Documentário narra como o rock driblou o axé e sertanejo para tocar no Brasil de 90

“Guitar Days: An Unlikely Story of Brazilian Music” (trailer) mergulha na trajetória das bandas independentes que resolveram driblar as principais gravadoras multinacionais no início da década de 1990, quando o rock já era tido como um gênero do passado. O documentário vai ao ar nesta quarta-feira (5), às 22h15, e no dia 22 deste mês, às 18h30, em rede nacional pelo canal de TV por assinatura Music Box Brazil.

À medida que os investimentos das gravadoras se concentravam no axé music e sertanejo, muitas novas bandas que não se encaixaram neste cenário começavam a pipocar pelo país, amparadas pela filosofia do faça você mesmo. As “guitar bands”, como ficaram conhecidas, faziam um som cru, sujo e barulhento, com performances vigorosas cantadas em inglês, mesmo se isso significasse passar batido pela grande mídia.

O audiovisual é costurado por imagens de arquivo e mais de depoimentos de integrantes de bandas daquela cena, entre eles Kid Vinil, Carlos Miranda, Thurston Moore (Sonic Youth), Mark Gardener (Ride) e Stephen Lawrie (The Telescopes). “Guitar Days: An Unlikely Story of Brazilian Music” é escrito, produzido e dirigido por Caio Augusto Braga.

SERVIÇO
Documentário “Guitar Days: An Unlikely Story of Brazilian Music”
TV por assinatura: Music Box Brazil
Exibições: 5 de maio, 22h15. 22 de maio, 18h30.
Duração: 85 minutos
Classificação indicativa: Livre