Peça traz reflexão sobre os desafios na busca para romper preconceitos

Uma história que fala de amizade, determinação e escolhas. Assim foi escrita a peça “Espantalho”, por Élcio Di Trento, que terá 30 apresentações para o público geral, no formato online, de forma gratuita. Deste total, são 20 encenações como programação principal e 10 como contrapartida social. As apresentações começam neste mês de novembro, em dois finais de semana, nos dias 20, 21, 27 e 28 de novembro, às 16 horas, com transmissão pelo Youtube, seguida de bate-papo após as apresentações.

Crédito – Divulgação.

Além desses quatro dias, serão agendadas apresentações em parceria com os núcleos regionais da Fundação Cultural de Curitiba e Secretaria Municipal de Educação para escolas, associações, ongs e outras instituições. Como forma de ampliar a democratização de acesso, encenações serão agendadas em parcerias com os departamentos de Cultura e Secretaria Municipal de Educação dos municípios da região metropolitana. Além disso, como contrapartida, também será feita uma oficina de iniciação ao teatro de formas animadas que também será oferecida em formato online.

Crédito – Divulgação.

“Para essa temporada preparamos o espetáculo com acessibilidade em libras e audiodescrição. Usaremos como link oficial a versão com a linguagem libras. A versão com audiodescrição será direcionada para públicos e instituições afins”, destaca Élcio.

A proposta cênica do Espantalho conta com a participação de atores, bonecos, objetos e sombra. “Geralmente a figura de um espantalho traz uma aparência assustadora. O espetáculo vem propor um outro olhar sobre ele”, comenta Élcio. No espetáculo, a personagem se sente solitária e triste por não ter amigos. A vontade de mudar a situação faz com que ele vença a imobilidade da zona de conforto, tentando atrair de várias maneiras os pássaros até ele. Apesar dos esforços, os pássaros continuam com medo. Mas o acaso faz com que um pássaro cego, que se arriscou em busca de comida, caia junto dele e, movido pela compaixão e o desejo de fazer um amigo, o espantalho o ajuda. Eles convivem harmoniosamente juntos até o dia em que o pássaro vai embora. Daí para frente, o espantalho passa a enfrentar os desafios de quem vai atrás de seus sonhos mais profundos.

Crédito – Divulgação.“Com um final sensível e emocionante, a peça traz uma reflexão sobre os percalços e as consequências de quem sofre com o pré-julgamento da sociedade e passa por situações de preconceito, muitas vezes motivados pela aparência”, destaca o criador do espetáculo.

A peça foi pensada inicialmente para apresentações presenciais, mas, com a pandemia de covid-19 migrou para o universo virtual. A estreia foi em dezembro do ano de 2020.

SERVIÇO:
Peça: O Espantalho, de Élcio Di Trento
Apresentações online: 20 e 21; e 27 e 28 de novembro
Horário: às 16 horas
link para assistir: https://www.youtube.com/c/ElcioDiTrento
Redes sociais: www.facebook.com/elcioditrento
Instagram: @elcioditrento