Casa Vogue destaca a Rua XV como uma das mais bonitas do Brasil

Não é novidade para nenhum curitibano, por nascimento ou opção, a beleza da Rua das Flores, no Centro de Curitiba. Agora, ela foi eleita pela revista Casa Vogue, especializada em arquitetura, como uma das seis ruas mais bonitas do Brasil. Uma das mais famosas ruas curitibanas, ela ficou na terceira colocação. Segundo a edição, o Brasil vem conquistando cada vez mais espaço no ecoturismo mundial, mas também destaca a rica tradição arquitetônica, reflexo da cultura brasileira.

Crédito – Daniel Castellano/SMCS.

“Já citamos por aqui a Rua das Flores, em Curitiba, quando falamos sobre acupuntura urbana. Ela foi a primeira rua exclusiva para pedestres do Brasil, e hoje também se transformou em um ponto turístico da cidade, reunindo diversas opções de comércio e gastronomia em uma área que ficou conhecida como “Calçadão da Rua das Flores””, Casa Vogue, abril 2021.

O primeiro calçadão do Brasil

A Rua das Flores, como é carinhosamente conhecido o trecho turístico entre a Avenida Luiz Xavier e a Rua Presidente Faria, foi fechada para a circulação de automóveis em 20 de maio de 1972, ganhando um enorme calçadão de petit-pavè e tornando-se a primeira grande via pública exclusiva para pedestres do Brasil. A Rua das Flores é também patrimônio tombado por lei estadual do Paraná desde 1974.

Crédito – Daniel Castellano/SMCS.Foto: Daniel Castellano / SMCS

O trecho reúne edifícios e sobrados centenários, com bares, lojas, restaurantes, cafés, confeitarias e é claro as floreiras que dão um charme especial em toda a sua extensão. Prédios históricos como o da Universidade Federal do Paraná, a primeira do Brasil, o Teatro Guaíra e o Palácio Avenida, podem ser apreciados ao longo da Rua XV de Novembro.

O calçadão da Rua XV de Novembro também faz parte do roteiro Curta Curitiba a Pé, do Instituto Municipal de Turismo (IMT), que inclui o Bondinho da Leitura, uma das grandes atrações do calçadão para crianças.

Crédito – Daniel Castellano/SMCS.Foto: Daniel Castellano/SMCS

Na época de Natal, o calçadão ganha mais uma linda atração, a “Árvore da Vida”, com 11 metros de altura e aproximadamente 5 mil vasinhos de sálvias vermelhas e as floreiras, ao longo de toda a rua, são adornadas com vasos de flores espírito santo, dentro da programação Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais.

As outras cinco

As demais ruas mais bonitas do Brasil de acordo com a Casa Vogue estão no Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia e Maranhão. São elas, a Rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre (RS), Rua do Bom Jesus, em Recife (PE), Rua das Pedras, em Búzios (RJ), Rua do Mucugê, em Arraial d’Ajuda (BA) e Rua do Giz, em São Luís (MA).