou três artistas curitibanas: Iara Maica, Larissa Baruzzo e Marcela Muller. “A escolha das artistas se deveu ao fato de serem mulheres que eu já conhecia e que possuem formas artísticas e técnicas variadas”, afirma.

Crédito – Divulgação.
Para a curadora Nicole Lima, um dos principais desafios foi desconstruir o olhar tradicional sobre a lógica da modelo como ser passivo nos ateliês, para uma figura ativa nas decisões. “Tive um enfrentamento para desconstruir meu olhar tradicional sobre a modelo, pois aqui, a modelo é artista e autora da sua própria exposição, negociando como sua imagem será posicionada nas obras e no espaço expositivo”, explica.
Ainda para Nicole, o projeto assume um caráter crítico ao problematizar as convenções do nu artístico que tradicionalmente colocam o corpo como objeto do artista. “Nesta exposição, o ponto de vista é invertido: a modelo que contrata as artistas e se vê emergir como sujeito nas imagens, invertendo narrativas clássicas, como a do mito de Narciso”, completa.
Artistas Convidadas
Para Iara Maica, a construção de sua obra se deu ao longo do processo. “Durante o período de produção, fui compreendendo mais profundamente o que significa estar nesse olhar mediador como mulher artista que desenha corpos de modelos vivos”.
Um dos diferenciais, é que Iara construiu seus trabalhos com materiais inusitados vindos de restos de construções. “São imagens onde a delicadeza cirúrgica das montagens clássicas feitas por artistas homens, contrasta com poses desconfortáveis em superfícies feitas à partir de madeiras e retalhos de plástico vindos de demolições de construções”, diz a artista.
Já para a artista Marcela Müller, a inversão da lógica dos processos criativos, tornaram a prática mais compartilhada. “Ao desenhar a Bruna, tivemos uma conexão grande e sensível, mediada pela observação, onde o tempo e o espaço compartilhados, revelaram buscas, medos, afetos, anseios e desejos”, diz. “As obras criadas e expostas para mim, buscam essa sensibilidade do humano em sua complexidade”, completa.

Crédito – Divulgação.
No processo artístico de Larissa Baruzzo, as amarras de ateliês convencionais foram extinguidas. “Eu não estava avaliando posições hierárquicas entre quem observa e quem é observado”, diz. “Confiei no rigor e na ética da Bruna como modelo, sabendo que poderia nascer algo genuinamente enriquecedor e transformador”.
Vale lembrar que todas as sessões foram captadas pela artista e fotógrafa Patrícia Grabowski e que as fotos também estarão compondo o espaço expositivo da mostra. “Considerei captar a memória de um corpo que posa por longas e longas horas, com micro-movimentos e respirações suaves”, diz Patrícia. “Fragmentei o corpo de Bruna, buscando linhas, texturas, encontros da pele com objetos, tecidos e luz. O tempo foi retratado pela demora e a intenção de um corpo forte, concentrado e resistente”, diz.
Projeto Realizado com Recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba.
Serviço
Abertura Exposição “Modelo Contrata Artista”
Local: Museu Municipal de Arte / Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão – Portão, Curitiba – PR.
Horário: das 14h às 17h
Data: 15.11
Visitação: de 15.11 a 30.11 / de terça-feira a domingo, das 10h às 19h
Entrada gratuita
