No Dia Mundial Sem Carro, Curitiba inaugura 1° mural sobre mobilidade urbana

No dia 22 de setembro, o artista Luiz Gustavo Vidal entrega à cidade o Mural Mobilidade Urbana – uma obra de arte pública que, além de promover a reflexão sobre locomoção, homens e animais – resgata a vocação cultural de Curitiba como cidade muralista, berço de artistas como Poty Lazzaroto – a quem Vidal dedica a obra.

Crédito – Rubens Nemitz Jr.

Seu trabalho – uma intervenção na fachada do antigo Edifício 13 de Maio – passa a integrar uma região da cidade que conta com obras de artistas consagrados e compõe o centro histórico da capital. Com 7metros de altura por 7metros de largura, foram utilizados 1250 azulejos e mais de mil horas de queima em fornos a 900graus, sua produção levou 2 anos e envolveu a colaboração de artistas como Elvo Benitto Damo e Maria Helena Saparolli.

Crédito – Rubens Nemitz Jr.

A inauguração do mural, prevista para às 10h de sábado, terá a presença de vários artistas e autoridades, entre elas nosso prefeito Rafael Greca, contando ainda com a apresentações musicais como a tradicional Banda Lyra, a Orquestra de Ladies e o grupo Lenhadores da UFPR complementam a programação.

O Mural

A obra faz parte de uma série sobre Mobilidade Urbana que reúne diversos desenhos à mão livre, pintura e arte digital em que Vidal utiliza superfícies variadas, cartela de cores fortes e reduzida, o que traz movimento e intensidade ao seu trabalho. A partir da observação da relação entre homem, animal e locomoção, Vidal transforma pernas e patas em rodas de traços velozes e marcantes.

Crédito – Rubens Nemitz Jr.

Vidal, que tem o apoio fundamental da Elejor (Centrais Elétricas do Rio Jordão), empresa do Governo do Estado do Paraná – através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Ministério da Cultura), complementa a inauguração do mural com o lançamento de um livro, uma exposição indoor e uma à céu aberto e ações educativas em escolas da capital. Importante ainda destacar que o artista ainda tomou o cuidado de criar todo um acervo fotográfico que documenta a série – mais de 3mil registros feitos por Rubens Nemitz Jr – o qual será doado para o centro de documentação e pesquisa da Casa da Memória da Fundação Cultural de Curitiba, devendo o material ficar disponível para consulta pública.

O Local

O Edifício escolhido para receber o mural brinca o artista: “fica num local que você certamente vê todo dia, sem contudo ver”. E tudo isso foi concebido pelo seu imaginário, o qual tem a intenção de trazer para o local um importante sentimento de pertencimento das pessoas que ali passam, com um resgate de princípios que tanto buscamos.

Crédito – Rubens Nemitz Jr.

Como sugestão para cidade, deixa ainda a criação de um mirante sob a passagem da trincheira da 13 de maio para contemplação dos raios do sol, que finalizam o dia exatamente sobre a rua, uma das principais vias centrais da cidade, lembrando que nas imediações passa a importante linha turismo e está localizada a central de saúde mãe curitibana e a Mitra da Arquidiocese de Curitiba.

LG Vidal

LG Vidal (Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto (Vidal) – 01/10/1971 – nasceu e reside em Curitiba – PR. Artista Visual, desenhista, ilustrador, gravador e realizador de arte urbana, Vidal tem participado de diversas mostras não só como artista, mas também na qualidade de Curador. Presidente da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, da Comissão Especial de Cultural e Arte do Conselho Federal da OAB e da Comissão Cultural da OAB/PR.

Crédito – Rubens Nemitz Jr.

LG Vidal tem sua vida pessoal e profissional direcionada às artes desde a infância, onde iniciou seus estudos de pintura e manteve-se atento e intuitivo, desenvolvendo pesquisas e observações “in loco” em Nova Iorque, Los Angeles, Miami e San Francisco – cidades que exercem forte influência em sua personalidade artística. Como advogado, especializou-se na questão dos direitos autorais em artes visuais.

Serviço
Inauguração Mural Mobilidade Urbana em Curitiba
Abertura: 22 de setembro de 2018, às 10h
Local: Edifício 13 de Maio – Rua Treze de Maio, 1184, Bairro São Francisco
O local conta com diversos estacionamentos nas proximidades. O trecho do Edifício 13 de Maio estará bloqueado para a inauguração do mural, das 8h às 13h.