Um container se abre em palco

No próximo dia 20, o Projeto Container Cultural abrirá pela primeira vez seu palco-container, com ensaios abertos do espetáculo “Entre Tangos e Fandangos”, escrito por Joanita Ramos, também autora do projeto, e dirigido por Mauro Zanatta. Depois do “teste”, as apresentações seguirão pela Rota do Mercosul, passando por 11 cidades e atingindo populações de 17 municípios paranaenses. Os ensaios abertos serão realizados até o dia 23, às 20h, no Espaço Lala (antigo Vila Hauer Cultural). A entrada é franca.

Crédito – Lidia Ueta.A transformação de um container descartado numa espécie de espaço cultural itinerante foi ideia da arquiteta Paola Burkot para atender ao propósito do Projeto, de fazer a arte chegar a pequenos municípios onde geralmente há pouca oferta de infraestrutura e programação cultural. A intenção, segundo as idealizadoras, não é apenas levar o espetáculo, mas também um novo conceito, ou seja, a possibilidade de uso do container como espaço cultural alternativo, inclusive para atender a áreas rurais. Para as idealizadoras, “o direito das populações das cidades pequenas à fruição e vivência da arte” é a grande causa do projeto.

O espetáculo
O palco-container onde irão se apresentar os atores Richard Rebelo e Adriana Samaan, e os músicos Beto Collaço e Daniel Farah, sairá de Curitiba no dia 30 de setembro para as apresentações gratuitas. O espetáculo foi concebido em linguagem adequada para teatro de rua, referenciada na Comédia Dell’Arte. A peça trata da identidade cultural e também de uma imensa “fome” – inclusive de arte, cuidado e amor – a partir da conflituosa relação entre um brasileiro que não se reconhece como sulamericano e uma estrangeira com sotaque espanhol, que não sabe onde nasceu. Após perderem o navio para a Argentina, os dois decidem percorrer a pé o caminho até o país vizinho, enquanto procuram criar um número artístico que possa lhes garantir a sobrevivência.

Crédito – Lidia Ueta.

Programação
30.09-Morretes- às 19h- Em frente à Casa Rocha Pombo
01.10-Antonina-às 18h- Em frente ao Mercado Municipal
02.10-Candói- às 20h – No Parque do Lago, próximo à Concha Acústica
03.10-Cantagalo-às 18h30- Em frente à Prefeitura Municipal
04.10-Nova Laranjeiras- às 20h- Em frente ao Ginásio de Esportes Passarin
05.10-Santa Tereza do Oeste-às 20h- No campo de futebol
06.10-Céu Azul- às 20h- Na praça Luis Carlos Ruaro, ao lado da Catedral
07.10-Matelândia-às 20h- Na praça da Cultura
09.10-Teixeira Soares- às 20h- Na rua ao lado da Catedral
10.10-Porto Amazonas- às 20h – Em frente à Prefeitura
11.10-Balsa Nova. às 20h- Em frente à Catedral.