Festival Sabores da Serra celebra a gastronomia regional

Bem ao pé da Serra do Mar fica a cidade de Quatro Barras. Com 22 mil habitantes, o município tem riqueza de elementos turísticos. Por ali passa a estrada da Graciosa e o Caminho do Itupava, antiga estrada para o litoral paranaense e rota dos tropeiros. Na região também fica o Morro do Anhangava, com 1.400 m de altura, muito procurado para prática de escaladas. Composta por ampla área rural, Quatro Barras quer agora mostrar aos moradores das cidades vizinhas alguns dos seus atrativos. Por isso, será realizado de 19 de outubro a 11 de novembro o 1º Festival Sabores da Serra de Quatro Barras, que conta com 15 restaurantes urbanos e rurais. Cada um deles irá servir um prato especial ao preço único de R$ 39 (alguns servindo duas pessoas). Para incentivar a visitação, a cada prato pedido, o cliente vai ganhar um voucher de dez reais para utilizar em outro estabelecimento.

Com intuito de incentivar os produtores da região, todos os pratos terão ingredientes locais. E para apresentar os pontos turísticos, passeios a cavalo, caminhadas ecológicas, cicloturismo e o artesanato local também estarão disponíveis com descontos para os visitantes. A iniciativa é da Prefeitura de Quatro Barras, com a consultoria do empresário Sérgio Medeiros, do portal Curitiba Honesta, organizador de diversos festivais gastronômicos.

Confira a lista de participantes e seus pratos:
Café da Bisa: Café colonial completo, com mais de 60 itens, entre bolos recheados, bolos tradicionais, empadões, quiches, polenta, ovos mexidos, linguiça na chapa, canjica e frios.

Casa Nova Gourmet: buffet livre com pratos tropeiros e típicos como arroz carreteiro, feijão tropeiro, barreado, costelinha suína a pururuca e outros.

Casa Nova. Crédito – Diego Tiller e Renato Santos/Prefeitura de Quatro Barras.

Casarão Empório Pub – Rock Burger (150g de hambúrguer de alcatra, acompanhado de batata rústica) e chope artesanal de 500 ml)

Casarão. Crédito – Diego Tiller e Renato Santos/Prefeitura de Quatro Barras.

Elitinho Foods: Dogão Dinamite (cachorro quente de 60 cm com acompanhamentos variados).

Elitinho Foods. Crédito – Diego Tiller e Renato Santos/Prefeitura de Quatro Barras.

Chácara do Borba – Almoço Campeiro (costela fogo de chão, alcatra na chapa, arroz, feijão, maionese e acompanhamentos).

La Foglia Naturais e Café – Trio de Pierogis fritos (combo com 3 opções de pierogi caseiro frito nos sabores linguiça Blumenau, frango com cheddar e palmito, mais 2 chopes da Way Beer e dois shots de bombom de café)

La Foglia. Crédito – Diego Tiller e Renato Santos/Prefeitura de Quatro Barras.

Lanchonete e Petiscaria Cavalheiro: Galinhada Graciosa (prato típico do interior composto por galinha caipira refogada, arroz refogado no caldo com açafrão, salada da própria horta; como sobremesa bolo com cobertura de chocolate e sorvete).

Cavalheiro. Crédito – Diego Tiller e Renato Santos/Prefeitura de Quatro Barras.

Lubber Burgers e Dogs – Frango Colonial (frango refogado, polenta, arroz, cremem de abóbora, tudo feito no fogão a lenha)

Lubber. Crédito – Diego Tiller e Renato Santos/Prefeitura de Quatro Barras.

Pastacciuta – Frango Caipira com Polenta (frango caipira de criação orgânica com polenta cremosa, talharim ao sugo, salada de escarola com bacon, doce de abóbora como sobremesa e mais uma taça de vinho)

Pastaciutta. Crédito – Diego Tiller e Renato Santos/Prefeitura de Quatro Barras.

Piccolo Ristorante: Tilápia à D. Orione (Tilápia da região empanada, guarnecida de funghi trifolati, lentilha e grão de bico). Prato em homenagem a um dos fundadores da cidade

Picollo. Crédito – Diego Tiller e Renato Santos/Prefeitura de Quatro Barras.

Portal do Itupava: Tábua Rústica (Tábua com legumes assados na brasa, acompanhados de pernil e frango grelhados). Na versão vegetariana vem com homus, caponata e ricota temperada. Acompanha pão de fermentação natural, arroz e feijão.

Portal do Itupava. Crédito – Diego Tiller e Renato Santos/Prefeitura de Quatro Barras.

Restaurante Dona Júlia: Chuleta na chapa (contrafilé com osso servido em chama aquecida, acompanha polenta grelhada, batata frita, ovo frito, salada, arroz e feijão)

Dona Julia. Crédito – Diego Tiller e Renato Santos/Prefeitura de Quatro Barras.

Rosa Brasil: Costela no fogo de chão (costela assada em fogo de chão, pratos quentes no fogão a lenha, buffet de saladas variadas e sobremesa)

Rosa Brasil. Crédito – Diego Tiller e Renato Santos/Prefeitura de Quatro Barras.

Saori Sushi Truck: Ceviche do Saori (berinjela recheada com miragioja como entrada e ceviche misto com salmão e camarão).

Saory. Crédito – Diego Tiller e Renato Santos/Prefeitura de Quatro Barras.

Vinícola Fardo – Três rótulos a preços especiais (Cabertnet Sauvignon, Merlot e Malbec)
Cada estabelecimento definiu dias e horários para servir seus pratos especiais. Todas as informações e detalhes estão no site: www.curitibahonesta.com/saboresdaserra .

Familia Fardo. Crédito – Diego Tiller e Renato Santos/Prefeitura de Quatro Barras.

Serviço:
Festival Sabores da Serra
De 19 de outubro a 11 de novembro
Quatro Barras – PR
www.curitibahonesta.com/saboresdaserra