Vinícola de Colombo ganha cinco medalhas de ouro em premiação nacional de vinhos

A edição 2018 da Grande Prova de Vinhos Brasileiros reuniu júri internacional que avaliou milhares de rótulos produzidos no país. A degustação é realizada às cegas, para garantir a idoneidade da avaliação. Foram mais de 30 categorias premiadas e a Vinícola Franco Italiano, de Colombo, ganhou medalha de ouro com cinco vinhos tintos:
– Cabernet Sauvignon Censurato 2014
– Paradigma Rotto Tannat 2012
– Shiraz Sincronia 2015
– Josephine Pinot Noir 2017
– Paradigma Rotto Corte Bordalês

VINHOS
O Cabernet Sauvignon Censurato é produzido obrigatoriamente a partir de safras excepcionais. Com fabricação controlada, de apenas quadro mil quilos de uva por hectare e rígido controle de fabricação, é envelhecido em barris de carvalho e apresenta corpo intenso, com notas de frutas secas (passas, damasco e ameixa), acidez equilibrada e tanino fino. É o vinho mais premiado da Vinícola Franco Italiano.

Crédito – Priscilla Fiedler

O Paradigma Rotto Tannat, safra 2012, ficou 30 meses em barril, conquistando novos patamares de qualidade. Já o Shiraz Sincronia representa os vinhedos da cidade de Porto Amazonas no Paraná o qual traz muita tipicidade com toques de frutas negras, tostado e defumado. Pode ser apreciado sozinho ou acompanhando queijos frescos, massas de molho branco, pizzas e carne assada.
O recém-lançado Josephine Pinot Noir tem sabor e estrutura intensos. No nariz, predominam toques de alcaçuz, caramelo e café. Taninos macios, acidez alta e bastante gastronômico. E o Paradigma Rotto Corte Bordalês é resultado da técnica do corte de diferentes uvas e regiões, reunindo o Cabernet Franc 2012, Merlot 2013 e Cabernet Sauvignon 2014.

VINÍCOLA
A história da Vinícola Franco Italiano teve origem em 1878, quando imigrantes italianos e franceses chegaram a Colombo/PR. As famílias Rausis e Ceccon trouxeram a tradição do cultivo da parreira e da produção do vinho. Em 1973, com a união das famílias, a produção da bebida virou negócio. No início, a totalidade dos vinhos eram coloniais. Entretanto, os herdeiros cresceram e se especializaram, na França, na fabricação de vinhos finos e espumantes. Atualmente a vinícola é reconhecida pela qualidade dos produtos elaborados.

Os vinhos feitos pela Vinícola Franco Italiano são vendidos na própria sede da empresa, em Colombo. Os clientes podem ainda fazer visitas guiadas gratuitas pelo interior do espaço e aprender como os produtos são fabricados. Além disso, é possível conhecer a cave da vinícola, espaço onde estão as barricas de carvalho francesas e norte-americanas, que fica abaixo no nível da terra para que não aja muita mudança de temperatura e, assim, não prejudicar a qualidade da bebida.
Há três anos, por solicitação dos clientes, foi aberto no local um espaço gastronômico que abre para almoço aos sábados, domingos e feriados e atrai clientes de diversas partes do Brasil. Amplo ambiente em meio à natureza, espaço kids, buffet de saladas, massas, carnes, acompanhamentos e sobremesas e muito mais. Acesso fácil e rápido.

VINÍCOLA FRANCO ITALIANO
Rua Rodolfo Camargo, 26. Colombo/PR
41 3621-1211
www.francoitaliano.com.br