Projeto social forma futuros cozinheiros e chefs

Fritar, cozinhar, colocar tempero. Não é disso apenas que se trata cozinhar. Desenvolver a melhor receita da melhor maneira também representa amor, colocar energia e conhecimento para satisfazer o outro. Tanto que mães alimentam seus filhos, namorados alimentam uns aos outros. Em São José dos Pinhais, o projeto social “Os Pinhais” forma novos cozinheiros que levam esse ensinamento: cozinhar por amor.

Crédito – Divulgação.

Alê Gonçalves, chef executivo e um dos sócios do Grupo Pistache, é um dos que ministram aulas nesse projeto. Ele explica que iniciativas como essa são importantes para formar novos profissionais, além do curso ser uma maneira de ensinar a esses alunos que preparar uma comida tem um significado especial. “Projetos sociais como esse são inestimáveis para a formação dessas pessoas, mas a gastronomia também agradece por isso”. Além desse curso, Alê também foi convidado a ministrar para o Projeto Electrolux, que leva alunos a serem especialistas na cozinha e preparados como empreendedores. Além de ser parceiro e professor convidado do Gastromotiva, iniciativa que abrange empresas, universidades, agências internacionais, governos e a sociedade civil em torno do poder transformador da comida, contra problemas como a fome, obesidade, má nutrição e desperdício de comida.

A escola Os Pinhais é uma das unidades mantida pela ASEC – Associação de Promoção Social, Educação e Cultura, fundada em 1989 e que organiza vários trabalhos de assistência social preventiva, dedicados a população. Durante um ano e meio, a instituição é conhecida pelas suas aulas de hotelaria e gastronomia. Jovens possuem 90% de empregabilidade após o curso.

As atividades do curso são promovidas visando formação integral das beneficiárias, algo que vai além da capacitação profissional: leva ao desenvolvimento social tanto das habilidades na cozinha como também para a vida, a meta é formar pessoas preparadas para serem líderes e acima de tudo, levar a arte da gastronomia além-fronteiras.