Farol de Histórias – Contos para Acender a Cachola

Farol de Histórias – Contos para Acender a Cachola é um Programa de Incentivo à Leitura realizado pela Travessia – Arte e Educação com 46 episódios em vídeo que estão disponíveis, gratuitamente, no site www.faroldehistorias.com.br . Basta acessar! São 23 episódios com contação de histórias que apresentam contos da literatura oral brasileira narrados por Vinícius Mazzon.

E mais 23 episódios com rodas de leitura, nos quais Michelle Peixoto apresenta uma seleção primorosa de livros infantis de autores brasileiros e estrangeiros. Nestas rodas em vídeo, além da leitura das obras, Michelle conduz o espectador com perguntas e reflexões. O programa é destinado ao público da faixa etária entre 5 e 12 anos e visa contribuir para que as crianças se aproximem do universo literário com gosto e diversão. Também busca servir de apoio a pais e professores que pretendem apresentar a literatura para seus filhos e alunos de forma prazerosa.

Vinicius Mazzon. Crédito – Lucas Rachinski.

“Cada vez mais cedo as crianças têm acesso aos smartphones/internet e, como os jogos eletrônicos e as redes sociais seduzem mais que os livros, muitos pais e professores sentem dificuldade para aproximar crianças e livros. Com o distanciamento social e o ensino remoto, impostos pela pandemia, o acesso às telas aumentou ainda mais, por isso a ideia do projeto é oferecer literatura afetuosa e divertida”, conta Vinícius. “É claro que a resposta para deste problema é complexa, passa por disciplina e restrição ao uso de eletrônicos, mas também pelo uso da criatividade na hora da leitura”, comenta.

Michelle Peixoto. Crédito – Lucas Rachinski.

“Ao apresentarmos histórias da tradição oral, inserimos as crianças no universo narrativo através da imaginação e da fantasia ativa. Esse é o primeiro passo para despertar o interesse dos pequenos leitores na leitura propriamente dita, que exercitamos nas rodas de leitura, com textos cuidadosamente escolhidos para conquistar essa faixa etária. Não se pode subestimar a capacidade crítica dos leitores iniciantes, pelo contrário; se desde cedo os estimulamos com variedade e qualidade de textos e de imagens (sim, as ilustrações também são muito importantes na Literatura Infantil), e com perguntas que promovam a reflexão e a capacidade de expressar suas impressões, as crianças pouco a pouco criam um vínculo com o objeto livro e com a sua linguagem literária e visual. É isso que tentamos oferecer neste projeto”, conclui Michelle.

Farol de Histórias – Contos para Acender a Cachola foi realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba e conta com incentivo do Instituto Joanir Zonta – Rede Condor.

Michelle Peixoto e Vinícius Mazzon são os idealizadores e mediadores do projeto. Ela é pedagoga e desenvolve trabalhos como esse há mais de 10 anos. Ele é integrante da Associação Malasartes, da Travessia – Arte e Educação e do Trio Dedo de Prosa, com os quais já circulou com apresentações de teatro e narração de histórias por diversas regiões do país.