Projeto Brasil Musical desperta o interesse pela música popular brasileira

O projeto Brasil Musical é um conjunto de dez videoaulas voltadas para crianças, adolescentes e educadores, que desperta o interesse pelas variações da música popular brasileira. O projeto é uma realização da Parabolé e do Grupo Isto é Bom, através do Mecenato Municipal com o patrocínio do Positivo e Celepar. O grupo é formado pelos músicos e educadores Cássio Menin, Alysson Reinert, Rodrigo Mendes e Lucas Baumer.

Crédito – Divulgação.

Os vídeos apresentam um panorama da música brasileira e enfatizam a pluralidade cultural desse povo, passando por diversos gêneros musicais. Em meio a demonstrações dos instrumentos, os músicos trazem referências históricas e executam pequenos números musicais que demonstram a conexão entre gêneros musicais antigos e atuais.

O material foi disponibilizado para a equipe pedagógica do Departamento de Artes da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, que está utilizando o conteúdo junto aos estudantes do ensino fundamental. Como as videoaulas também foram disponibilizadas no Canal Parabolé, no YouTube, o alcance do projeto se tornou ainda maior. Em poucos dias, um dos vídeos já sinalizava mais de 40 mil visualizações.

O quarteto que integra este projeto realiza concertos didáticos desde 2009, tendo já circulado em escolas privadas e públicas de diversas cidades paranaenses. Para esta gravação, o grupo contou com apresentação da cantora Janine Mathias, direção de Levi Brandão, produção audiovisual de Lucas Rachinski, gravação e mixagem de áudio Ale Age e revisão histórica de Otavio Bob Zucon.

Segundo um dos realizadores do projeto, Nélio Spréa, o Brasil Musical encanta crianças e adolescentes por revelar a diversidade, a mistura, e trazer conhecimento histórico. “Os quatro músicos integrantes possuem experiência em pesquisa e docência. Durante a apresentação, eles se revezam nos instrumentos de origem indígena, africana e europeia. Dentre os instrumentos utilizados, estão o violão, cavaco, viola caipira, vozes, pandeiros, flautas, caixas de folia, caxixis, agogôs, congas e tamborim. Em meio aos sons dos instrumentos, surgem histórias inusitadas sobre a MPB”, explica.

Para Lucas Balmer, músico do Brasil Musical, fazer parte do programa é uma experiência única. “Através do contato com a obra de grandes compositores, podemos delimitar e compreender alguns gêneros e formas musicais que influenciaram nossa cultura. É importante que pessoas mais jovens tenham acesso a estes saberes e entrem em contato com a grande diversidade musical que possuímos”, relata.

O projeto contribui para a formação de plateia e proporciona o contato dos estudantes com estas variações de linguagem da música popular. A falta de conhecimento sobre a formação da música popular, por parte da população em geral, é um fator que justifica e dá legitimidade a ações de cunho formativo no campo da música.