Empreendedora transforma a arte de uma mesa posta em negócio

O que era um sonho vindo de boas memórias familiares, virou realidade em uma empresa de sucesso. A “Julieta Rocha – Guardanapos de Estilo” nasceu do laço familiar, sensibilidade e cumplicidade entre mãe e filha que, unidas pelo gosto por tecidos, costuras e mesas bem postas, deram asas à criatividade.

Crédito – Divulgação.

A empreendedora e filha de Julieta, Jusmara Medeiros, explica que a ideia de criar uma empresa que elaborasse produtos de mesa posta (como guardanapos de tecido e porta-guardanapos artesanais) teve como base a memória afetiva no exemplo da sua mãe.

“Cresci vendo e aprendendo com a minha mãe a importância da união e convivência em família e da simplicidade aliada ao bom gosto em torno da mesa. Enquanto ela costurava, eu observava e gostava cada vez mais das estampas, aviamentos, rendas e organização de mesas. Não era um hobby, mas sim um estilo de vida da minha mãe, que aprendi e incorporei à minha e materializei na criação do negócio”, relata Jusmara.

O ato de reunir pessoas junto à mesa atravessa os séculos. Guardanapos e os outros itens que vão à mesa fazem parte da hora sagrada da refeição e também podem ser ocasiões para as pessoas que amam compartilhar afeto, aromas e sabores. Por isso, para ela, cada mesa posta é um sinal de carinho e dedicação para a família, amigos ou pessoas especiais.

“Nosso objetivo é também inspirar e emocionar famílias e seus convidados, transformando em especial as mais simples ocasiões. É à mesa que refeições são compartilhadas, que negócios acontecem e que pessoas se rendem ao prazer da convivência ou de um agradável reencontro. Pode ser um momento inesquecível em seu dia”, diz Jusmara.

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Em julho de 2020, em plena pandemia, ela iniciou as consultorias online com o Sebrae/PR e, em agosto do mesmo ano, o empreendimento tornou-se realidade. A consultora do Sebrae/PR, Rosângela Angonese, relata que quando a empresária procurou pela instituição, a estruturação do negócio estava em fase inicial e era necessário definir a estratégia completa, inclusive o e-commerce.

“Identificamos que seria necessária uma consultoria que abordasse diferentes etapas. Na criação do modelo de negócio desde a definição de público-alvo até a estratégia de marketing digital, em que foi oferecido consultoria especializada para construção da estratégia na área. Além disso, trabalhamos também com a consultoria de acompanhamento, que avaliou a evolução e os resultados da estratégia definida, propondo ajustes quando necessário”, diz Rosângela.

Para a consultora, a decisão de Jusmara em procurar orientação no Sebrae no estágio inicial foi fundamental para que ela reavaliasse as suas ideias iniciais e definisse as premissas do negócio mais consistentes.

“A fase de planejamento do empreendimento é essencial, porque garante a redução de riscos do investimento e otimiza os custos de implantação. Além disso, minimiza os erros iniciais de empreendedores inexperientes que acabam, muitas vezes, adotando estratégias equivocadas”, finaliza. As vendas são feitas pela loja online e pelas redes sociais Instagram e Facebook.