Concurso (In)Formando Novos Talentos investe em fotografias mobile para revelar artistas

Um projeto inovador, que aposta em fotógrafos amadores e no poder da tecnologia mobile. Assim é o (in)Formando Novos Talentos, concurso cultural no qual os artistas finalistas têm suas fotografias publicadas em um livro-catálogo, além de expostas em uma mostra coletiva no Museu Municipal de Arte e em cinco regionais de Curitiba. Como diferencial, a iniciativa valoriza o potencial do celular como equipamento fotográfico.

Foto de Gabriel Ekermann Fiori.

O projeto foi idealizado pelos produtores culturais Mauricio Vieira e Vanessa Múrio, e contou com o incentivo do Banco do Brasil, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. Na primeira fase, 20 finalistas foram selecionados por uma comissão julgadora. Esses novos artistas participaram de quatro workshops gratuitos, os quais os capacitou para a produção, redação, diagramação, impressão e edição de um livro artístico.

Foto de Raina Costa.

Os finalistas também participaram de um ranking de votação pelo site do projeto, na categoria júri popular. Os cinco vencedores – primeiro, segundo e terceiro lugar, menção honrosa e júri popular – serão divulgados em 8 de fevereiro, às 19h30, na abertura da exposição e lançamento de livro-catalogo que acontecerá no MuMA – Museu Municipal de Arte.  A curadoria ficou por conta de Julie Belfer, consultora de arte e professora de cursos livres para grupos fechados, como o Young Presidents’ Organization.

Foto de Ana Karina Prado.

Artistas selecionados: Alan Nihei , Ana Karina Prado, Bruno D. Sampaio, Cesinha Marin, Christian Schönhofen, Daniel Rebello, Gabriel Ekermann Fiori, Jacke Sakai, JanaineSetenarsky, Juliana Rybzinski, Lucia Biscaia, Mariana Alves, Matheus Schemiko, Michelle Barllet, Raina Costa, Tessalia S. de Castro, Tom Pesch, Verônica Filipak, Vinícius Cidral e Wanderson Mosco.

Foto de Alan Nihei.

 

Exposição e lançamento do livro-catálogo (in)Formando Novos Talentos

http://www.informandonovostalentos.com.br/

Data: 8 de fevereiro a 12 de março

Local: Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural | Av. República Argentina, 3430 – Portão

Horário: das 10h às 19h (de terça-feira a domingo)

Informações: (41) 3329-2801

Entrada gratuita

 

 

Realização

VM Eventos Culturais–http://www.vanessamurio.com.br/

iD Books

 

Apoio:

MobCulture

Galeria Teix–http://estudioteix.blogspot.com.br/

Roda de Fotógrafos–http://www.rodadefotografos.com/